Categorias

CX: Como Customer Experience pode ajudar a sua empresa

Um cliente satisfeito é o melhor trunfo para o sucesso de um produto ou negócio. Algo que já era bastante propagado há tempos, agora ganhou ainda mais relevância e, como já é sabido, a Experiência do Cliente ou CX (do inglês Customer Experience) tornou-se fundamental para otimizar as vendas e transformar os clientes em defensores de uma marca. Já não basta apenas oferecer um bom produto, é preciso garantir ao consumidor uma boa experiência e ter o retorno das pessoas sobre o que elas acharam é muito importante para planejar estratégias.

Mais do que conhecer o perfil dos seus clientes, é preciso saber o que eles acham dos serviços prestados e como é possível melhorar esse atendimento garantindo agilidade e customizando os serviços. Portanto, proporcionar ao cliente uma boa experiência pode torná-lo um defensor da marca, mas, caso ocorra o contrário, sua empresa pode ganhar um inimigo da marca.  É importante lembrar que o consumidor de hoje pode ser um influenciador de compras no dia seguinte e a opinião dele pode vir a ser decisória no futuro.

Portanto, investir no cliente é a melhor estratégia de um produto, serviço ou negócio. Veja aqui algumas informações sobre o tema que o Daycoval preparou pra você.

O que é Customer Experience (CX)?

Além de estratégias tradicionais de marketing com e-mails de desconto, brindes, cupons e sorteios, são necessárias ações mais dinâmicas para melhorar a experiência dos consumidores na data e após as compras. É aí que surge o Customer Experience (CX), um ecossistema que envolve o atendimento de ponta a ponta do cliente, onde o consumidor está acima de tudo.

Dentro deste conceito, é fundamental investir em inteligência de vendas, logística e pagamentos de forma integrada e sistemas de tecnologia que tracem o perfil dos clientes. A partir de uma combinação de estratégia humana e soluções digitais, você pode proporcionar uma experiência de compra diferenciada, personalizada e marcante, desde a escolha dos produtos até a entrega final, por meio de equipes qualificadas e multidisciplinares e processos interligados e alinhados no on-line e offline.

Como garantir uma boa experiência de consumo?

Conhecer o perfil de quem compra ou usa um serviço é o primeiro passo. Portanto, monitore o que os seus clientes estão falando, que produtos estão buscando e que tipo de serviços eles consomem. A partir desse mapeamento do comportamento do consumidor é que será possível entender quais canais esses compradores utilizam com maior frequência, o que eles consomem mais e então identificar oportunidades para abordagem desse cliente e como garantir a ele uma boa experiência de consumo e pós-venda.

Outra dica é investir em uma interação maior com o consumidor. Mesmo que hoje boa parte das compras seja feita on-line, vale proporcionar aos clientes um atendimento mais humanizado para fidelizar e garantir novos consumidores. É importante manter canais de interação em tempo real com os clientes. 

Uma pessoa quando entra em uma loja ou acessa um site procura receber um atendimento qualificado. Por isso, é importante manter as equipes de atendimento bem treinadas para que saibam tirar as dúvidas dos clientes rapidamente e com conhecimento profundo do serviço ou produto.

O desafio da experiência do consumidor na era digital

Como já citamos, atualmente boa parte das compras são on-line e os negócios tradicionais precisam se consolidar no meio digital para manterem-se operantes.  Portanto, o recebimento das mercadorias passa a ser um dos principais critérios de avaliação da experiência de compra. Nesses casos, entregas rápidas e pontuais com preços competitivos são atrativos para os clientes.

Depois da entrega, é importante que as empresas ofereçam respostas rápidas sobre potenciais devoluções ou trocas e possuam serviços simplificados para troca dos produtos. Isso gera empatia junto aos clientes. Oferecer aos consumidores uma solução rápida para resolução dos problemas é crucial. Sendo assim, a integração de canais é estratégica.

No mundo do consumo de produtos ou serviços, estar sempre atento aos interesses dos diversos públicos se tornou fundamental. Para um bom atendimento ao cliente é preciso que sejam criadas conexões de verdade, onde a experiência do cliente vem em primeiro lugar.  O grande desafio é manter o fator humano do relacionamento com clientes, ou seja, humanização do atendimento em um mundo em que cada vez mais o primeiro contato é feito por robôs.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mastercard e a Harvard Business Review Analytics Services, a pandemia impulsionou a demanda por soluções digital-first e experiências mais personalizadas no ano passado. O Become Index mostrou que 36% dos consumidores entrevistados afirmaram desejar compartilhar mais informações pessoais, se isso significar uma experiência de atendimento mais imediata e personalizada.

O Daycoval conta com uma área de Relações com Clientes que ajuda e apoia as áreas de negócios na percepções de CX e implantações de melhorias na experiência do cliente.

 Gostou das informações? Então, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog. Confira os outros artigos da seção Dinheiro &  Negócios.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!