ENTRETENIMENTO

Uma fragrância para cada ocasião

Qual o melhor perfume para usar no trabalho? E o mais indicado para um dia de verão? Veja dicas de como acertar na escolha, usar de forma correta e até prolongar a durabilidade do seu frasco favorito.

Um cheiro é capaz de despertar memórias longínquas. Outros podem reconfortar ou causar repulsa. Alguns perfumes funcionam como memórias engarrafadas, capazes de reavivar épocas e acontecimentos. O olfato é um dos sentidos básicos, tão onipresente no cotidiano que acabamos nos esquecendo de que existe até que um cheiro bom ou ruim surge para lembrar o quanto ele é poderoso.

Talvez seja por isso que, para muitas pessoas, perfume é algo tão essencial quanto estar vestido. Escolher, entre milhares de opções de fragrâncias, aquela que melhor se adapta à sua pele e ao seu nariz não é tarefa fácil. Especialmente em um universo tão rico em novidades: só em 2015 foram lançados mais de dois mil perfumes diferentes no mundo.

Quem gosta do assunto começa aos poucos a navegar com mais segurança pelas fragrâncias e estilos e a eliminar do repertório ideias preconcebidas. A existência de perfumes masculinos e femininos é uma delas. Segundo o francês Jean-Claude Ellena, um dos grandes perfumistas da atualidade e autor de Diário de um Perfumista (ed. Record), a ideia de masculino e feminino existe puramente por uma questão de mercado. As pessoas deveriam usar aquele que mais as atraem.

Essa também é a opinião do especialista em perfumes Dênis Pagani, criador do site 1 Nariz (1nariz.com.br). Sua trajetória no mundo das fragrâncias (“não se usa aroma para falar de perfume, em geral aroma é usado para o que se come”, diz ele) começou há alguns anos por curiosidade e acabou virando profissão.

Ele trabalhava com restauro e encadernação, quando foi pego pelo nariz. A epifania aconteceu quando lia The Perfect Scent (O Perfume Perfeito, sem tradução no Brasil), do crítico e escritor norte-americano Chandler Burr. “Depois de ler esse livro, pirei. Estava indo para Paris e já no avião devorei outro livro de resenhas de perfumes, do Luca Turin. Fui fazendo listas de perfumes para conhecer”, diz. De lá para cá, Pagani, que vive em São Paulo, não parou mais de estudar os meandros da perfumaria.

Escolher, entre milhares de opções de fragrâncias, aquela que melhor se adapta à sua pele e ao seu nariz não é tarefa fácil.

 

Perfume ou colônia?

O QUE DIFERENCIA UMA FRAGRÂNCIA DE OUTRA, BASICAMENTE, É A CONCENTRAÇÃO E A QUALIDADE DAS MATÉRIAS-PRIMAS USADAS NA ELABORAÇÃO

  • EAU DE COLOGNE (ÁGUA-DE-COLÔNIA)

Tem concentração entre 2% e 5% de matérias-primaspuras. É mais leve e tende a não durar o dia inteiro.

  • EAU DE TOILETTE

Tem um pouco mais de fragrância, com 5% a 15% de matérias-primas aromáticas. É o tipo de perfume mais vendido no mundo.

  • G EAU DE PARFUM

É mais concentrado. Tem entre 15% e 18% de matérias-primas, o que ajuda a fixar melhor as fragrâncias na pele.

  • PARFUM

Tem a maior concentração de matérias-primas aromáticas, mais de 30%. É a versão mais bem-acabada de um perfume, com mais fragrância pura.

 

Olfato afiado | Acima, o especialista em perfumes, Dênis Pagani. Abaixo, o livro Diário de um Perfumista, uma de suas inspirações.

 

Muitos livros, perfumes e estudos depois, ele desenvolveu cursos e uma consultoria personalizada para quem quer conhecer melhor as fragrâncias e descobrir os perfumes que mais combinam com cada personalidade e estilo.

 

Escolha o seu perfume

Qual o melhor perfume para usar no trabalho? E qual a melhor fragrância para um dia de verão? E para uma noite invernal? Além de cursos e workshops, a 1 Nariz oferece consultoria personalizada para quem quer encontrar o perfume ideal para cada ocasião do dia ou da noite. “O objetivo é encontrar um perfume afinado com o jeito que o cliente quer se sentir e expressar o que ele deseja comunicar”, explica Pagani.

O trabalho de consultoria é feito em três etapas. A primeira é uma conversa online para apresentar o serviço e entender as expectativas do cliente. A peça-chave é um teste às cegas com fragrâncias. O cliente recebe uma caixa com seis amostras de perfume, sem identificação, apenas numeradas. Dessas, ele precisa destacar três e justificar a escolha. A partir dessa avaliação, o consultor prepara uma lista com a recomendação de dez perfumes. O serviço inclui orientações sobre a forma correta de aplicar o produto (saiba mais no box) e um passo a passo sobre como experimentar perfumes em lojas.

Clientes com viagem marcada para o exterior recebem indicações de produtos difíceis de encontrar por aqui. Segundo o especialista, o Brasil tem um mercado imenso para perfumes, mas muitas marcas, especialmente as pequenas, que desenvolvem fragrâncias de autor, não chegam ao país. “Em volume de vendas, o Brasil foi o maior mercado do mundo para perfumes em 2011”, diz o especialista.

 

Modo de usar

Veja como acertar na compra, aplicar de forma correta e aumentar a durabilidade do seu perfume favorito.

  • Uma das dicas mais importantes na hora de comprar um perfume é

experimentar uma série de opções, borrifando a fragrância primeiro nas fitas de papel disponíveis nas lojas. Sempre experimente o favorito na pele antes de levá-lo para casa.

  • Os óleos essenciais do perfume acabam se misturando aos óleos naturais da pele. É por isso que o perfume se fixa melhor em peles normais e oleosas. Para melhorar a fixação em peles secas, basta usar um hidratante antes da aplicação.
  • Para prolongar a ação do perfume, aplique-o na nuca e nos pulsos. Borrifar um pouquinho na roupa também vale: tecidos fixam muito bem as fragrâncias.
  • Perfume não tem data de validade e, se bem guardado, pode durar muito tempo. O ideal é mantê-los nas caixas, longe da incidência de luz, ou em um armário fresco e escuro. Evite deixá-los no banheiro ou em locais com muita variação de temperatura.
  • Para estender a vivacidade de perfumes muito antigos, guarde-os na geladeira a uma temperatura de cerca de 12º C.

 

Matéria prima fragância de perfumes

O perfumista Dênis Pagani segura uma resina feita com olíbano, um óleo essencial usado na fabricação de perfumes e produtos aromáticos

 

Falando perfumês

Conheça o significado de alguns termos bastante usados em perfumaria

  • ACORDE: é uma combinação de diferentes matérias-primas que se misturam para criar a fragrância.
  • AMBERGRIS: é um dos mais lendários elementos da perfumaria, já foi um dos mais caros também. É um tipo de secreção biliar que algumas espécies de baleias, como o cachalote, expelem e que chega à praia. Apesar do cheiro desagradável, quando diluído em álcool confere complexidade e melhor fixação aos perfumes. Atualmente, foi substituído por um componente sintético.
  • COMPONENTES DA FRAGRÂNCIA: na perfumaria, é o mesmo que os ingredientes que se misturam para dar vida a um perfume. Em média, um perfume tem de 30 a 50 componentes. Já não é incomum encontrar perfumes com mais de 300 ingredientes em sua composição.
  • ESSÊNCIA ABSOLUTA: é a versão mais pura e concentrada dos óleos essenciais de flores e plantas aromáticas, extraída com álcool ou outros solventes, e usada na fabricação de perfumes.
  • FAMÍLIAS OLFATIVAS: são sete, com variadas subdivisões. Confira as características principais de cada uma:

Floral: é composta por uma grande variedade de notas florais e frutadas.

Cítrica: é formada por elementos cítricos, com notas florais e de especiarias.

Oriental: tem fragrâncias com notas quentes, como baunilha e almíscar, e notas amadeiradas.

Floriental: mistura notas florais combinadas com baunilha, fava tonka (sementes da planta Dipteryx odorata, popularmente conhecida como cumaru) e sândalo.

Chipre: é composta por acordes de patchuli, bergamota,carvalho e notas de especiarias.

Fougère: contém fragrâncias consideradas mais masculinas, com notas de lavanda, carvalho e fava tonka, além de notas aromáticas, como tomilho e alecrim.

Madeira: são fragrâncias com grande quantidade de notas amadeiradas, como cedro, vetiver e sândalo.

  • NOTA: expressão usada para destacar um componente único presente no perfume, como a bergamota, a lavanda…
  • PIRÂMIDE OLFATIVA: as matérias-primas usadas em um perfume têm vida útil distintas, e a pirâmide olfativa classifica o tempo de evaporação dos compostos. As notas cítricas, por exemplo, ficam no topo da pirâmide, por serem mais voláteis. As notas no meio da pirâmide têm evaporação média e as notas de fundo, madeiras, resinas e almíscar, são as mais duradouras.

 

Onde comprar perfumesOnde comprar

NOVA YORK

Aedes de Venustas
Fundada em 1995, a Aedes de Venustas (ou “templo da beleza”, em latim) reúne em seu acervo fragrâncias de várias partes do mundo, criações de perfumistas renomados, como Serge Lutens e Frederic Malle, e marcas centenárias, como a italiana Santa Maria Novella. A decoração barroca da loja ajuda a criar uma aura de luxo e mistério.
aedes.com

 

PARIS

Jovoy
Após passar uma temporada no Vietnã pesquisando matérias-primas e fragrâncias orientais nativas, o francês François Hénin voltou a Paris com o propósito de abrir uma perfumaria diferente. A Jovoy é um passeio obrigatório para quem busca perfumes raros.
jovoyparis.com

 

Liquides
Neste “bar à parfums”, os vendedores são chamados de barmen. Por se tratar de uma multimarcas, é ideal para conhecer fragrâncias e perfumistas praticamente desconhecidos do grande público. Além da primeira loja, no Marais, a Liquides ganhou, há alguns meses, um ponto de venda na loja de departamento Le Bon Marché Rive Gauche.
liquides-parfums.com

 

Nose
A loja multimarcas é o lugar perfeito para conhecer perfumistas independentes, perfumes criados apenas com componentes sintéticos e o que de mais vanguardista acontece no métier. Também oferece um serviço chamado “diagnóstico”, que ajuda os clientes a encontrarem o perfume complementar a seu estilo.
nose.fr

 

SÃO PAULO

Calèche Cosmetique
A multimarcas de perfumes e cosméticos reúne as grandes grifes de perfumaria, como Lancôme, Dior, Chanel, Yves Saint Laurent, Sisley, Kenzo, Armani, Cacharel, Montblanc e Prada.
shopluxo.com.br

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google
Spotify
Consent to display content from Spotify
Sound Cloud
Consent to display content from Sound