Segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 09 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador de inflação oficial do país, fechou o mês de julho em 0,38%.
O resultado ficou acima do que era esperado pelo mercado, que projetava um aumento de 0,35% dos preços.
Em doze meses, a inflação acumulada passa de 4,23% para 4,50%, chegando ao limite superior da meta estabelecia pelo governo, que é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. No ano, a alta é de 2,87%.
Em julho, a elevação foi puxada pelo grupo Transportes, com alta de 1,82%, principalmente influenciado pelo aumento de 3,15% da gasolina e de 19,39% da passagem aérea.
Sumário
ToggleResultados do IPCA por grupos:
- Alimentação e bebidas: -1,00%;
- Habitação: 0,77%;
- Artigos de residência: 0,48%;
- Vestuário: -0,02%;
- Transportes: 1,82%;
- Saúde e cuidados pessoais: 0,22%;
- Despesas pessoais: 0,52%;
- Educação: 0,08%;
- Comunicação: 0,18%.
No que investir com a inflação em elevação?
Diante do cenário atual, com a aceleração da inflação, a recomendação é investir em produtos financeiros indexados ao IPCA como forma de proteger o seu poder de compra, desde que estes estejam de acordo com o seu perfil de investidor.
Os investimentos como títulos públicos e CDBs indexados à inflação são opções eficazes para esse objetivo. Um exemplo é o CDB Daycoval IPCA + 7,5% a.a. – Prazo 2 anos.
Além disso, a alta do IPCA pode vir a afetar as decisões do Banco Central quanto à taxa de juros, que vem sendo mantida nas últimas reuniões do Copom.
Vale lembrar que é fundamental manter a diversificação de carteira, incluindo ativos que oferecem rentabilidade real positiva e que se beneficiam em cenários de alta inflação.
Nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar na escolha dos melhores produtos de investimento, de acordo com seu perfil e objetivos financeiros.
Confira algumas opções de investimento:
Bancários:
- CDB
- LCI
- LCA
- LF
Crédito Privado:
- DEB
- CRI
- CRA
Tesouro:
- Tesouro IPCA
Fundos de investimento que busquem proporcionar retornos acima do IPCA.