Principais Eventos e Indicadores
Veja aqui os eventos da próxima semana
Destaques da semana
Nesta semana a agenda foi reduzida e o destaque ficou para a publicação do IPCA-15 de janeiro cujo resultado foi de 0,30% abaixo da nossa projeção e do mercado de 0,35%. O principal impacto desta leitura ficou localizado no grupo Alimentação no domicilio, cujo impacto foi de 0,17p.p. pressionado por itens como Cereais, leguminosas e oleaginosas; Tubérculos, raízes e legumes; Carnes; e Frutas, como já haviam sinalizado outros indicadores de inflação coincidentes. As métricas com viés mais qualitativo mostraram estabilidade e mantiveram comportamento benigno.
Por outro lado, os núcleos de serviços e serviços subjacentes continuaram sua trajetória de aceleração na leitura acumulada em 12 meses pela quarta leitura seguida. Saindo de 3,50% e 3,35% no mês anterior para 3,59% e 3,46% neste mês, respectivamente.
Em linhas gerais, o IPCA-15 de hoje foi pressionado por choques em Alimentação, cuja característica é de choque de oferta e tendem a não perdurar. Com isso não gera grandes alterações para o cenário corrente e prospectivo para a inflação baixa durante todo o ano. Nós projetamos 0,42% para o IPCA de janeiro e de 0,44% para fevereiro. Para o fechado do ano de 2019 mantemos nossa expectativa de 3,9%.
Próxima Semana
Na próxima semana a agenda será extensa. Os destaques locais ficam para a Dívida Pública Federal, o IGP-M (terça-feira), a PNAD do trimestre terminado em dezembro (quinta-feira) e a produção industrial (sexta-feira).
Para o IGP-M de dezembro nossa expectativa é deflação de 0,05% no mês. Este resultado levaria o índice a fechar o ano de 2018 com alta de inflação de 6,68%.
Para a produção industrial de dezembro nossa projeção é de crescimento da indústria em 1,4% contra o mês anterior dessazonalizado. No entanto na comparação contra o mesmo período do ano anterior a expectativa é de retração de 1,1%.
Rafael G. Cardoso, economista-chefe
rafael.cardoso@bancodaycoval.com.br
Antônio Castro
antonio.castro@bancodaycoval.com.br