Internacional
No exterior, a quarta-feira tem uma agenda de indicadores fraca e os mercados devem focar no testemunho do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, ao Comitê Bancário do Senado americano às 10h30. Outros dirigentes do Fed ficarão no radar durante o dia. Tais quais Thomas Barkin e Patrick Harker as 13h. Charles Evans, fala as 13h50.
Ainda nos Estados Unidos, o presidente, Joe Biden, deverá pedir nesta quarta-feira a suspensão temporária do imposto federal cobrado sobre a gasolina, equivalente a 18,4 centavos de dólar por galão, na tentativa de reduzir os custos dos combustíveis aos americanos.
Na Europa, sai a prévia do índice de confiança do consumidor da zona do euro em junho as 11h e, no Japão, o PMI de serviços, em sua versão preliminar referente a junho será divulgado as 21h30.
No Reino Unido, o índice de preços ao consumidor acumula alta em 12 meses de 9,1% em maio, acelerando em relação ao ganho anual de 9,0% observado em abril, segundo dados publicados hoje pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, aumentou 0,7% em maio ante o mês anterior e registrou acréscimo anual de 5,9%. As projeções eram de alta de 0,7% e 6,2%, respectivamente.
Brasil
No Brasil, os holofotes permanecem sobre a Petrobras. A empresa vem sofrendo fortes críticas por parte de membros do Governo e do Legislativo brasileiro com relação à condução de sua política de preços. O presidente Jair Bolsonaro, defende a abertura de um requerimento parlamentar para instalação de uma CPI da Petrobras, acusando a empresa de fazer uma reserva de lucro irregular e acima dos parâmetros técnicos definidos. A Petrobras nega irregularidades.
Na agenda de eventos domésticos, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de premiação do jornal O Globo, no Rio as 19h.
Fonte: Valor, Broadcast e Bloomberg
Rafael G. Cardoso, economista-chefe
rafael.cardoso@bancodaycoval.com.br
Julio Mello de Barros, economista
julio.barros@bancodaycoval.com.br
Antônio Castro, analista econômico
antonio.castro@bancodaycoval.com.br
João Pedro Sanches