Categorias

3 motivos para você tirar o seu dinheiro da poupança. O último é o melhor.

A caderneta de poupança tem sido a aplicação mais comum entre os brasileiros há um bom tempo. Mas será que essa opção é a melhor para quem deseja realizar algum projeto futuro, ou mesmo garantir complementação de renda e manter seus recursos sem perdas?

Neste artigo, vamos abordar sobre como as pessoas devem optar por retirar o dinheiro da poupança e assegurar seus objetivos de renda futura plenamente.

Normalmente, a aplicação em poupança está relacionada ao desconhecimento quanto a outras formas de investimentos, assim como a insegurança quanto às instituições que cuidarão de seus recursos. Entretanto, vamos demonstrar como isso não precisa ser um problema para você.

Objetivo da aplicação em poupança

O objetivo principal de uma pessoa que opta por manter seu dinheiro na poupança é manter seus recursos seguros e com um rendimento que permita manter seu poder de compra para o futuro.

Entre as expectativas futuras, podem ser mencionados:

  • a compra de bens, imóveis e veículos;
  • uso para possibilitar o lazer, viagens e férias;
  • a complementação de renda futura.

Ao definir a poupança como seu investimento, a pessoa normalmente não tem conhecimento ou familiaridade com o funcionamento das diversas opções de investimentos existentes e isso pode comprometer seus planos e metas a serem atingidas.

Além disso, como a poupança permite a liberdade de movimentação sem quaisquer burocracias, de forma imediata, é muito comum seus recursos serem direcionados para cobrir gastos cotidianos. E isso é um grande problema, pois tal atitude acaba por drenar seus fundos e impedir a realização dos já citados planos futuros.

Normalmente, ao fazer depósitos na poupança, a pessoa ainda não possui recursos suficientes para que possa realizar outras aplicações ou ter interesse em usar seu capital de forma mais imediata.

Sendo assim, essa é uma opção inadequada para quem possui alguma reserva e tem planos em médio e longo prazo.

A poupança é uma forma de guardar dinheiro e ter uma remuneração mínima, sem dúvidas. Porém, não se destina a suprir necessidades de consumo futuras e que necessitem de maior rendimento para ser alcançadas.

Comparativo de dinheiro na poupança com outros investimentos

O dinheiro na poupança não tem atratividade para quem procura melhores resultados decorrentes de sua aplicação.

Ele sempre perde para os demais investimentos disponíveis e deve ser reavaliado, mesmo para aplicações de médio prazo. Pois assim, a pessoa estará conseguindo retornos acima da inflação, com segurança.

Nesse cenário, outras aplicações como:

  • Letras de Crédito Imobiliário – LCI;
  • Certificados de Depósito Bancários – CDB;
  • Letras de Crédito do Agronegócio – LCA,

são excelentes opões de investimento com maiores rendimentos e baixos riscos, como a poupança.

Conhecer as possibilidades de aplicação, de acordo com seu perfil, é fundamental para ter sucesso em seus objetivos. Assim como diversificar seus investimentos pode trazer muito mais retorno para suas aplicações.

Rendimento dinheiro na poupança

Contar com rendimento da poupança é uma temeridade para quem deseja alcançar objetivos de médio e longo prazo, pois seus ganhos reais são bastante discretos e muitas vezes até negativos, caso a inflação aumente.

O dinheiro na poupança passou a sofrer consequências mais desastrosas com a mudança na política de taxas Selic em patamares menores. Tal fato interferiu diretamente nos ganhos da poupança, com redução significativa.

Isso deve-se a alteração da regra de rendimentos que passou de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial – TR, para 70% da taxa Selic mais a TR.

Essa alteração reduziu de maneira substancial o rendimento com reflexo intenso na taxa acumulada ao final do ano, tornando uma péssima opção de investimento de seus recursos.

Risco acentuado na manutenção do poder de compra

Ter dinheiro na poupança aumentou a chance de o investidor perder capital em relação a inflação do período e comprometer seus planos futuros.

Com a oscilação de índices inflacionários, como estamos presenciando, é muito possível haver perdas consideráveis para quem mantém dinheiro nesse tipo de investimento, devendo buscar sempre alternativas que garantam maior renda.

Manter dinheiro contando com rendimento da poupança é uma péssima estratégia e que, muitas vezes, não poderá ser recuperada a perda identificada.

Outra enorme desvantagem que a poupança possui é que a aplicação só permite saques, com rendimento, após completar um mês de depósito – o chamado aniversário. Isso trava a necessidade de saques antecipados, que agreguem o rendimento do período correspondente, pois o titular não obterá qualquer retorno, caso faça fora do prazo.

Então, caso o investidor queira usar seus recursos em curto prazo, a poupança não se torna uma boa alternativa de investimento. Isso porque a caderneta de poupança, ao contrário dos demais produtos – CDB, LCA / LCI, LC, LF e fundos – não possui rentabilidade diária.

Nesse cenário, outras aplicações como:

  • LCA / LCI,
  • CDB
  • LC

São mais rentáveis e possuem a mesma garantia da caderneta de poupança que é o FGC.

Considerações finais sobre dinheiro na poupança e rendimento poupança

Como pudemos ver, manter dinheiro na poupança não apresenta vantagens em nenhuma situação, sendo aconselhável buscar informações sobre alternativas de investimentos que garantam maior rentabilidade.

Para que a sua estratégia de investimentos possa ser bem-sucedida, é importante contar com uma orientação de uma instituição séria, conceituada e consolidada no mercado financeiro.

O Banco Daycoval, com 50 anos de história, é especializado em crédito para empresas, Pessoa Física (pessoal, consignado e financiamento de veículos), produtos de câmbio (comércio exterior e turismo) e investimentos.

Por essa razão, o Daycoval Investe (plataforma online) é uma excelente opção para lhe auxiliar a fazer ótimos investimentos. Descubra como aqui!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!