Está chegando um dos momentos mais esperados do varejo: a Black Friday. Você já está preparado?
Tanto para consumidores como para empresários, a data apresenta uma série de oportunidades. De um lado, o cliente aproveita descontos consideráveis. Do outro, o empresário tem a chance de aumentar as vendas e o faturamento.
Mas, para quem tem um negócio, a Black Friday começa bem antes da data oficial, com uma série de planejamentos e ações que precisam ser colocadas em prática para fazer com que o evento seja realmente significativo.
Se você está pensando no que deve fazer para aproveitar ao máximo a Black Friday deste ano, chegou ao lugar certo! Veja abaixo as estratégias que preparamos para você arrasar nas vendas e ter o melhor resultado dos últimos anos.
Vamos lá?
O que é a Black Friday?
A Black Friday é uma invenção norte americana que foi muito bem aceita no Brasil e vem ganhando cada vez mais força. A proposta é realizar uma mega promoção na última sexta-feira de novembro, mas, por aqui, é comum que as empresas antecipem e prolonguem os descontos ao longo do mês.
A data tem um apelo muito forte no varejo, especialmente no comércio digital, mas costuma ser adotada por diversos setores. Os descontos não são aplicados apenas em produtos, mas também em serviços.
Quando é a Black Friday 2022?
Seguindo a tradição de realizar o evento na última sexta-feira de novembro, em 2022, a Black Friday será realizada no dia 25 de novembro.
Segundo a Neotrust, a Black Friday 2021 movimentou mais de R$ 7,5 bilhões. Este ano, os números podem ser ainda maiores por conta da copa do mundo, que aumenta a intenção de compra de itens como televisores, por exemplo.
Uma pesquisa da Globo apontou que 50% dos consumidores tem intenção de comprar algum produto durante a Black Friday 2022. Para garantir a sua fatia desse bolo, você precisa investir no planejamento das ações que resultarão no aumento duas suas vendas e, principalmente, do seu lucro. Por isso, anote as dicas que preparamos para você fazer a sua empresa bombar na Black Friday 2022.
5 estratégias para lucrar mais na Black Friday
1. Escolha bem os produtos
Priorize itens com margem de lucro maior ou com baixa saída. Não vale a pena colocar na promoção produtos que já seriam vendidos normalmente ou que praticamente não vão trazer retorno.
2. Fique atento à precificação
Fuja da cilada da Black Fraude. Não subestime a inteligência do consumidor para identificar um desconto irreal. Provavelmente, ele estará há meses monitorando o preço do produto que deseja comprar. Além de multa dos órgãos competentes, esse tipo de conduta pode trazer grandes prejuízos para a reputação do seu negócio.
Isso não quer dizer também que você deve dar descontos exorbitantes que irão impulsionar o número de vendas, mas reduzir o seu faturamento. Analise a sua margem de lucro e faça promoções condizentes com o objetivo do seu negócio.
3. Organize a logística e o estoque
Você escolheu os melhores produtos, definiu descontos vantajosos e está pronto para arrasar nas vendas. O plano tem tudo para dar certo, mas vender e não conseguir entregar pode ser um grande problema.
Para não ter esse tipo de preocupação, se comunique com fornecedores e abasteça seu estoque, além de fazer um alinhamento com os seus parceiros logísticos para conseguir dar conta da demanda. Afinal, todas as lojas estarão participando da Black Friday e precisando dos mesmos serviços.
4. Aposte em ações de marketing
Quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Se a promoção que você planejou com tanta dedicação não chegar no ouvido (ou aos olhos) do consumidor, todo o esforço terá sido em vão. Por isso, siga as dicas abaixo para se destacar na Black Friday:
- Monitore a concorrência para ter insights.
- Comunique os seus clientes com antecedência que fará promoção de Black Friday.
- Invista em campanhas criativas e com boas técnicas de copywriting.
- Envie e-mails marketing para a sua base de clientes.
- Aposte em técnicas de SEO para ser encontrado nas pesquisas do Google.
- Faça remarketing para carrinhos abandonados.
- Anuncie nas mídias digitais e otimize sua campanha para dispositivos móveis.
5. Prepare seu site e canais de atendimento
Se você acertar na escolha de produtos e descontos, no alinhamento com os parceiros e na divulgação da sua promoção, o esperado é que o seu site receba um volume de visitas muito acima do normal durante a Black Friday.
Para evitar travamentos e perda de clientes, garanta que a sua plataforma virtual apresente um bom tempo de carregamento e ofereça uma experiência impecável para o consumidor concluir a compra. Também é fundamental que o atendimento ao cliente seja reforçado para atender o maior volume de dúvidas e solicitações.
Aplicando todas essas estratégias no seu negócio, você tem tudo para bater recordes de vendas na Black Friday 2022. E se precisar de crédito para colocar algum dos passos em prática, a gente está aqui para te ajudar. Clique aqui para saber mais sobre o Crédito Daycoval Digital.