ENTRETENIMENTO

O céu é o limite: serviços cinco estrelas na primeira classe

Empresas aéreas não poupam esforções – nem investimentos – para oferecer serviços cinco estrelas na primeira classe.

 

Longe vai o tempo em que bastava uma poltrona confortável que reclinasse 180º para que ficasse configurada uma primeira classe aérea. Poltronas massageadoras, TVs de tela plana e touch, camas com colchão de molas, edredons de seda e travesseiros de pluma de ganso estão hoje entre os mais exclusivos serviços oferecidos pelas melhores companhias aéreas do planeta. Nelas, as refeições são preparadas na hora e servidas quando o passageiro desejar, sempre acompanhadas das mais finas bebidas. Serviços dignos de hotelaria também estão à disposição dos passageiros: da abertura de camas a aconselhamento de sommeliers. No quesito aparatos tecnológicos, há desde programas que permitem a conexão de gadgets pessoais às TVs das aeronaves até internet sem fio e persianas elétricas. Para mimar os hóspedes VIPs, as amenities são agora muito mais que um nécessaire com escova e pasta de dentes. Pequenas bolsas desenvolvidas por grandes grifes (de Porsche a Swarovski e Bally, por exemplo) embalam cosméticos refinados de marcas como a suíça La Prairie.

 

Emirates

EmiratesQuem quiser tranquilidade a bordo de uma das aeronaves da maior companhia dos Emirados Árabes pode se recolher à cabine totalmente fechada e sinalizar com o aviso de “não perturbe”. Do lado de dentro, terá todo o conforto: poltronas massageadoras, cestas de snacks, minibar exclusivo, guarda-roupa, espelho e penteadeira. Mas se a proposta for socializar, pode recorrer às bebidas preparadas com esmero pelo barman exclusivo do lounge. O serviço de refeições é à la carte, basta telefonar para um dos comissários e fazer o pedido. No menu, há pratos como peito de pato caramelado, acompanhado de um suave molho de cereja; frango defumado com tangerina; e a exótica lagosta ao molho de feijão preto. No café da manhã, os sucos são frescos e os cafés, preparados na hora. O ponto alto, no entanto, são os banheiros, revestidos de mármore e da nobre madeira de nogueira, onde é possível se banhar em água quente. Toalhas felpudas e bancos de couro dão apoio ao que é chamado de “shower spa”, uma exclusividade da empresa.

 

Singapore Airlines

O designer francês Jean-Jacques Coste, baseado em Cannes, na Côte d’Azur, e famoso por projetar alguns dos mais luxuosos iates particulares do mundo, é o nome por trás das cabines encapsuladas da primeira classe exclusiva dos Airbus A380 da empresa asiática. Na área interna reservada a cada passageiro, tamanho não é problema. A largura do assento é de 89 centímetros, a tela de entretenimento tem 23 polegadas e a cama (separada da poltrona!) mede exato 1,98 metro de comprimento – para se ter uma ideia, é a mesma medida de uma queen size. Portas de correr separam totalmente o espaço particular dos corredores da área comum da aeronave. As poltronas centrais podem, inclusive, ser transformadas em suítes de casal. A grife Givenchy assina dos lençóis às porcelanas. A experiência inclui, ainda, uma cave com rótulos premiados de Champagne, Bordeaux e Grand Crus da Borgonha.

 

Etihad Airways

As portas de correr transformam as cabines da Diamond First Class, o luxo do luxo da companhia aérea oficial dos Emirados Árabes Unidos, em um verdadeiro quarto de hotel, com direito a requintes inimagináveis até pouco tempo. Os grandes assentos de couro das poltronas, com sistema de massagem embutido, por exemplo, são da marca italiana Poltrona Frau, a mesma que desenvolve os revestimentos dos carros da Ferrari. Os banheiros, amplos e espaçosos, são equipados com espelhos de corpo inteiro e uma linha de sabonetes e hidratantes da famosa marca de spas Six Senses. Os serviços oferecidos pela tripulação incluem um personal chef.

 

 

Lufthansa

Projetadas pelo time de designers do escritório londrino Priestmangoode, famoso por desenhar ambientes para hotéis de luxo em todo o mundo (inclusive alguns da rede Marriott), as oito cabines da classe top da companhia alemã estão localizadas no segundo andar dos modernos Airbus A380. Quando transformadas em cama, as poltronas são cobertas por colchões desenvolvidos por especialistas em sono, com ênfase especial no alívio da tensão nos ombros e quadris. É só o início de uma noite de sonho. Os braços dos assentos podem ser recolhidos, ampliando a área da cama, a esta altura já coberta por lençóis da luxuosa marca alemã Fleuresse. Os hóspedes – ops, passageiros – recebem ainda pijamas assinados pela grife Van Laack e nécessaires rígidas by Porsche Design, além de chinelos macios e capas para guardar ternos e casacos no armário particular da cabine. Mas o grande diferencial pode até passar despercebido à primeira vista: as cortinas e os pisos são antirruído e um umidificador garante que o ar na cabine, tradicionalmente muito seco, fique sempre agradável, com cerca de 25% de umidade.

 

British Airways

Com um investimento de 100 milhões de libras, toda a frota da companhia aérea passou, em 2011, por uma reformulação completa na área dedicada à primeira classe, agora com cabines decoradas em tons sóbrios, inspirados nas cores dos uniformes do alto escalão da Marinha britânica (azul-escuro). O conceito aplicado foi o do luxo simples: elegante e discreto. Na prática, isso se traduz nas toalhas de linho que forram as mesas antes das refeições, na iluminação que varia a cada momento do dia, nas poltronas de couro com acabamento costurado à mão. Do ponto de vista hi-tech, os destaques vão para as persianas individuais e automáticas, inspiradas nos jatos da aviação particular, nas entradas USB e nos cabos RCA, que permitem a visualização do conteúdo de aparelhos de MP3 na tela da cabine. As camas mereceram atenção especial: os colchões não são de espuma, mas de molas; os lençóis, de algodão egípcio de 200 fios e os edredons, de 400 fios. Aqui, o dia começa com um café da manhã à moda inglesa, e as refeições à la carte incluem um autêntico chá das 5 inspirado no ritual do tradicional hotel The Dorschester, em Londres, com sanduichinhos variados, bolos e os melhores chás do mundo.

 

Swiss

As cabines estão equipadas com portas de correr, para garantir total privacidade. As poltronas (com regulagem de maciez e funções de massagem) se transformam em camas de 2 metros de extensão totalmente horizontais. Os travesseiros são de plumas de ganso e os pijamas, de 100% algodão orgânico. Um abajur ajuda a embalar o sono e a nécessaire da grife Bally é recheada de cosméticos La Prairie. Mas é mesmo a hora do jantar a mais especial para os passageiros da primeira classe. Chefs de restaurantes detentores de estrelas no Guia Michelin preparam delícias como o salmão Balik, especialidade dos Alpes Suíços, escoltadas pelos melhores vinhos europeus. Tudo servido em fina porcelana e taças de cristal da marca austríaca Riedel. Para encerrar, são servidos cafés Nespresso e pralinés da confeitaria Sprüngli, verdadeiras marcas registradas da Suíça. Para quem viaja acompanhado, surpresa: a mesa de cada cabine é preparada para receber, com todo o conforto, um convidado.

 

Texto: Marco Pomárico

 

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
Spotify
Consent to display content from Spotify
Sound Cloud
Consent to display content from Sound