Aqui no Blog do Daycoval, toda segunda-feira, você acompanha as principais notícias da semana do mercado financeiro, com comentários do assessor de investimentos do Daycoval Investe, Arthur Maia. Confira:

Sumário
ToggleNotícias da semana do mercado financeiro – cenário doméstico
Começando pelo Brasil, o principal destaque da semana é a divulgação do IPCA na sexta-feira, índice que mede a inflação ao consumidor do mês de dezembro e o fechamento do ano. O Departamento de Pesquisas Econômicas do Daycoval projeta uma alta de 0,35%, encerrando o ano com elevação de 4,30%, levemente abaixo do teto da meta de 2025.
Além da inflação, no campo da atividade econômica, teremos a divulgação da Produção Industrial de novembro, que deve registrar nova retração na variação anual, de -0,50%, puxada pela continuidade do fraco desempenho da indústria de transformação em transportes e veículos automotores. Por fim, teremos a divulgação da Balança Comercial, que reflete o fluxo de importações e exportações do país, influenciando diretamente a nossa moeda e o cenário externo.
Resumo semanal – cenário internacional
Movendo-nos para o cenário internacional, no âmbito geopolítico, a primeira semana do ano começou agitada, notadamente pela captura, pelos Estados Unidos, do presidente da Venezuela Nicolás Maduro. O cenário demanda cautela por parte dos investidores e atenção aos desdobramentos do evento, principalmente em função do preço do barril de petróleo e a sua importância na economia.
No campo dos indicadores, nos Estados Unidos, o principal evento, são os dados do mercado de trabalho. Na quarta-feira será divulgada a criação de empregos no setor privado em dezembro, medida pelo relatório ADP, que serve como uma prévia do Payroll, que também será divulgado ao final da semana. A expectativa do nossos Economistas para o Payroll é de criação de 55 mil vagas no mês de dezembro. Ambos os relatórios, terão peso nas expectativas sobre as próximas ações do Federal Reserve. Um mercado de trabalho aquecido pode sinalizar maior cautela pelo Federal Reserve.
Ainda nos Estados Unidos, outros dados importantes incluem o ISM industrial e de serviços, que são pesquisas que captam a percepção sobre a atividade econômica nos seus respectivos segmentos no país.
Em outras regiões do mundo, também teremos indicadores relevantes. Na China e na Europa teremos dados de inflação e produção industrial.
Boletim Focus
No Boletim Focus de hoje, a novidade foi a elevação marginal da expectativa de inflação de 2026 de 4,05% para 4,06%. Apesar de ter subido apenas 0,01%, a novidade foi a reversão na expectativa, após 6 semanas consecutivas de queda. Os demais indicadores permaneceram sem ajustes, com expectativa de Selic em 12,25% ao final de 2026 e câmbio encerrando o ano em 5,50 reais/dólar.
Agenda da semana
Para você se organizar e não perder nenhum detalhe, segue a agenda dos principais eventos:
- Segunda-feira: Divulgação do Boletim Focus e Balança Comercial no Brasil e PMI Industrial nos Estados Unidos
- Terça-feira: PMI de Serviços nos Estados Unidos
- Quarta-feira: Inflação ao Consumidor na Zona do Euro e Criação de empregos no setor privado (ADP) nos Estados Unidos
- Quinta-feira: Produção industrial de novembro no Brasil e dados de inflação na China
- Sexta-feira: IPCA de dezembro no Brasil e payroll nos Estados Unidos
Conclusão
Como vimos, esta semana está cheia de indicadores! Para nós, investidores, a palavra de ordem é atenção e estratégia diversificada. É fundamental estar bem informado.
Se você ainda não é cliente do Banco Daycoval, abra sua conta e comece a investir.
