Categorias

Como sair das dívidas? Entenda quando um empréstimo pode ajudar

É comum começar o ano com promessas como parar de se enrolar com as contas, mas nem sempre é fácil. As despesas extras de janeiro, junto com as férias, podem representar um problema financeiro, com impactos de longo prazo. Nestes casos, a possibilidade de contar com um recurso extra, como um empréstimo, é sempre um alento, mas a recomendação do Banco Daycoval é que essa decisão seja tomada com cautela e que o cliente organize bem suas finanças pessoais na hora dessa contratação para não ficar em uma situação pior mais à frente.

A falta de recursos no começo do ano tende a ser cíclica para muitas pessoas. De acordo com dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), no começo do ano passado houve um aumento de 20% nas contratações de empréstimos consignados nos três primeiros meses do ano. Ou seja, um movimento acelerado pelas contas típicas desse período.

Antes de contratar empréstimos, organize suas contas!

Quando o assunto é dinheiro, nunca é pouco lembrar: o primeiro passo para o bom desempenho das contas pessoais é uma boa organização financeira, ou seja, ter conhecimento de todos os seus gastos. Para isso, nossa recomendação é que você mantenha uma planilha atualizada com os valores das despesas fixas e extraordinárias. Assim, caso você seja trabalhador com CLT, é possível pensar em usar o 13º salário para a cobertura desses gastos, se houver planejamento. Essa é uma forma de começar o ano com a tão desejada tranquilidade financeira.

Mas muitas vezes o empréstimo é necessário. E ele pode ser seu aliado. O Daycoval preparou aqui algumas recomendações para você que está pensando em recorrer a um empréstimo para fechar as contas do início do ano, lembrando que há diferentes modalidades de empréstimos e que qualquer decisão deve evitar o comprometimento do seu orçamento no futuro.

A primeira coisa é saber mensurar a situação. Antes de recorrer a um empréstimo, não basta pensar no que está estourado no cartão de crédito ou no cheque especial, por exemplo, é preciso ver todo o cenário. Não esqueça de fazer um controle dos chamados custos sazonais, que são justamente as contas do início do ano (IPTU, IPVA, renovações de seguros e materiais escolares) e quem sabe já chegar ao fim de cada ano com uma reserva para cobrir essas despesas.

Os especialistas do Banco Daycoval recomendam a você uma análise criteriosa dos seus custos, tudo isso com o objetivo de verificar onde as despesas podem ser cortadas. O ideal é sempre gastar menos do que recebe, inclusive para tentar formar uma poupança. Mas caso isso não seja possível, tenha essas informações atualizadas para poder programar bem suas contas em caso de contratações de empréstimos para a cobertura de despesas.

À vista ou parcelado?

Tributos como IPTU e IPVA costumam vir com opções de desconto para pagamento à vista. o Banco Daycoval sugere que você avalie de acordo com a sua situação atual, levando em conta se dispõe de uma reserva financeira para o pagamento à vista, tendo em vista que em alguns casos os descontos podem chegar a 20%, ou se o melhor é fazer o pagamento parcelado. Caso a escolha seja pelo parcelamento, não esqueça de incluir esse valor mensal na planilha de controle financeiro.

Caso não tenha recursos para a cobertura desses custos, devo contratar um empréstimo?

A recomendação é que você avalie bem a sua situação financeira e, caso decida pela contratação de um empréstimo, faça o uso inteligente desse recurso para colocar as suas contas em dia. Coloque os valores das parcelas desse empréstimo dentro do seu orçamento mensal, pois assim você conseguirá manter as contas sob controle e evitar que no ano seguinte precise recorrer a essa solução. Uma dica importante é que você faça parcelas que caibam no seu bolso e que o prazo seja o menor possível, pois os juros e taxas são sobre o prazo total.

Quais são as modalidades de crédito para a Pessoa Física?

Há diversas modalidades de crédito para Pessoa Física, entre elas o Crédito Consignado (para Servidor Público, Aposentado e Pensionista do INSS), Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS e o Crédito Imobiliário – quando o imóvel é usado como garantia, isso para falar das modalidades com taxas de juros mais baixas. O Daycoval trabalha com todas essas linhas, lembrando que o Consignado costuma ser muito procurado pelos clientes devido a sua facilidade e taxas menores, justamente porque o desconto é feito diretamente no salário dos trabalhadores ou aposentados.

O CGI Daycoval, linha de crédito que utiliza seu imóvel como garantia, é uma possibilidade para você obter um empréstimo com taxas mais baixas. Mas lembre-se, esse é um tipo de empréstimo que só compensa para valores mais altos.

O Banco Daycoval oferece também a possibilidade de antecipação do saque-aniversário do FGTS, opção cada vez mais procurada pelos trabalhadores com CLT. Essa modalidade conta com taxas competitivas e é uma boa opção para quem busca uma opção simples e rápida para quitar débitos como esses de começo de ano.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o nosso blog e saiba mais como controlar melhor suas contas e conheça os nossos produtos.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!