Categorias

Onde começar a investir aos 18 anos?

Você nunca é jovem demais para investir. Sim, investir pode até parecer difícil, e sim, há profissionais por aí que parecem falar uma língua completamente diferente, mas com um bom especialista ao seu lado será bastante simples e fácil investir bem o seu dinheiro, conforme o seu perfil de investidor.

A maioria de nós está lá apenas para aumentar as nossas poupanças para a aposentadoria, fazer um pouco mais de dinheiro ou apenas para vencer a inflação (mais sobre isso em um minuto).

Pensando nisso, separamos abaixo alguns princípios básicos de investimento e mais o que você precisa saber para começar a investir. Acompanhe conosco!

Porque começar a investir aos 18

Se você é jovem, mas já tem algum dinheiro na poupança, a primeira coisa que precisa saber é: uma conta poupança não é um verdadeiro investimento.

Ok, você ganha uma pequena rentabilidade sobre o dinheiro na sua conta, mas esses juros geralmente são de aproximadamente 0,35% ao mês — e é possível encontrar aplicações tão seguras quanto a poupança e com um rendimento bem melhor.

Por exemplo, se seu objetivo é poupar para sua aposentadoria, colocar seu dinheiro em um fundo de investimento ou em produtos de renda fixa são alternativas muito mais interessantes — nesse caso, seu dinheiro não ficará aplicado em um produto de baixa rentabilidade, mas em produtos com rentabilidade superior ao da caderneta de poupança.

Os investimentos, também, são uma das únicas maneiras de acompanhar a inflação. A inflação cobre uma média de 3,87% do valor do seu dinheiro todo ano, então você precisa que seu dinheiro cresça rápido o suficiente para superá-la.

Para a maioria das pessoas, investir é a única maneira de obter esse tipo de crescimento.

Mas vale lembrar que todo investimento tem seu risco, por menor que seja. Por isso, responsabilidade e conhecimento na hora de investir são fundamentais.

Como começar a investir aos 18

Para quem está começando, a primeira dica é buscar informações sobre os produtos. Como falamos, todo investimento possui a sua característica e é importante destacar que o tipo de aplicação mais atraente dentro das muitas opções muda conforme o perfil do investidor. É importante destacar que antes de fazer escolhas de investimento é necessário considerar uma série de fatores, como: destino do dinheiro aplicado, o valor a ser investido, o prazo do investimento e a necessidade de liquidez, além da aversão a riscos que o investidor incorre ao realizar a aplicação.

O CDB e a LCA / LCI são produtos mais conservadores com rentabilidade superior a da caderneta de poupança e permite aportes mensais, ou de acordo com a periodicidade que você preferir, a partir de apenas R$ 1.000,00.

Para investir, você precisará abrir conta digital no Banco Daycoval. A conta é totalmente isenta de tarifas, você contará com uma ampla gama de produtos diferenciados e com o suporte de especialistas que lhe ajudarão a montar uma carteira conforme o seu perfil e momento de vida.

Na medida em que for ganhando confiança poderá investir em produtos com perfil moderado e até agressivo, mas isso dependerá do quanto você estará confortável com opções com um pouco mais de risco, importante destacar que quanto maior o risco, maior também será a probabilidade de obter ganhos maiores, e de que existe a estratégia da diversificação a favor dos investidores.

  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA): pré e pós-fixado, sem cobrança de IR, com garantia FGC;
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI): também pode ser pré e pós-fixado, não há cobrança de IR e possui garantia FGC;
  • CDB: é o Certificado de Depósito Bancário: a rentabilidade é maior conforme o prazo mais longo, possui a incidência de IR sobre a rentabilidade e conta com a garantia do FGC.

Cuidados ao investir aos 18 anos

Começar a investir cedo é ótimo para o seu bolso, pois quanto antes melhor, mas para tirar o melhor disso é preciso tomar alguns cuidados.

Primeiro, é comum que jovens se empolguem facilmente com as grandes possibilidades de ganhos do mercado de ações, por exemplo. Contudo, a bolsa é um mercado bastante volátil e para investir nela é preciso conhecer os fundamentos da ação que você está comprando, ou seja, ter um conhecimento e expertise que talvez você ainda não possua.

Segundo, investir requer regularidade, é importante desenvolver esse hábito. E mesmo que seu investimento seja de longo prazo, lembre-se de estabelecer prazos para checar o seu portfólio e repensar suas estratégias.

Na medida em que você for ganhando familiaridade e experiência com o mercado de investimentos, investir deixará de ser um bicho de sete cabeças.

Para começar, que tal abrir sua conta conosco? Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo a começar a trilhar seu caminho no mercado de investimentos!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!