Aqui no Blog do Daycoval, toda segunda-feira, você acompanha as principais notícias da semana do mercado financeiro, com comentários do assessor de investimentos do Daycoval Investe, Arthur Maia. Confira:

Sumário
ToggleNotícias da semana do mercado financeiro – cenário doméstico
No Brasil, o principal destaque da semana será a divulgação da inflação de janeiro, medida pelo IPCA. O Departamento de Pesquisas Econômicas do Daycoval espera uma alta de 0,31%, com destaque para patamar baixo no grupo de serviços, influenciado pela deflação em passagens aéreas. Outros indicadores relevantes de preços, será a divulgação da primeira prévia do IGP-M e do IGP-10 de fevereiro.
Em relação à atividade econômica, serão conhecidos os dados da Pesquisa Mensal de Serviços e da Pesquisa Mensal do Comércio, ambos referentes a dezembro, que nos ajudam a avaliar o desempenho dos setores no encerramento de 2025. Nos serviços, espera-se uma continuidade de uma resiliência, principalmente em tecnologia da informação. Já no comércio, a leitura deve vir mais fraca, com desempenho negativo na margem, após o resultado forte de novembro em função da Black Friday.
Resumo semanal – cenário internacional
No cenário internacional, os destaques da semana ficam concentrados nos Estados Unidos, com a divulgação de importantes dados de mercado de trabalho e inflação.
O principal indicador será o Payroll, que era para ter sido divulgado na sexta passada, mas foi adiado devido a shutdown parcial nos Estados Unidos. Diferente de outubro de 2025, dessa vez a paralisação foi breve e com impacto mínimo. O payroll trará novas informações sobre a dinâmica do emprego americano, além da taxa de desemprego. A expectativa é de criação de 65 mil vagas e desemprego estável em 4,4%. O relatório será conhecido após dados de abertura de vagas, medido pelos JOLTS, ficarem abaixo do esperado, assim como o relatório de emprego ADP.
Do lado dos preços, o dado de inflação de janeiro, o CPI, será acompanhado de perto, ajudando a calibrar a leitura sobre o ritmo do processo de desinflação e seus impactos sobre a condução da política monetária pelo Federal Reserve. A expectativa é de alta de 0,30% tanto para o índice cheio quanto para o núcleo.
Por fim, dados de confiança e vendas no varejo, assim como pronunciamentos de membros do Fed, completam a agenda dos Estados Unidos na semana.
Na China, também serão divulgados dados de inflação ao consumidor e ao produtor.

Mercados
O Ibovespa segue o ciclo de alta e renovando máximas históricas, apoiada pelo fluxo estrangeiro na nossa bolsa, com o movimento de diversificação do portfólio global, beneficiando os mercados emergentes. Durante essa semana, continuarão a esteira de divulgação de resultados de empresas com bastante peso no índice, como Vale e Banco do Brasil.
Nos Estados Unidos o S&P fechou a semana em queda, apesar da boa recuperação na sexta-feira. Temores com gastos excessivos em inteligência artificial tem deixado o mercado vigilante e volátil.
O dólar apresentou leve apreciação contra o real na semana e encerrou cotado a R$ 5,23.
Boletim Focus
O Boletim Focus apresentou pela 5ª semana consecutiva queda na mediana das expectativas de inflação, saindo de 3,99% há uma semana atrás para 3,97% a.a. Para os demais anos, manteve inalterado. A saber: 3,80% para 2027 e 3,50% para 2028.
Na taxa Selic, não tivemos nenhuma alteração, sendo a taxa terminal de 2026 de 12,25% ao ano, 2027 com 10,50% a.a. e 2028 com 10% a.a.
Agenda da semana
Segunda-feira: Boletim Focus
Terça-feira: No Brasil, será divulgado o IPCA de janeiro
Quarta-feira: Dados do Payroll nos Estados Unidos
Quinta-feira: Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) no Brasil
Sexta-feira: Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e CPI nos Estados Unidos.
Conclusão
A semana reúne indicadores importantes de inflação e atividade no Brasil e no exterior. A leitura desses dados será fundamental para ajustar as expectativas sobre crescimento, inflação e política monetária nos próximos meses, exigindo estratégia diversificada aos seus investimentos.
Se você ainda não é cliente do Banco Daycoval, abra sua conta e comece a investir.
