Títulos de renda fixa são comumente usados para diversificar a carteira de um investidor, pois reduzem o risco geral de uma alocação de ativos ou uma estratégia de investimento fortemente ponderada no mercado de ações.
Esses produtos, como CDB, LCI, LCA, LC, LF, fundos de renda fixa, são mais estáveis do que a renda variável e possuem uma rentabilidade bastante diferenciada.
Mas o que a é a renda fixa de terceiros e por que você pode se beneficiar desse investimento? Continue lendo e descubra conosco!
Por que investir em títulos de renda fixa?
Antes de falar da renda fixa de terceiros, vamos entender quais são as vantagens de investir na renda fixa.
Embora os títulos de renda fixa não ofereçam a mesma possibilidade de retorno do que a renda variável, eles oferecem algumas vantagens exclusivas sobre o investimento em comparação com as ações.
Uma vantagem de investir em títulos de renda fixa é a segurança e a tranquilidade da preservação de capital combinada a uma rentabilidade bastante atrativa.
Quando os títulos de renda fixa são altamente cotados, há um risco mínimo de que a entidade que oferece o título de renda fixa não possa reembolsar integralmente os investidores quando o investimento amadurece.
Da mesma forma, as instituições financeiras que oferecem CDBs contam com o apoio da FGC, que protege os depósitos de clientes caso um banco ou cooperativa de crédito vá à falência.
Isso reduz ou elimina a preocupação dos investidores com as flutuações da carteira ao longo do tempo e garante mais estabilidade ao investidor.
O que são os produtos renda fixa de terceiros?
Para investir na renda fixa, o investidor precisa ter CPF e conta corrente em uma instituição financeira. A partir daí, ele poderá fazer seus investimentos junto ao próprio banco.
Nesse caso, o investidor terá acesso a produtos administrados pela instituição em que possui conta ou poderá adquirir produtos administrados por outras instituições se este banco trabalhar num modelo de arquitetura aberta de investimentos, tendo o banco onde tem sua conta como intermediário — ele estará comprando o que chamamos de produtos renda fixa de terceiros.
A grande vantagem de optar por esses produtos é a diversificação da carteira, tendo acesso a títulos de renda fixa que, muitas vezes, oferecem uma rentabilidade maior do que a instituição onde o investidor mantém a conta.
Ao mesmo tempo, o investidor não precisará abrir conta em outras instituições para ter acesso a produtos variados, o que facilita a gestão das suas aplicações em um só lugar. Sendo assim, o investidor poderá contar com:
- Combinação de investimentos para ajudá-lo a alcançar objetivos de curto e longo prazo;
- Diluição do risco e mais segurança na carteira de investimentos;
- Melhor aproveitamento de diferentes rendimentos.
Você pode estar se perguntando como saber qual alocação de ativos, incluindo produtos de renda fixa de terceiros, é a melhor para o seu perfil?
Em última análise, a resposta estará baseada em seus objetivos financeiros, horizonte de tempo e tolerância ao risco. Saber quais são esses fatores ajudará a determinar a combinação certa de aplicações para ter uma carteira adequada ao seu perfil de investidor.
Se precisar de ajuda, os assessores do Banco Daycoval estão sempre prontos para auxiliá-lo em seus investimentos, para que tenha os melhores rendimentos! Entre em contato conosco agora mesmo!