Aqui no Blog do Daycoval, toda segunda-feira, você acompanha as principais notícias da semana do mercado financeiro, com comentários do assessor de investimentos do Daycoval Investe, Rodolfo Camargo. Confira:

Sumário
ToggleNotícias da semana do mercado financeiro – cenário doméstico
Após o encerramento da última semana, marcado por muita volatilidade no fechamento do mercado, foi divulgado, agora pela manhã, o Boletim Focus. As projeções do mercado financeiro para 2025 indicam nova redução da inflação, com a mediana do IPCA recuando de 4,43% para 4,40%. Para o dólar, a estimativa permanece em R$ 5,40, enquanto a expectativa de crescimento do PIB subiu de 2,16% para 2,25% e a taxa Selic foi mantida em 15% ao ano.
O dia mais aguardado da semana, será a quarta-feira, quando o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o COPOM, irá divulgar a sua decisão quanto à taxa Selic. A nossa expectativa é que o banco central mantenha inalterada a taxa de juros em 15%. Esse é o maior nível desde 2006. Vale destacar que o Copom se reúne a cada 45 dias. A semana marca também, a divulgação do ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO, o IPCA, que é divulgado pelo IBGE e mede a inflação oficial do nosso País. Projetamos uma alta de 0,20% para o IPCA de novembro. O índice aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos.
Resumo semanal – cenário internacional
Nos Estados Unidos, o Federal Reserve deve reduzir, na quarta-feira, a taxa de referência em 0,25 ponto porcentual, para o intervalo entre 3,5% e 3,75%. Os dados de emprego e inflação tem arrefecido, o que tende a corroborar com a decisão. O comitê realiza oito reuniões ao longo do ano e as atas são divulgadas três semanas após a data da decisão de política monetária. Ainda por lá, amanhã, serão divulgados dados de trabalho dos meses de setembro e outubro. O relatório Jolts é um estudo mensal do Departamento de Trabalho americano que detalha o número de vagas abertas, contratações ,e demissões, servindo de apoio para as decisões do Federal Reserve.
Por fim, na China, amanhã serão divulgados os dados da inflação ao produtor e ao consumidor de novembro. O Índice de Preços ao Produtor (PPI) mede a variação no preço dos produtos vendidos pelos fabricantes, enquanto o CPI mede a variação dos preços de bens e serviços para as famílias e por isso, é um indicador-chave para a inflação do país.
Agenda
Segunda (08/12): O destaque de hoje foi o Boletim Focus.
Terça (09/12): Relatório Jolts do mercado de trabalho nos Estados Unidos e dados de inflação chinesa
Quarta (10/12): Dados do IPCA de novembro e decisão de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.
Quinta (11/12): Os pedidos semanais de auxílio-desemprego e o Índice de Preços ao Produtor (PPI) americano.
Sexta (12/12): A agenda local se encerra na sexta-feira com a Pesquisa Mensal de Serviços.
Conclusão
A semana está repleta de dados que irão definir o rumo da economia para o final desse ano, e também indicar os caminhos iniciais para 2026. Dois dos pilares mais importantes para a economia de um País, como taxa básica de juros e inflação serão divulgadas no Brasil e nos Estados Unidos. Aqui no Daycoval, temos a estratégia ideal, de acordo com seu perfil de investidor, para lhe auxiliar na gestão do seu patrimônio.
Se você ainda não é cliente do Banco Daycoval, abra sua conta e comece a investir.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Este relatório de análise foi elaborado pelo Daycoval Corretora de Títulos e Valores Mobiliários LTDA. (“Daycoval CTVM”) de acordo com todas as exigências na Resolução CVM nº 20/2021, como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de quaisquer produtos.
O Grupo Daycoval não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório. O signatário deste relatório declara que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação ao Grupo Daycoval e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua (s) remuneração (es) é (são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela Daycoval CTVM. O analista Gabriel Augusto Mollo CNPI-T 1444, responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Resolução CVM nº 20/2021. O analista tem o dever do cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Atuação dos Analistas de Valores Mobiliários do Grupo Daycoval.
O atendimento de nossos clientes é realizado por colaborares do Daycoval. Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de cliente. Antes de qualquer decisão de investimento, os clientes deverão realizar o processo de suitability e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. Este material não sugere qualquer alteração de carteira, mas somente orientação sobre produtos adequados a determinado perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento do grupo Daycoval, podendo também ser divulgado no site institucional da Daycoval CTVM. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso do Daycoval. Os custos da operação estão definidos nas tabelas de custos operacionais, disponível no site www.daycovalctvm.com.br/investimentos/custos-e-tarifas. A Daycoval CTVM exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. O investimento em ações é indicado para investidores de perfil arrojado, de acordo com a Política de suitability praticada no Daycoval CTVM. Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas.
A Ouvidoria do Grupo Daycoval tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 777 0900 ou SAC 0800 775 0500 a disposição nos dias úteis, no horário das 9h às 18h.