Um dos motivos que faz muitos investidores preferirem a caderneta de poupança, a despeito do baixo rendimento, é o fato de ser isenta de impostos.
Poucos sabem, no entanto, que há opções com maior rentabilidade e que também não pagam Imposto de Renda (IR) ou Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Entre elas estão as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs).
LCIs e LCAs são investimentos de renda fixa que funcionam de uma forma bem simples: o banco emite um título para os investidores interessados garantindo que, em determinado prazo, eles terão seu dinheiro de volta acrescido de taxa de juros, que pode ser pré ou pós-fixada. Na outra ponta, o banco empresta para empresas agrícolas produzirem novas safras ou incorporadoras investirem em projetos imobiliários.
O risco para o investidor é considerado muito baixo.
Isto porque ele é credor do banco, não de quem pegou o empréstimo lastreado na LCI ou LCA. E isso é uma das grandes vantagens dessa aplicação.
O contrato do investidor é com o banco e é ela, a instituição financeira, que dará as garantias de pagamento. Além disso, LCIs e LCAs contam com proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o limite de R$ 250 mil por instituição e por CPF.
Mas, como todo investimento, é importante que, antes de fazer a aplicação, o investidor tenha cuidados e critérios na escolha. Os principais pontos que você deve considerar ao investir em LCIs e LCAs são:
- A solidez do banco investidor: Isso pode ser conferido acompanhando as informações financeiras da instituição. Vale lembrar que, no caso de investimentos ou saldo em conta corrente até R$ 250 mil por CPF, há cobertura do FGC;
- O prazo de vencimento: as LCIs e LCAs não permitem resgate antecipado. O valor é creditado na conta no prazo estabelecido. No caso do Banco Daycoval, o prazo é de 90 dias (três meses). Veja se o prazo da aplicação “casa” com o período em que você pretende dispor do dinheiro;
- Verificar se a aplicação é pré ou pós-fixada: Na aplicação prefixada, o investidor já sabe de antemão, no momento da aplicação, a taxa de juros que será aplicada. Já na pós-fixada essa taxa pode oscilar, de acordo com os juros de mercado.
- Confira o lastro: O Banco Daycoval costuma ter lastros diarimente e a plataforma on-line Daycoval Investe permite que o cliente consiga agendar suas aplicações 7 dias na semana, 24 horas por dia.
Para mais informações, acesse www.daycovalinveste.com.br e saiba tudo sobre LCI e LCA, tento excelentes opções para investir agora!