Principais Eventos e Indicadores
Veja aqui os eventos da próxima semana
Próxima Semana
Na próxima semana a agenda local será carregada. Nos indicadores referentes à inflação, os destaques são dois: IPCA (sexta-feira) e IGP-DI (terça-feira) referentes ao mês de dezembro. Para o IPCA, nossa estimativa é de taxa de inflação de 0,09%. Tal valor leva o IPCA fechado de 2018 com inflação acumulada a 3,67%, bem abaixo dos 4,0% especulados em meados do segundo semestre.
Para o IGP-DI nossa projeção é de deflação de 0,68% levando à um fechamento em 2018 de 6,85%. Os IGP são compostos por 60% de itens relacionados ao produtor, 30% relacionado ao consumidor e 10% para itens relacionados à construção. A provável deflação registrada no mês terá como principal impulso os preços no atacado.
Por fim, no que tange à atividade econômica o destaque fica para a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) na terça-feira. Nossa expectativa é de crescimento da indústria de 0,92% em novembro na comparação contra o mês anterior e de 0,64% na comparação contra o mesmo período do ano anterior corroborando com a continuidade bastante gradual de recuperação da atividade econômica. Para o PIB do 4T18 mantemos nossa projeção de crescimento de 0,5% e de 1,3% em 2018. Para 2019 nossas simulações preliminares sugerem crescimento em torno de 2,5%.
Semana Anterior
Na semana anterior em consequência das festividades de final de ano não houve divulgação de indicadores relevantes no âmbito doméstico onde o foco ficou para a posse do novo governo e dos respectivos discursos e sinalizações. No exterior, o indicador mais importante foi a divulgação dos dados de emprego da economia americana que mostraram forte geração de emprego ante a expectativa. O payroll apresentou criação de 312 mil novas vagas ante expectativa de 184 mil. No entanto a taxa de desemprego cresce ante a ultima leitura de 3,7% para 3,9%. É importante ressaltar, no entanto, que os recentes dados mostram que a economia americana tem sofrido menos com os efeitos da guerra comercial do que a China.
Rafael G. Cardoso, economista-chefe
rafael.cardoso@bancodaycoval.com.br
Antônio Castro
antonio.castro@bancodaycoval.com.br