Aqui no Blog do Daycoval, toda segunda-feira, você acompanha as principais notícias da semana do mercado financeiro, com comentários do assessor de investimentos do Daycoval Investe, Arthur Maia. Confira:

Sumário
ToggleNotícias da semana do mercado financeiro – cenário doméstico
Começando pelo Brasil, o grande destaque da semana é a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, o Copom. Nela, os investidores buscarão detalhes acerca da decisão de juros da semana passada – na qual o Banco Central decidiu pela manutenção em 15% da taxa de juros e também quaisquer sinais sobre os próximos passos da política monetária.
Além da Ata, teremos também a divulgação, na quinta-feira, do Relatório de Política Monetária, que apresentará as projeções trimestrais atualizadas do comitê para inflação, PIB, crédito e setor externo. Além disso, mostrará também suas expectativas para o hiato do produto (nível de aquecimento da economia), o que contribuirá para pensar tamanho do ciclo de corte de juros no próximo ano.
No âmbito da Atividade Econômica, hoje será divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br, do mês de outubro. O Departamento de Pesquisas Econômicas do Daycoval projeta variação de 0,1% contra o mês anterior e 0,7% na variação anual. influenciado pelo desempenho mais favorável do comércio no mês, enquanto a indústria deve ser o principal vetor negativo
Resumo semanal – cenário internacional
Movendo-nos para o cenário global, a semana também será intensa. Nos Estados Unidos, o principal holofote estará sobre os dados de inflação, com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor, o CPI, e do mercado de trabalho referente aos meses de outubro e novembro, com a normalização das divulgações após a paralisação administrativa. Este são os relatórios mais aguardados, pois impactam diretamente as expectativas sobre as futuras decisões do Federal Reserve.
Outros dados americanos importantes divulgados na semana incluem: Vendas no Varejo do mês de outubro, PMI da Indústria e Serviços e confiança da construção.
Na Europa, teremos a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE). A expectativa é de manutenção da taxa de juros em 2% a.a. Além do Banco Central Europeu, outros bancos centrais importantes, como o Bank of England (BoE) no Reino Unido e o Bank of Japan (BoJ) no Japão, também terão suas reuniões de política monetária. Enquanto o Banco Central inglês deve reduzir a taxa de juros de 4% para 3,75% a.a, o Banco central Japonês deve subir a taxa de juros de 0,50% para 0,75% a.a.
Boletim Focus
No Boletim Focus de hoje, tivemos mais uma queda na expectativa de inflação de 2025, para 4,36% a.a e de 2026 para 4,10% a.a. A expectativa para o dólar permaneceu inalterada em 2025 e 2026, ficando em 5,40 e 5,50 reais por dólar, respectivamente. A novidade foi a queda da expectativa da Selic ao final de 2026, que caiu de 12,25% para 12,13% a.a.
Agenda da semana
- Segunda-feira: Divulgação do Boletim Focus e do IBC-BR.
- Terça-feira: Será divulgada a Ata do Copom no Brasil. Nos EUA, dados de vendas no varejo e dados do mercado de trabalho.
- Quarta-feira: No Brasil será divulgado a 2ª prévia do IGP-M de dezembro.
- Quinta-feira: Agenda cheia, com divulgação do Relatório de Política Monetária no Brasil, Decisão de juros do Banco Central Europeu, Inglês e Japonês e CPI nos Estados Unidos.
- Sexta-feira: O Banco Central do Brasil divulgará as estatísticas do setor externo.
Conclusão
Como vimos, esta semana está cheia de indicadores! Para nós, investidores, a palavra de ordem é atenção e estratégia diversificada. É fundamental estar bem informado.
Se você ainda não é cliente do Banco Daycoval, abra sua conta e comece a investir.
