Categorias

Qual moeda levar para o Catar? Confira as melhores dicas para a sua viagem

Sua viagem para o Catar em novembro já está garantida e a emoção está a mil? Com certeza, não faltam motivos para a animação. Mas na hora de planejar uma viagem, é importante parar com calma e analisar cada detalhe para que tudo saia conforme o esperado.

No caso de uma viagem internacional, o planejamento financeiro precisa ser ainda mais detalhado. É necessário considerar qual moeda levar, a cotação, se vale a pena usar cartão e muitos outros pontos que podem fazer a diferença no seu passeio.

E é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo aqui. Você vai descobrir qual é a moeda utilizada no Catar e muitas outras dicas para facilitar a sua vida nesse país do Oriente Médio.

Conheça o Rial Catarense

Representado pelo código “QAR” ou simplesmente “qr”, a moeda oficial do Catar é o rial catarense e apenas ela é aceita por lá. Com exceção de alguns estabelecimentos internacionais, como poucos hotéis e lojas do aeroporto, que também costumam aceitar dólar.

Que moeda levar: Rial ou Dólar?

O rial é considerado uma moeda exótica. Sendo assim, não necessariamente a melhor opção é já sair com ela daqui do Brasil. Você pode verificar a cotação tanto da moeda catarense quanto do dólar americano e analisar a alternativa mais vantajosa.

Por ser uma moeda de grande circulação e apresentar taxas mais competitivas, é provável que o dólar seja mais atrativo. Caso você opte por essa moeda, você deverá trocar por rial no Catar.

Mas o mais importante é ter em mente que não compensa levar real para trocar por rial por lá, já que as casas de câmbio de lá não costumam trabalhar com a nossa moeda. 

Onde comprar Rial

Se você viajar para o Catar com o dólar, você pode trocar por Rial no Qatar National Bank (QNB) ou em casas de câmbio, como National Exchange, Gulf Exchange, Alfardan Exchange e Lulu Exchange.

A taxas cambiais não costumam variar muito, com exceção do aeroporto, onde pode ser bem mais caro. De qualquer forma, a dica é ir trocando o dólar por rial aos poucos, já que, caso sobre, é melhor voltar de viagem com a moeda americana, que é mais fácil de vender.  

Vale a pena usar cartão de crédito no Catar?

Cartões de crédito são bastante aceitos no Catar. Apenas comércios muito pequenos e taxistas costumam não aceitar essa forma de pagamento.

Entretanto, o uso do cartão de crédito para compras no exterior implica na cobrança de 6,38% de IOF (Imposto sobre Operação Financeira), enquanto o papel moeda cobra apenas 1,1%. Além disso, a fatura fica sujeita à variação cambial.

Tudo isso pode elevar bastante a sua despesa. Sendo assim, é melhor deixar o uso do cartão reservado para uma situação de emergência.

Quanto vou gastar na minha viagem para o Qatar?

Como o Catar é considerado o país mais rico do mundo, o custo de vida por lá é bem elevado e os valores altos afetam também os gastos dos turistas. Com o mundo todo olhando para o Catar no final deste ano, é possível que os preços subam ainda mais.

Ainda assim, é possível montar orçamentos de viagem variados de acordo com os perfis dos viajantes, gastando mais ou menos. Para ter uma ideia, confira alguns *custos de itens que aparecem na maioria dos roteiros:

  • Hospedagem – De 280 a 1000 QAR a diária.
  • Alimentação – Cerca C30 QAR por uma refeição econômica.
  • Passeios – Os principais museus de Doha custam 50 QAR.

*Valores aproximados. Fonte: Numbeo.

Conclusão

Agora que você já tem as informações para montar uma estimativa de orçamento para a sua viagem para o Catar, já pode contar com a gente para garantir a moeda que você vai levar para este grande evento.

São mais de 100 pontos de atendimento em todo o país para comprar a sua moeda com segurança, conforto e cotações competitivas. Visite o nosso site e encontre a loja mais perto de você.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!