No exterior, as bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta quinta-feira em meio ao retorno dos negócios chineses e após um pregão misto em Wall Street. Já os índices futuros das bolsas de Nova York caem com investidores à espera de indicadores dos EUA, incluindo a pesquisa semanal sobre pedidos de auxílio-desemprego, e de comentários de dirigentes do Federal Reserve. Por fim, as bolsas europeias também operam com viés negativo nesta manhã.
Ainda na região, é esperado, hoje, a ata de política monetária mais recente do Banco Central Europeu (BCE). Na agenda do dia, também teremos indicadores de confiança da zona do euro. Além disso, estão previstos discursos de dirigentes do BCE.
No Brasil, os ruídos políticos com a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) e a falta de definição sobre o auxílio emergencial, previsto para após o carnaval, devem ficar no radar, assim como a falta de vacinas para a continuidade do processo de vacinação.
Com o imbróglio político devido à prisão do deputado, a Mesa Diretora da Câmara protocolou ontem representação contra o mesmo no Conselho de Ética, abrindo caminho para uma possível cassação de mandato do parlamentar. Com estes ruídos, dificulta a continuidade dos avanços das pautas econômicas no Congresso, como o Orçamento de 2021 e a definição do Auxilio Emergencial.
Fonte: Broadcast, Bloomberg e FGV
Rafael G. Cardoso, economista-chefe
rafael.cardoso@bancodaycoval.com.br
Antônio Castro, analista econômico