Categorias

Organização financeira: a chave do sucesso para as empresas

Não basta ter uma empresa lucrativa, inovadora, focada no cliente e com ótima estratégia: a vida financeira empresarial pode turbinar um negócio ou colocar tudo a perder. E para muitos empresários e empreendedores, essa é uma das tarefas mais difíceis. Porém, com planejamento, disciplina e gestão, a questão financeira pode ser uma importante aliada.

O Banco Daycoval, parceiro das empresas há 50 anos, traz aqui algumas dicas de práticas importantes para que os empreendedores e empresários consigam organizar suas finanças e continuem contribuindo para o crescimento do país.

Qual o seu negócio?

A primeira dica pode parecer óbvia, mas, no dia a dia, é algo que se perde. Afinal, qual o seu negócio? Quais suas margens, seus prazos, suas obrigações, sua cadeia de fornecedores? Como é o seu cliente?

Conhecer a empresa envolve saber as especificidades do ramo de atuação, fatores sazonais, riscos relacionados à localização do negócio e a capacidade de transformação dessa empresa em situações de crise. Conheça todos os valores que compõem o custo de um produto, mercadoria ou serviço que a sua empresa trabalha atualmente.

Com a lição de casa pronta, é hora de fazer um levantamento dos custos envolvidos na produção ou na prestação de serviços, para que, a partir disso, seja feito o planejamento e controle da área financeira com boas práticas para uma boa organização financeira.

Ter uma visão micro e macro da empresa ajuda e muito a fazer o negócio prosperar e até mesmo crescer.

Controle financeiro

O controle financeiro é essencial para que empreendedores possam ter uma visão total da situação financeira dos negócios, garantindo com isso a melhor tomada de decisões para atravessar momentos complicados. Algumas informações são fundamentais para a organização financeira de uma empresa:

  • Faça uma planilha de fluxo de caixa (vendas à vista e a prazo);
  • Controle de despesas fixas (anote vencimentos e valores de contas de luz, telefone, água e aluguel);
  • Pagamento de fornecedores;
  • Pagamento dos investimentos;
  • Entrada de valores realizadas por aporte de sócios;
  • Pagamento de despesas variáveis, como impostos e comissões;
  • Pagamento de empréstimos;
  • Faça uma planilha descrevendo a origem da entrada de valores (empréstimos ou vendas de equipamentos, veículos ou imóveis).

Boas práticas

Seja nas finanças pessoais ou empresariais,  para um futuro promissor é necessário um presente sólido. Por isso, a dica número um é: evite o descontrole das contas a pagar e a receber. Organize esse fluxo, a partir de registros diários de entradas e saídas e ao final das semanas e meses faça análises, descubra quais os dias e semanas de melhor faturamento e que fatores podem estar associados a isso para elaborar estratégias promocionais ou de divulgação do negócio.

Faça projeções de pagamentos e recebimentos. Estudo bem a situação de sua empresa, buscando opções de capital de giro em caso de déficit e investimentos ou expansão do negócio em casos de sobra de caixa.

O que um bom planejamento tem?

Um bom planejamento financeiro deve prever os custos de produção e operação da empresa, ter o fluxo de caixa em dia (todas as entradas e saídas de valores do caixa de sua empresa, inclusive projetos futuros), definição dos preços de mercadorias ou serviços (considere taxas e preços de insumos antes de definir a margem de lucro), análises e relatórios de resultados das vendas (resultados devem descontar custos e despesas fixas).

Outro ponto fundamental dentro do planejamento é garantir que haja uma reserva financeira para despesas emergenciais. Dessa forma, o empresário não precisará recorrer a empréstimos que podem comprometer a saúde financeira do negócio.

Contrate seguros

Os planejamentos financeiros devem prever ainda a contratação de seguros para garantir que, em casos de situações atípicas, as empresas contem com suporte necessário. Para uma situação ideal, seriam necessários seguros de vida para os colaboradores, seguro de incêndio e roubo para estabelecimentos físicos e seguros contra danos a estoques em situações de alagamentos, por exemplo.

Digitalize processos

Na era digital, a tecnologia se tornou uma parceira fundamental para a otimização de processos e maior economia. Investir em uma infraestrutura de gestão financeira moderna é importante para garantir competitividade.

Atualmente, existem muitos softwares para gestão financeira de empresas, garantindo maior controle sobre estoques, contas a pagar e recebimentos.

Além disso, invista na capacitação dos seus colaboradores para melhorar a organização financeira.

Investimento com organização financeira

Quem não gosta de ver o próprio negócio prosperar? Para isso, é estratégico ter informações precisas sobre os recursos que entram e saem da empresa, mostrando ao gestor o que há disponível para que ele possa tomar a decisão sobre investir ou financiar o crescimento do negócio.

Atenção aos impostos

Mantenha um controle rígido sobre o pagamento de impostos. Contrate um contador e mantenha todos os documentos e impostos em dia para manter o CNPJ dentro da lei. Atrasos de impostos e declarações podem comprometer a organização financeira da empresa.

Análise as melhores taxas para antecipar créditos

Com a mudança das regras para a antecipação de recebíveis, o que garante maior competitividade ao setor, empresas e empreendedores ganharam maior liberdade para escolher a melhor instituição para antecipar seus créditos. Dentro dos seus controles de valores a receber, é muito importante que o gestor da empresa mantenha essas informações atualizadas e sempre que optar por antecipar o recebimento desses créditos pesquise as melhores taxas disponíveis e assim evite a perda de sua lucratividade.

Gostou das dicas? Se quiser mais informações sobre produtos voltados a empresas, consulte o site do Daycoval e tenha o apoio de uma equipe especializada.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!