No último dia 31 de Janeiro, o Conselho Monetário Nacional anunciou algumas mudanças nas regras de investimento em Letras de Crédito do Agronegócio, nossa querida LCA. Resumidamente: antes das mudanças, 35% da captação dos bancos eram destinados aos produtores agrícolas – foco desta Letra de Crédito; sendo que 40% deste montante não poderiam ser emprestados com a taxa superior a 8,5% ao ano. Com as alterações, essa regra deixa de existir, permitindo aos bancos o empréstimo com a cobrança de taxas mais altas.
Mas se estamos falando de operações de crédito, de que forma isso impacta no seu investimento?
Ampliando o rendimento do título a curto, médio e longo prazos, deixando a rentabilidade das LCAs ainda mais atrativas. Além disso, os bancos que emitem LCA podem se sentir mais confiáveis e a oferta do produto pode crescer em todo o mercado.
Então isso significa que vai mudar alguma coisa para se investir em LCA? Em relação ao produto em si, não. O que pode mudar são as taxas pagas por determinados papéis emitidos, o que deve variar de instituição financeira para instituição financeira.
Mas… você sabe o que é uma LCA?
A LCA, ou Letra de Crédito do Agronegócio, nada mais é do que um título de renda fixa emitido por bancos que concedem crédito ao setor de agronegócio.
Uma das características desse título é seu rendimento pós-fixado atrelado ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), mas é sempre bom lembrar que a aplicação também pode ser realizada de forma prefixada. No entanto, o que mais chama a atenção é a isenção de Imposto de Renda.
Além disso, o título possui a garantia de FGC (Fundo de Garantia de Créditos) para aplicações de até R$ 250 mil, o que oferece aos investidores maior tranquilidade no momento de aplicar.
Então, se é uma Renda Fixa, não tem risco, certo?
Depende.
Os especialistas sempre afirmam que existem, nas Letras de Crédito, dois riscos: crédito e liquidez.
O primeiro ocorre caso o banco emissor não pague o que deve ao investidor. Entretanto, com a garantia do FGC, esse risco é amenizado, pois o investidor está coberto.
Banco Daycoval é um dos principais players nesse segmento e costuma possuir um bom lastro Já o segundo risco está associado à capacidade do emissor das letras em efetuar pagamentos, além do risco de mercado, ou seja, ocorrer oscilações nos índices de preços, cambio e taxas de juros. Para evitá-lo é importante ficar de olho na data de vencimento e de carência do título.
LCA na hora que você quiser
Um dos grandes diferenciais para o investidor em LCA é a disponibilidade de lastro, ou seja, um “estoque” do papel na carteira do banco emissor. Como existe muita procura para esse produto, mediante a todas as vantagens, é importante, na hora de investir o seu dinheiro, saber se a instituição financeira tem ele disponível.
O Banco Daycoval é um dos principais players nesse segmento e costuma possuir um bom lastro.
É só acessar www.daycovalinveste.com.br, fazer sua simulação e investir.
Se você ainda não é cliente, abra sua conta na hora, de maneira on-line, no site ou no aplicativo Daycoval Abre Contas na Apple Store ou Google Play.