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Exclusivo: Daycoval avança no quebra-cabeça de atendimento a empresas com BMG Seguros

Por Matheus Piovesana, Broadcast

São Paulo, 09/09/2024 – Com boa parte da carteira de crédito voltada a empresas, o Daycoval dará um passo importante para atendê-las através da compra da BMG Seguros. A operação levará à rede do banco um produto que as companhias demandam e que, em alguns casos, concorre com linhas de crédito: o seguro garantia, em que a seguradora é um dos nomes mais importantes do mercado.

“Faz alguns anos que temos estudado o mercado de seguro garantia. É um produto de seguro que concorre com o crédito nos bancos, principalmente com o produto de fiança bancária”, diz ao Broadcast o diretor executivo do Daycoval, Carlos Dayan. “Não tínhamos esse produto, e estudamos várias formas de oferecê-lo.”

No primeiro semestre, a seguradora arrecadou R$ 179 milhões em prêmios. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontam que 70% dos negócios foram em linhas de seguro financeiras, como o de garantia. A compra da BMG Seguros pelo Daycoval foi anunciada na semana passada pelo banco e pelo BMG, por cerca de 1,5 vez o patrimônio líquido da empresa na data de fechamento – o valor exato não foi divulgado.

Tanto o seguro garantia quanto a fiança bancária dão a um credor a garantia de que receberá o valor devido mesmo que o devedor não pague. Caso essa honra seja acionada, a seguradora ou o banco passam a ser os credores. É comum que contratos de fornecimento, crédito ou licitações exijam uma das duas formas de garantia. Ambas envolvem análise de crédito, mas a diferença para quem contrata é que em alguns casos, o seguro é mais barato.

Dayan afirma que há alguma sobreposição entre as bases de clientes do Daycoval e da BMG Seguros, mas muito espaço para crescer. “Muitos clientes não são em comum, o que nos mostra uma avenida enorme para vender nossos produtos [bancários], assim como para vender o seguro-garantia para os nossos clientes.”

O seguro garantia ganhou holofotes após a mudança na lei de licitações que entraram em vigor em 2021. Em linhas gerais, o texto ampliou as possibilidades de utilização do produto nos processos de concorrência do poder público.

“A BMG Seguros opera muito com os seguros de licitação, inclusive com uma plataforma tecnológica que consegue aprovar automaticamente as operações em um curtíssimo espaço de tempo para empresas muito pequenas, em que também temos interesse”, diz o diretor do Daycoval.

Dentro do banco

No segundo trimestre, dos R$ 58,4 bilhões em crédito da carteira do Daycoval, R$ 40,2 bilhões eram destinados a empresas. Nessa carteira, 47% estavam alocados em clientes com faturamento anual de até R$ 300 milhões; 41%, naqueles com faturamento acima de R$ 1 bilhão ao ano; e 12% no meio dessa pirâmide, ou seja, em clientes que faturam de R$ 300 milhões a R$ 1 bilhão ao ano.

O Daycoval deve unir os canais da BMG Seguros aos do banco, que tem quase 700 agentes comerciais espalhados pelo País para atender empresas de menor porte. Embora a seguradora faça negócios com empresas de todos os tamanhos, a carteira de companhias menores é a que mais chama atenção. “A chave da questão é a solidez e a força do nosso balanço”, afirma Dayan.

No primeiro semestre deste ano, o Daycoval teve lucro líquido recorrente de R$ 748,6 milhões, crescimento de 23% em um ano. O volume de ativos teve crescimento de 10,1%, para R$ 80,1 bilhões, e o patrimônio líquido alcançou R$ 7,8 bilhões, alta de 12,6%.

Uma vez aprovada a operação, a BMG Seguros mudará de nome, porque a venda não incluiu a marca do banco mineiro. A empresa ficará sob a Dayprev, seguradora do Daycoval que fez a compra.

De acordo com Dayan, o banco continua de olho em potenciais aquisições no mercado de seguros, mas não há outras operações em vista neste momento. O Daycoval pretende ainda avançar na oferta de seguros para o público de varejo, que também tem peso na composição de resultados da instituição, forte na oferta de linhas como o consignado.

“Temos mais de 1 milhão de clientes pessoas físicas utilizando nossos produtos, e com certeza vamos colocar de pé produtos de seguro para eles. Nada está pronto ainda, mas com certeza acontecerá em curto prazo”, diz ele.

Contato: matheus.piovesana@estadao.com

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