Saque-aniversário FGTS: o que é e quando vale a pena utilizar

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que os trabalhadores com saldo de FGTS agora podem realizar saques anuais das suas contas do fundo? É verdade!  Trata-se da modalidade de saque-aniversário do FGTS, quando o Trabalhador faz a opção de sacar anualmente parte do valor disponível no FGTS, no mês do seu aniversário. Mas se por um lado trata-se da antecipação de um recurso que costuma ficar parado em uma conta com rentabilidade baixa, por outro, a adesão a essa modalidade de saque faz com que o trabalhador deixe de ter o direito a sacar o saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa, passando à sacar anualmente de acordo com as regras do saque-aniversário.

Os demais direitos rescisórios como a multa de 40% devida, férias proporcionais, etc., permanecem preservados e o trabalhador receberá normalmente.

Por isso, antes de optar pelo saque-aniversário, o Banco Daycoval recomenda aos trabalhadores que façam uma análise criteriosa: avaliem a estabilidade de emprego, qual o saldo disponível, se possuem dívidas ou algum planejamento para uso do saldo no caso de desemprego. Tudo isso deve ser levado em consideração.

O que é saque-aniversário do FGTS?

É uma modalidade que permite ao trabalhador sacar parte do saldo do seu FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário. Os saques podem ser feitos sobre saldos de contas ativas e inativas (vínculos empregatícios anteriores).

Quem pode aderir ao saque-aniversário do FGTS?

Desde janeiro de 2020, todos os trabalhadores que possuam saldo em sua conta do FGTS podem fazer a opção pelo saque-aniversário. Os aposentados que contam com esses recursos no FGTS também podem fazer essa escolha.

Vale a pena aderir ao saque-aniversário do FGTS?

Conforme descrevemos acima, antes de adquirir, é preciso considerar diferentes variáveis. Lembre-se que ao acessar anualmente parte do seu FGTS, em caso de demissão você não poderá sacar o saldo. Outro aspecto importante a considerar é a proximidade com a aposentadoria, pois o FGTS é liberado na íntegra quando o trabalhador se aposenta.

Para quem tem outros planos, como comprar um imóvel, o indicado é deixar o dinheiro na conta do FGTS reservado para isso. Agora, se você já é um poupador e sabe como fazer o dinheiro render mais, a opção pelo saque-aniversário pode ser interessante para buscar investimentos diversificados com maior rentabilidade que a conta do fundo proporciona.

Para trabalhadores recém-chegados ao mercado formal de trabalho essa pode ser uma boa opção. Sem um grande saldo no FGTS, os interessados podem fazer a retirada do percentual disponível para saque e buscar por investimentos mais rentáveis.

Como consultar o saldo e optar pelo saque-aniversário?

Tanto a consulta do saldo da sua conta do FGTS quanto a opção pelo saque-aniversário, deve ser feita no aplicativo do FGTS. Lembrando que se você mudar de ideia e quiser voltar à modalidade de saque em caso de rescisão, basta fazer isso no mesmo aplicativo e cumprir os prazos de carência estabelecidos.

Posso resgatar o valor integral do meu saldo do FGTS?

Não. O valor do saque é determinado pela tabela abaixo, publicada pelo Governo Federal, e varia de acordo com o saldo total do FGTS do Trabalhador:

\"\"

Posso antecipar o saque-aniversário do FGTS?

Sim. Os trabalhadores que fizeram a opção pelo saque-aniversário do FGTS podem procurar um banco credenciado e avaliar a possibilidade de antecipação do recurso. O Banco Daycoval oferece essa modalidade de empréstimo, dando aos trabalhadores a oportunidade de antecipar o saque de até seis aniversários. Assim, o Trabalhador não precisa esperar ser demitido ou chegar o mês de seu aniversário para ter acesso aos valores. Com a antecipação, o Daycoval oferece esses recursos aos interessados antes mesmo dessa data.

A taxa do Daycoval para essa modalidade será de até 2,04% ao mês.

Para aderir a modalidade de saque-aniversário e contratar a antecipação, o Trabalhador terá de acessar o Aplicativo do FGTS, com sua senha pessoal e autorizar o Banco Daycoval a consultar o seu saldo.

Diferente de outras modalidades de empréstimo nas quais os pagamentos são mensais, neste caso o valor de FGTS antecipado não onera o orçamento do Trabalhador, pois não há prestação mensal, já que, anualmente, no mês do aniversário do Trabalhador a CEF repassa ao Daycoval o valor antecipado.

Quer saber mais sobre o saque-aniversário do FGTS? Procure um dos especialistas do time Daycoval. Acesse o nosso site.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

    Ei, tá curtindo o nosso Blog?

    Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


    Obrigado por se inscrever!