Os Fundos Multimercados não têm esse nome por acaso. A possibilidade de aplicar o dinheiro do cotista em diversos segmentos simultaneamente dá aos Fundos Multimercados duas importantes características:
- A diversificação, já que pode investir tanto em renda fixa (títulos públicos do Tesouro Direto, por exemplo), quanto em renda variável (ações), além de moedas (como dólar) e investimento no exterior.
- A complexidade, pois o gestor (responsável por administrar os recursos aplicados no fundo) tem a liberdade de montar diversas estratégias, conforme o cenário econômico ou mudanças no mercado financeiro.
O Banco Daycoval possui dois Fundos Multimercados: Daycoval Multifunds FIC FI Multimercado e o Daycoval Multiestratégia F.I.M, que encerraram dezembro de 2019 com retorno acima do CDI.
Sumário
ToggleDaycoval Multifunds é atrativo para o momento
Com a queda progressiva da taxa básica de juros (Selic) desde outubro de 2016, as aplicações financeiras conservadoras deixam de ser atrativas. Por isso, o investidor que quiser ter um ganho maior nos investimentos precisa buscar opções mais arriscadas, como fundos multimercados. Isso explica por que no cenário de juros baixo esses fundos acabam sendo a bola da vez.
A estratégia do Daycoval Multifunds é alocar seus recursos em uma carteira diversificada de Fundos Multimercados e de ações, apostando em renomados gestores selecionados a dedo pela expertise e consistência de retornos.
Em dezembro de 2019, o Daycoval Multifunds estava investido em 23 fundos de terceiros. Desse total, 20 fundos tiveram retorno positivo, sendo 18 fundos com retorno acima de 100% do CDI. Vale destacar os seguintes fundos:
– Oceana Long Bias FIC FIA de 1.805,99% do CDI ou 6,77% no mês.
– Vinland Macro FIC FIM de 848,16% do CDI ou 3,18 % no mês.
– Occam Long & Short PLUS FIC FIM de 714,81% do CDI ou 2,68% no mês.
Diversificação é a graça dos Fundos Multimercados e resultou na boa performance do Daycoval Multifunds
Revelados os principais fundos que contribuíram com retorno positivo em dezembro, vem a pergunta que não quer calar: por que o resultado foi tão bom? A resposta não é simples, mas é certo que se chegou a este resultado com um combo de diversificação. Como em time que está ganhando não se mexe, as principais estratégias dos fundos se mantêm:
– Mercado local: não poderíamos fechar os olhos para as alocações nos mercados de juros, moedas e renda variável.
– Mercado internacional: também ficamos de olho na taxa de juros global; na compra de Dólar Americano frente a uma cesta de moedas, inclusive o Real e, claro, estratégias de eventos corporativos de empresas americanas e europeias.
Desempenho do Daycoval Multiestratégia
Os cotistas que apostaram no Fundo Multimercado Daycoval Multiestratégia apagaram as luzes de 2019 em grande estilo, já que o ativo rendeu 109,82% do CDI no mês. O resultado positivo foi devido ao posicionamento aplicado nos juros pré-fixados e comprado na bolsa.
A boa notícia em 2020 para o investidor deste tipo de produto é que os juros pré-fixados podem começar a mostrar uma pressão menos constante na alta dos preços, com uma acomodação na precificação dos alimentos e na inflação. Por isso, a estratégia é o aumento da posição aplicada em juros.
Expectativa de performance para janeiro de 2020
“Em janeiro, mantivemos a posição comprada em bolsa local, mas conjugado com algumas proteções na forma de opções de Ibovespa e comprados no Dólar x Real como forma de proteção à posição aplicada dos juros prefixados”, explica Anand Kishore, gestor de fundos da Daycoval Asset Management.
Mas não para por aí. “Na estratégia long&short, estamos comprados no par ON/PN de Petrobras, no par de Metalúrgica Gerdau contra Gerdau, em um par no setor de seguros e mineração. Por fim, temos um par no setor de varejo”, conclui Anand.
Dito isso, pensou em investir nos Fundos Multimercados? Acesse a plataforma do Daycoval e confira nossas oportunidades.