De acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,56 % no mês de dezembro. Com o resultado, o país encerra o ano com alta de 4,62% na inflação.
Pela primeira vez desde 2020, a inflação convergiu para dentro do intervalo de tolerância estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta estipulada foi de 3,25, sendo os intervalos de tolerância superiores e inferiores da banda 4,75 e 1,75 respectivamente.
Apesar disso, ambos os números, mensal e anual, ficaram acima das expectativas do mercado, que era de alta de 0,48% para dezembro e de 4,54% para o ano.
Sumário
ToggleGrupo de Alimentação e bebidas registrou maior variação no mês
Com alta de 1,11%, o grupo de Alimentação e bebidas teve o maior impacto percentual no índice de dezembro, com aumento tanto em produtos in natura como no comércio de alimentos.
O subgrupo Alimentação no domicílio registrou aceleração de 1,34%, enquanto Alimentação fora do domicílio teve alta de 0,53% no mês.
Além disso, todos os grupos pesquisados tiveram alta no mês. Veja o resultado de todos os grupos:
- Alimentação e bebidas: 1,11%;
- Habitação: 0,34%;
- Artigos de residência: 0,76%;
- Vestuário: 0,70%;
- Transportes: 0,48%;
- Saúde e cuidados pessoais: 0,35%;
- Despesas pessoais: 0,48%;
- Educação: 0,24%;
- Comunicação: 0,04%.
Com o resultado do IPCA, como ficam os investimentos?
Ainda que dentro da meta estipulada pela autoridade monetária, a inflação é a principal preocupação quando falamos em preservação de poder de compra e manutenção de padrão de vida. Sendo assim, é fundamental investir em produtos atrelados ao IPCA.
Confira algumas opções de investimento que você encontra aqui no Daycoval para você fazer o seu dinheiro render acima da inflação:
Renda Fixa indexada ao IPCA
Bancários:
- CDB
- LCI
- LCA
- LF
Crédito Privado:
- DEB
- CRI
- CRA
Tesouro:
- Tesouro IPCA
Fundos que busquem proporcionar retornos acima do IPCA
ETF que busque acompanhar o índice IMA-B