Categorias

Tudo o que você precisa saber sobre o Sistema Valores a Receber do BCB

Anunciado pelo Banco Central, o Sistema Valores a Receber é um serviço que permite às pessoas e empresas consultar se têm valores esquecidos em instituições financeiras supervisionadas pelo BC, como bancos e corretoras, por exemplo. Mais do que consulta, a ferramenta possibilita aos cidadãos e empresas solicitar o resgate dos recursos disponíveis.

Confira algumas dicas sobre essa ferramenta de consulta e resgate de recursos:

Qual o calendário de recuperação dos valores?

As pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março. Caso perca esse prazo, a nova data para solicitação do resgate será em 19 de março. Para os nascidos a partir de 1984 ou quem fundou a empresa a partir desse ano, o prazo será entre 21 e 25 de março, com nova data em 26 de março para quem perder o prazo.

Atenção! Aos sábados, entre 4h e 24h, o sistema de solicitação para resgate dos valores fica disponível a todos.

fonte: Banco Central

Quais são as fontes desses recursos?

Trata-se de valores residuais em bancos, além de dinheiro esquecido em cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias. Além de cotas em consórcios.

Atenção aos golpes!

Ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber para fazer uma consulta no seu nome. O único lugar onde você mesmo(a) pode consultar se tem valores a receber e pedir a transferência do dinheiro é no site valoresareceber.bcb.gov.br. Por isso, se você receber uma mensagem por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram, pedindo para clicar em algum link ou pedindo dinheiro para fazer o acesso por você, pode desconfiar e apagar a mensagem.

Gostou das dicas? Acompanhe o blog do Daycoval.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!