Categorias

É hora de investir em fundos de ações? Descubra agora!

Na reta final, a aprovação da Reforma da Previdência promete trazer um alento à economia brasileira. Primeira reforma necessária à redução do déficit fiscal, ela é ao mesmo tempo impopular, por aumentar a idade mínima e o tempo de contribuição para aposentadoria de trabalhadores celetistas e servidores, e benéfica, por trazer as condições iniciais que o país precisa para voltar à rota do crescimento.

Neste cenário, o mercado de ações brasileiro voltou a demonstrar fôlego. O Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, não apenas rompeu a barreira dos 100 mil pontos, como a B3, que á a bolsa de valores brasileira, tem operado com volume expressivo de negociações.

Os fundos de ações estão como nunca no radar de investidores! Aplicações consideradas Arrojadas, ou seja, de alto risco, muitos fundos de ações estão entre as aplicações com melhor rendimento acumulado ao longo de 2019, você sabia?

Mas o que são fundos de ações?
Como todos os fundos de investimentos, os fundos de ações são cestas de investimentos, porém compostas apenas por ações negociadas na B3, ou seja, a bolsa de valores brasileira. Basicamente existem quatro tipos de fundos de ações, com variações de estratégia e alocação de carteiras, que você vai ver abaixo:

Fundos de ações ativos: buscam proporcionar, no médio ou longo prazo, ganhos de capital por meio da alocação em ações com base em uma gestão ativa e diversificada. O gestor desses fundos trabalha para que a rentabilidade de sua carteira supere determinado benchmark (parâmetro) como, por exemplo, a evolução do Ibovespa, mas importante índice do mercado brasileiro, que reúne as ações com maior volume de negociação. Atualmente, a carteira teórica do Ibovespa reúne 66 ações.

Fundos de ações indexados: procuram replicar para seus cotistas um índice referência de mercado, como o Ibovespa. Mas há fundos indexados também em outros índices, como o IBR-X, que reúne as cem ações mais negociadas no mercado brasileiro

Fundos de dividendos: algumas empresas negociadas em bolsa de valores são as chamadas cash cows (vacas leiteiras), porque têm um histórico de pagar regularmente dividendos aos acionistas, ou seja: repassam a eles boa parte do lucro obtido em determinado período. Os fundos de dividendos procuram reunir papeis de empresas com histórico consistente de distribuição de dividendos.

Fundos de ações setoriais: são fundos de concentram seus investimentos em determinado setores ou conjunto de setores da economia. No Brasil, é possível encontrar fundos setoriais voltados para o segmento financeiro, infraestrutura, construção civil, real state, elétrico, entre outros.

E o Daycoval tem?

Na plataforma aberta de investimentos Daycoval, a Daycoval Investe, é possível investir em fundos de ações de terceiros e também no Daycoval Ibovespa Ativo, o principal fundo de ações da Daycoval Asset Management.

Como no nome já diz, é um fundo de ações com gestão ativa, que sempre busca as melhores oportunidades de compra ou venda de ações negociadas na B3, com o objetivo de superar seu benchmark, que é o Ibovespa.

O fundo é bem diversificado e tem buscado empresas que devam se beneficiar com o cenário de juros baixos e retomada da economia, como comércio varejista, saúde e transportes, que estão entre os destaques na alocação setorial. Na página do fundo você pode conferir, inclusive, a contribuição de cada setor para a carteira de investimentos.

Acesse aqui o link do relatório de rentabilidade do Fundo, sendo que nos primeiros seis meses de 2019 (de janeiro a junho), o Daycoval Ibovespa Ativo teve rendimento acumulado de 16%, contra 14,88% do Ibovespa.

E vale lembrar que, em todos os investimentos financeiros, rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Para mais informações, acesse o nosso site, abra sua conta e aproveite as vantagens da plataforma

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!