Anunciado pelo Banco Central, o Sistema Valores a Receber é um serviço que permite às pessoas e empresas consultar se têm valores esquecidos em instituições financeiras supervisionadas pelo BC, como bancos e corretoras, por exemplo. Mais do que consulta, a ferramenta possibilita aos cidadãos e empresas solicitar o resgate dos recursos disponíveis.
Confira algumas dicas sobre essa ferramenta de consulta e resgate de recursos:
Sumário
ToggleQual o calendário de recuperação dos valores?
As pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março. Caso perca esse prazo, a nova data para solicitação do resgate será em 19 de março. Para os nascidos a partir de 1984 ou quem fundou a empresa a partir desse ano, o prazo será entre 21 e 25 de março, com nova data em 26 de março para quem perder o prazo.
Atenção! Aos sábados, entre 4h e 24h, o sistema de solicitação para resgate dos valores fica disponível a todos.
fonte: Banco Central
Quais são as fontes desses recursos?
Trata-se de valores residuais em bancos, além de dinheiro esquecido em cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias. Além de cotas em consórcios.
Atenção aos golpes!
Ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber para fazer uma consulta no seu nome. O único lugar onde você mesmo(a) pode consultar se tem valores a receber e pedir a transferência do dinheiro é no site valoresareceber.bcb.gov.br. Por isso, se você receber uma mensagem por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram, pedindo para clicar em algum link ou pedindo dinheiro para fazer o acesso por você, pode desconfiar e apagar a mensagem.
Gostou das dicas? Acompanhe o blog do Daycoval.