Categorias

5 dicas para começar a economizar ainda hoje

Você certamente já ouviu alguém reafirmar a importância de poupar uma certa quantia da renda a cada mês, não é?

Um número comum gira em torno de 10%, podendo ser até 25%. O grande problema é que as pessoas raramente dizem o que se deve fazer com as economias depois de começar a juntá-las.

Afinal, a conta para começar a economizar é simples: você precisa ganhar mais do que gasta. Para isso, controlar gastos e rever pontos que podem estar passando dos limites é o passo básico.

Se economizar 10% de sua renda a cada ano, os recursos se acumularão com o tempo, e você terminará com um bom dinheiro guardado.

Se investir o dinheiro em uma opção razoavelmente segura e rentável, você poderá construir uma carteira de investimentos considerável e, além do capital investido, terá também a rentabilidade ao seu favor ao longo do tempo.

É aqui que você começa a acumular a verdadeira riqueza. Como? Seguindo os passos abaixo:

1. Comece a investir dinheiro

Investir dinheiro é muitas vezes um comportamento que desenvolvemos e que se torna uma disciplina. Algumas pessoas vêm de famílias nas quais aprenderam o hábito de poupar, mas nunca foram além de colocar o dinheiro em uma caderneta de poupança.

Algumas vêm de famílias nas quais a poupança não era ensinada e a família sempre vivia à margem de sua renda. E outros vêm de famílias nas quais o investimento faz parte do planejamento financeiro e é discutido quando se fala sobre responsabilidade financeira.

O importante é perceber que é possível decidir qual ambiente e estratégia você quer tomar quando for adulto e tiver sua própria família.

2. Saiba mais sobre investimento

Se você não cresceu aprendendo sobre investimentos e seus pais não investiam, pode ser intimidador começar a investir, pois existem muitas opções diferentes.

Pode ser difícil escolher as melhores entre renda fixa, fundos de investimento e renda variável. Além disso, é complicado prever o crescimento e entender quando se deve comprar e vender ativos.

A maneira mais segura e conservadora de começar a investir é escolher alguns títulos de renda fixa, como CDB, LCA / LCI ou fundos de investimentos DI e de renda fixa.

Isso permite que, no início, seja evitada a volatilidade até que se sinta mais preparado para investimentos com um pouco mais de risco, como um fundo multimercado (perfil moderado) ou um fundo de ações (perfil arrojado).

3. Obtenha ajuda de um bom banco com assessoria em investimentos

Para investir, você precisará ter uma conta em um banco ou corretora. Explicamos aqui as diferenças de investir com os dois, mas, basicamente, o banco é a melhor opção para quem está começando, especialmente por oferecer mais comodidade, solidez e segurança.

Seu gerente poderá ajudá-lo a entender os diferentes produtos disponíveis e os riscos associados a cada um deles. Geralmente quanto maior o retorno, maior o risco do investimento.

Quando você é mais jovem, pode escolher investimentos com mais riscos na busca de um maior retorno, porque se tem o benefício do tempo, ou seja, a aplicação pode ser feita com foco no longo prazo.

À medida que você se aproxima da aposentadoria, seria bom pensar em mudar para investimentos mais conservadores para proteger o seu dinheiro. Seu Banco, por meio de uma eficiente assessoria de investimentos, deve ser capaz de explicar tudo.

4. Defina metas de investimento

Agora, se o foco é na construção de patrimônio, ajuda ter um objetivo claro em mente.

Comece determinando quanto quer investir a cada mês. Você pode determinar o quanto e já separar esses recursos para as aplicações, o que é a maneira mais fácil de garantir que continue investindo.

Uma meta mensal pode lhe ajudar a atingir os objetivos para a aposentadoria ou outros projetos. É importante que você faça progressos a cada mês e desenvolva o hábito de investir.

5. Mantenha suas finanças em ordem

Antes de começar a investir é importante estar livre de dívidas, uma vez que o montante que se paga em juros é geralmente maior do que o que vai ganhar em seus investimentos.

Você também deve investir para um fundo de emergência. Uma parte dos seus recursos em investimentos com uma rápida liquidez é uma boa estratégia, pois vai ajudar a enxergar as melhores opções de aplicações no curto, médio e longo prazo.

Essa estratégia ajudará a realmente começar a construir riqueza e a se aposentar confortavelmente.

Agora que você sabe como começar a economizar e juntar dinheiro, abra sua conta no Daycoval e não perca tempo! Conquiste seu patrimônio agora mesmo!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!