Categorias

Você sabe o que é um fundo Long biased? Descubra se vale a pena investir

o-que-é-um-fundo-long-biased

Você já deve ter ouvido falar sobre fundos de investimento, mas já considerou o potencial dos fundos long biased?

Investir em renda variável pode ser desafiador em muitos momentos. A volatilidade do mercado de ações e as incertezas da economia podem fazer com que até os investidores mais experientes fiquem cautelosos.

É aqui que os fundos long biased entram em jogo. Eles oferecem uma abordagem única para investir em ações e outros ativos financeiros de forma estratégica.

Neste artigo, você vai entender como funcionam os fundos long biased, suas vantagens e se vale a pena investir.

Se você está em busca de um investimento confiável e com potencial de crescimento, continue a leitura!

O que são fundos long biased?

Gestores de fundos de investimento recorrem a diferentes estratégias para proporcionar lucro aos cotistas.

Nos fundos long biased, o foco é constituir uma carteira com posições majoritariamente compradas, tendo a possibilidade de abrir operações vendidas em determinados momentos.

Isso o torna um investimento muito versátil, já que é possível capturar oportunidades e retornos positivos, independentemente das condições de mercado, uma vez que o gestor pode diminuir as posições compradas e aumentar as posições vendidas a qualquer momento.

Aproveite para assistir a esta explicação sobre os impactos dos ciclos econômicos nos investimentos:

Como os fundos long biased funcionam?

Para entender melhor como esse tipo de fundo funciona, vale a pena saber o significado das expressões long e short no mercado financeiro.

Quando o gestor acredita no potencial de valorização de um ativo, ele o compra. Dessa forma, nos termos do mercado, ele está “comprado” (long).

Já quando ele entende que o preço de determinado ativo irá cair, ele se posiciona como “vendido” (short).

Em fundo long biased, que quer dizer “viés de compra”, o gestor compra ações que acredita terem potencial de valorização. Portanto, tem um viés de alta em suas operações.

Entretanto, pode abrir algumas posições vendidas para capturar retorno em movimentos táticos ou mitigar o efeito de quedas no mercado com uma parcela do fundo.

Dessa forma, a boa performance do fundo está muito relacionada à capacidade do gestor em fazer a leitura do cenário e adequar sua estratégia para lucrar com as flutuações do mercado.

Quais as vantagens de fundos Long biased?

melhores-fundos-long-biased

Os fundos long biased contam com diversas vantagens que os tornam uma escolha atrativa para investidores em busca de retorno na renda variável. Aqui estão algumas das principais vantagens:

Flexibilidade

A flexibilidade é uma das características mais marcantes dos fundos long biased.

Neles, os gestores têm a liberdade de ajustar suas posições de acordo com as condições do mercado, podendo lucrar na baixa e na alta.

Proteção contra a volatilidade do mercado

Devido à capacidade de vender a descoberto, os fundos long biased podem se beneficiar de quedas do mercado, compensando perdas em posições compradas.

Isso proporciona uma camada adicional de proteção contra a volatilidade.

Diversificação da carteira

Os fundos long biased geralmente mantêm uma carteira diversificada, o que ajuda a reduzir o risco específico de um ativo ou nicho, além de facilitar o alcance de mais oportunidades em diferentes mercados.

Não é necessário se preocupar em acompanhar o mercado diariamente

Para muitos investidores, a ideia de acompanhar o mercado diariamente pode ser exaustiva.

Como os fundos long biased são gerenciados por profissionais que fazem o acompanhamento constante do mercado, você fica liberado dessa atividade.

Não tem come-cotas

Outro ponto positivo desse tipo de fundo é a tributação. Como ele investe principalmente em ações, a alíquota máxima de Imposto de Renda é de 15% e não há incidência de come-cotas.

Vale a pena investir em fundos long biased?

Um estudo realizado pela XP Investimentos em julho deste ano indicou que, com o ciclo de cortes da taxa Selic pelo Banco Central, 65% dos investidores planejam aumentar alocações em ações. 

A intenção subiu 16% em relação ao mês anterior. Além disso, o otimismo com o Ibovespa também cresceu 9% no período.

Em um cenário de queda de Selic, os fundos long biased podem ser uma ótima opção para quem deseja lucrar com as variações da bolsa sem precisar desenhar uma estratégia específica e com chances de retorno positivo em cenários variados.

Contudo, a decisão vai depender das suas metas financeiras e da sua tolerância ao risco.

Caso você opte por investir em um fundo long biased, tenha em mente que o gestor tem um papel fundamental no desempenho desse investimento.

Logo, certifique-se de que o fundo escolhido seja gerido por um profissional capacitado.

Na tabela abaixo, confira quais foram os melhores fundos long biased do primeiro semestre de 2023, segundo o Guia de Fundos do Valor:

Aqui no Daycoval, todos os fundos disponíveis são criteriosamente selecionados com base em padrões rígidos de qualidade e confiabilidade.

Se você está pronto para aproveitar todo o potencial dos fundos long biased, abra a sua conta e conte com os nossos assessores de investimentos para encontrar o fundo ideal para os seus objetivos.

Conclusão

long-biased-e-long-only

Como vimos, os fundos long biased oferecem uma estratégia de investimento versátil que pode se adaptar a uma variedade de condições de mercado.

Sua capacidade de buscar ganhos com a valorização dos ativos, enquanto protege contra a volatilidade, os torna uma opção atrativa para muitos investidores.

No entanto, a decisão de investir em fundos long biased deve ser cuidadosamente ponderada e alinhada com seus objetivos financeiros.

Seguindo o conselho do consultor financeiro Michael Kitces: “Invista pensando no longo prazo. Não especule, mas não ignore as flutuações do mercado”

Após a leitura deste artigo, esperamos que você tenha uma compreensão mais sólida dos fundos long biased e de como eles podem se encaixar em sua estratégia de investimento.

Lembre-se de que a pesquisa adequada e a consulta a um profissional especializado são essenciais antes de tomar decisões. Bons investimentos!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!