Como investir a restituição do IR? 3 dicas para multiplicar o seu dinheiro

A restituição do IR (Imposto de Renda) é um momento bastante aguardado pelo contribuinte.  Para muitas pessoas, representa a possibilidade real de iniciar um investimento ou aumentar o patrimônio que já se possui.

O que fazer com o dinheiro da restituição do IR?

Quando se recebe a devolução do imposto pago a mais ao fisco, existe a dúvida sobre o que fazer com o dinheiro da restituição do IR.

Em princípio, a pessoa deve avaliar se possui dívidas e, caso essas estejam comprometendo seu orçamento, deve usar parte desse valor para quitar esses compromissos, desde que haja uma boa negociação para redução dos juros a vencer. Como consequência, o investidor tem sobras em seu orçamento para investir e ampliar seus retornos.

No entanto, para aquelas pessoas que estão com liberdade orçamentária, é importante avaliar um determinado investimento para aplicar esses recursos.

Tenha em mente que é possível investir qualquer valor e conseguir retornos importantes, de modo a começar ou ampliar suas reservas para o futuro.

1- Analise as opções indicadas para o seu perfil

Quando se define o que fazer com o dinheiro da restituição do IR podem ser avaliadas alternativas de aplicações em produtos com rentabilidade diferenciada e que remuneram mais que a poupança, mas sempre respeitando a indicação para o seu perfil investidor, seja conservador, moderado ou arrojado.

2- Fuja da Poupança

É comum para pessoas que não estão familiarizadas com alternativas de investimentos, optar por direcionar seus recursos para a poupança, por entenderem ser um investimento seguro, garantido e sem tributação.

Porém, ao conhecer outros tipos de investimentos, é possível descobrir que existem aqueles garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), algumas vezes sem incidência de imposto de renda ou IOF – imposto sobre operações financeiras – e que possuem remuneração maior que a poupança.

Destes podemos mencionar:

Esses são alguns exemplos de alternativas com maior retorno do que a caderneta de poupança e que também contam com a mesma segurança.

3- Avalie diferentes tipos de fundos

Existem várias outras opções para definir o que fazer com o dinheiro da restituição do IR que vão render mais que as formas tradicionais e conservadoras de investimento, como a já citada poupança.

Nesses casos, é possível manter um fluxo mensal de investimentos e se surpreender com o quanto de retorno você pode no período.

Como sugestões, temos opções diferenciadas em fundos de investimento:

  • Fundo Daycoval Debêntures Incentivadas – Seu objetivo é ter rentabilidade aplicando seus recursos em debêntures de infraestrutura. Conta com o benefício da rentabilidade ser isenta de IR (conforme lei 12.431/11);
  • Fundo Daycoval Classic RF Crédito Privado – Seu objetivo é proporcionar retorno aplicando em títulos e valores mobiliários de renda fixa de grandes empresas com baixo risco de crédito;
  • Fundo Daycoval Multifunds FIC FIM – Por meio de um único fundo, o cliente tem acesso aos melhores fundos da categoria multimercado.

Várias alternativas sobre o que fazer com o dinheiro da restituição do IR foram indicadas neste artigo e podem lhe auxiliar na definição de aplicações diversas.

Além disso, quando se inicia uma jornada como investidor é possível acessar um novo mundo de possibilidades de ganhos e melhor compreensão de como garantir seus recursos. Isso proporciona uma chance maior de obter melhores vantagens para suas reservas e retornos mais consistentes.

O Banco Daycoval tem uma equipe de assessores de investimentos que podem orientar a melhor opção relacionada ao seu perfil de investidor. Acesse nosso site e confira nossas alternativas de investimentos.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!