“COPOM mantém a taxa SELIC em 6,5% ao ano” – Valor Econômico, 6 de Fevereiro de 2019
“Na primeira decisão sob Bolsonaro, BC mantém juros a 6,5% ao ano” – UOL Economia, 6 de Fevereiro de 2019
“Pela 7ª vez seguida, COPOM mantém juro básico da economia estável em 6,50% ao ano” – TV Globo, 6 de Fevereiro de 2019
As notícias acima mostram um pouco da repercussão da imprensa referente à decisão do Comitê de Política Monetária Nacional, o COPOM, em manter a taxa de juros em um dos níveis mais baixos da história: 6,5% ao ano, na reunião deste mês de Fevereiro. Mas o que isso significa, realmente, para o seu bolso, investidor?
Significa, segundo os especialistas, que muitas opções que pregam um retorno maior, com um pouco mais de risco – como os Fundos de Investimento em Ações ou os Multimercado, entre outros – começam a ficar mais atrativos em relação às tradicionais opções de Renda Fixa, como Caderneta de Poupança.
Para quem investe em renda fixa, este ciclo de juros baixos dificulta o ganho de dinheiro. Por essa razão o melhor a se fazer é diversificar a carteira, dando prioridade aos produtos com retorno em renda variável.
“Poupança não é investimento”, você deve estar pensando…
Para uma grande parte da população é sim.
De acordo com estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, a Caderneta é a escolha de 60% das pessoas que investem.
Então o mais correto é “abandonar o barco” da Renda Fixa e encarar somente a Renda Variável?
Não!
A máxima do mercado financeiro de que não devemos colocar, nunca, todos os ovos na mesma cesta persiste. Portanto, diversificação é essencial!
Ao diversificar, que tal pensar em colocar um pouco mais de risco em sua carteira?
É claro que essa decisão deve ser tomada com muita cautela, pois a Renda Variável requer – como o próprio nome diz – “estômago” forte para os impactos do mercado. Existem inúmeros produtos de investimentos com prazos, valores e índices diferentes, por isso, se você conseguir escolher qual o melhor produto para a situação em que se encontra, é possível minimizar os impactos que possam existir.
Mas é sempre bom lembrar: mesmo que você opte por um Fundo de Investimento que tenha proporcionado uma boa rentabilidade no passado, ele não pode garantir uma rentabilidade futura.
E isso nos leva ao segundo ponto: a especialização no segmento.
O Banco Daycoval, instituição com 50 anos de mercado, conta com uma equipe de especialistas disponíveis para sanar todas as suas dúvidas sobre investimento no Daycoval Investe, plataforma on-line de investimento.
Com esta plataforma, é possível fazer uma simulação comparando as melhores opções disponíveis no mercado e decidir qual o melhor produto para você! Abra sua conta de investimento sem tarifa e comece a investir on-line hoje mesmo. Tudo simples, fácil e rápido. Acesse agora mesmo daycovalinveste.com.br e saiba mais.