IPCA de janeiro/19
Veja o relatório em PDF aqui
O IPCA divulgado hoje variou 0,32%, em linha com a nossa projeção e abaixo do esperado pelo mercado (0,37%). Com isso, o acumulado em 12 meses passou de 3,73% para 3,77%. De forma geral, apesar do número fechado ter vindo baixo para a sazonalidade, a qualidade da inflação piorou na margem.
As métricas com viés mais qualitativos apresentaram aceleração na margem e em 12 meses de forma quase generalizada. Os núcleos (EX0, EX1, EX2, EX3, MS, DP e MA) ainda permanecem em níveis baixos no acumulado em 12 meses, mas na margem aceleraram sensivelmente no último bimestre. Serviços e serviços subjacentes, por sua vez, apresentam comportamento semelhante mas em nível mais alto no acumulado em 12 meses.
De qualquer forma, a despeito da leve piora da inflação nos últimos meses, mantemos nossa projeção de 3,9% para o IPCA deste ano. A aparente normalização da inflação de núcleos deverá reduzir as discussões em torno de novos estímulos monetários por parte do BCB no curto prazo. Por outro lado, dado o elevado nível de ociosidade na economia e o patamar ainda baixo da inflação, deverão dar respaldo ao BCB para manter a taxa SELIC em 6,5% até meados do primeiro trimestre de 2020.