IPCA em 2023: taxa sobe no primeiro mês do ano. Onde investir?

A inflação no país em janeiro foi de 0,53%, abaixo das projeções que previam alta de 0,57% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e com desaceleração de 0,62% na comparação com dezembro.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este foi o quarto mês seguido de alta. A taxa acumulada em 12 meses é de 5,77%.

O índice de difusão, que indica o porcentual de itens com aumento de preços no mês, caiu de 68,9% para 63,1%.

Ainda que os números continuem elevados, há sinalização de melhora.

Resultados dos grupos do IPCA

O grupo de Alimentação e Bebidas teve o maior impacto sobre o índice geral, com alta de 0,59%, seguido pelos transportes, que tiveram alta de 0,55%.

Já o grupo de Saúde e Cuidados Pessoais teve desaceleração, passando de 1,60% em dezembro para 0,16% em janeiro. Vestuário foi o único grupo a apresentar variação negativa, com recuo de 0,27%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve alta de 0,46% em janeiro, abaixo do registrado no mês anterior. A taxa acumulada em 12 meses é de 5,71%.

Em resumo, a inflação no Brasil iniciou 2023 em alta, mas com uma desaceleração frente aos meses anteriores, principalmente devido à pressão dos preços de alimentos e combustíveis.

Onde investir no cenário atual?

Com a taxa básica de juros elevada visando ao controle inflacionário ao longo de 2023, os títulos pós-fixados atrelados à Selic ou ao CDI se apresentam como boa alternativa para o curto e médio prazo. Já para o longo prazo, são preferíveis as aplicações indexadas ao IPCA, que preservam o poder de compra no tempo.

Quer uma assessoria personalizada para montar a sua carteira de investimentos para 2023? Fale com um de nossos assessores de investimentos. Clique aqui.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!