Principais Eventos e Indicadores
Veja aqui os eventos da próxima semana
Próxima semana
Destaque para a decisão de politica monetária do Copom na quarta-feira e para o IPCA-15 de setembro a ser divulgado na quinta-feira.
Ao que tange à política monetária, nossa expectativa é de manutenção da taxa de juros em 6,50%, pois os dados e projeções de atividade econômica quanto inflacionários não sugerem necessidade de alta de juros. Portanto, acreditamos que o BCB reforçará o comprometimento com o Regime de Metas Inflacionárias nesta e nas próximas reuniões.
Sobre inflação, projetamos taxa de 0,18% no IPCA-15 de setembro, pois dado os indicadores coincidentes, como os IGPs e IPC-Fipe, vemos que a despeito do choque cambial ao produtor amplo os índices relacionados ao consumidor se mantiveram estáveis no periodo.
Também teremos também dados relacionados à atividade, como o IBC-Br, principal proxy do PIB, que será na segunda-feira pelo BCB. Outro dado também relacionado à atividade é o Caged de agosto, este ultimo sem dada definida.
Semana Anterior
Pesquisa Mensal do Comércio
A Pesquisa Mensal do Comércio de julho mostrou queda ante mês anterior de -0,5% no varejo restrito e -0,4% no ampliado.
Na abertura do indicador vemos que os principais destaques na métrica dessazonalizada são os itens mais relacionados ao crédito: (i) Móveis e eletrodomésticos, que caiu em julho -4,8% ante 4,8% do mês anterior; (ii) Veículos, motocicletas, partes e peças com queda de -0,8% ante crescimento de 15,8% do mês anterior; e (iii) Material de construção com -2,7% ante 11,5% em junho.
Rafael G. Cardoso, economista-chefe
rafael.cardoso@bancodaycoval.com.br
Antônio Castro
antonio.castro@bancodaycoval.com.br