No exterior, as bolsas da Ásia encerraram o pregão desta quarta-feira sem direção única, enquanto os índices futuros dos Estados Unidos migraram para o terreno negativo. Na Europa, as bolsas também têm instabilidade, devido à cautela com as restrições impostas para conter a covid-19.
A cautela de investidores com o avanço da covid-19 em todo o mundo, que tem levado à retomada de restrições, acabou pesando sobre os mercados. Além da covid-19, pesa também as tensões políticas nos Estados Unidos, onde a Câmara dos Representantes pode votar o impeachment do presidente Donald Trump ainda hoje.
Na Europa, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que a nova rodada de lockdown no continente deve durar, pelo menos, até o final do primeiro trimestre, mas explicou que esse cenário já está compreendido pelas previsões econômicas, com isso Lagarde descartou a retirada prematura de estímulos à economia e também prometeu mais injeções de liquidez, se necessário. Ainda assim, ela demonstrou preocupação com a distribuição das vacinas contra a covid-19.
No Reino Unido, a polícia informou que aplicará sanções mais duras para pessoas que descumprirem as regras de confinamento. Ontem, o país registrou 1.243 novas mortes em decorrência da doença, em meio à circulação de variantes mais infecciosas do vírus.
Na agenda de indicadores, a produção industrial da zona do euro surpreendeu ao subir 2,5% em novembro ante outubro, de acordo com dados divulgados hoje pela agência oficial de estatíticas da União Europeia, a Eurostat. A mediana das expectativas segundo a Bloomberg era de alta de 0,2%.
Nos Estados Unidos, teremos hoje a divulgação do índice de inflação (CPI) do país, a expectativa é de alta de 0,3% na margem e 1,3% em 12 meses.
No Brasil, a agenda desta manhã traz as informações do setor de serviços com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada agora cedo pelo IBGE.
Segundo o instituto, o volume de serviços cresceu 2,6% frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, a comparação interanual mostrou queda de 4,8% em novembro de 2020. O resultado foi acima do esperado, as estimativas apontavam para queda de -6,4% na variação anual.
Sobre o avanço das vacinas e da pandemia no País, a expectativa é de que a Anvisa decida no domingo (17) sobre pedidos de uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford/AstraZeneca contra a covid-19. No entanto, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o número de óbitos na média de 7 dias, já se aproxima do valor de 1000 mortes, patamar registrado no período de maio à julho.

Na seara política, a bancada do MDB escolheu ontem a senadora Simone Tebet (MS) para disputar a presidência do Senado. A senadora defendeu a discussão de uma nova rodada do auxílio emergencial. De acordo com ela, essa é uma “agenda de um país que começa a passar fome”. No Planalto, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei de conversão que institui o programa habitacional Casa Verde e Amarela, formulado pelo governo para substituir o Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Fonte: Broadcast, Bloomberg e FGV
Rafael G. Cardoso, economista-chefe
rafael.cardoso@bancodaycoval.com.br
Antônio Castro, analista econômico