Aqui no Blog do Daycoval, toda segunda-feira, você acompanha as principais notícias da semana do mercado financeiro, com comentários do assessor de investimentos do Daycoval Investe, Arthur Maia. Confira:

Sumário
ToggleNotícias da semana do mercado financeiro – cenário doméstico
No Brasil, o foco da semana está na reunião do Copom, na quarta-feira.
A expectativa do Departamento de Pesquisas Econômicas do Daycoval é de manutenção da Selic em 15,00% ao ano, sem uma sinalização explícita de início de cortes em março, reforçando o cenário de cautela da política monetária.
No campo inflacionário, na terça-feira será divulgado o IPCA-15, com expectativa de alta de 0,31%, refletindo principalmente pressões em serviços e alimentos voltando ao terreno positivo. Na quinta-feira, saem os dados do IGP-M de janeiro, que devem mostrar aceleração do IPA industrial, influenciada pela alta do minério de ferro, além do impacto dos reajustes de mensalidades escolares nos componentes ao consumidor.
Em relação à atividade econômica, a quarta-feira traz o Caged de dezembro, para o qual nossos economistas projetam destruição de 460 mil vagas formais. Na série com ajuste sazonal, o saldo deve recuar, mantendo a leitura de mercado de trabalho formal mais fraco.
Já na sexta-feira, a PNAD Contínua deve mostrar a taxa de desemprego estável em 5,2% em dezembro, encerrando o ano nesse patamar, com desaceleração ocorrendo de forma gradual.
Resumo semanal – cenário internacional
No cenário internacional, o principal evento da semana também será a decisão de juros do Federal Reserve na quarta-feira. Nossa expectativa é de manutenção da taxa de juros no intervalo entre 3,50% e 3,75% ao ano, após 3 quedas consecutivas. O mercado irá acompanhar com muita atenção a entrevista do Jerome Powell logo após a decisão, notadamente porque o presidente do FED tem sido fortemente pressionado pelo Donald Trump, inclusive com investigações no âmbito criminal.
Na sexta-feira, o mercado acompanha o índice de preços ao produtor, PPI, de dezembro, com expectativa de alta de 0,3% no mês, tanto para o índice cheio quanto para o núcleo, e inflação anual em 3,0%, sinalizando um processo de desinflação gradual, mas ainda incompleto.
Na Europa, o destaque fica para o PIB da Zona do Euro do quarto trimestre, com projeção de crescimento de 0,2% na variação trimestral e 1,3% na comparação anual.

Boletim Focus
As medianas das expectativas de inflação no Focus para 2026 registraram queda (4,00% ante 4,02%). Para os demais anos não houve alteração em relação a semana passada.
Agenda da semana
• Segunda-feira: Divulgação do Boletim FOCUS;
• Terça-feira: Divulgação do IPCA-15 no Brasil;
• Quarta-feira: Dia mais importante da semana, com decisão do Copom e FOMC, além do Caged no Brasil;
• Quinta-feira: IGP-M de janeiro
• Sexta-feira: PNAD Contínua no Brasil, PPI de dezembro nos Estados Unidos e PIB da Zona do euro do 4º trimestre.
Conclusão
Como vimos, esta semana está cheia de indicadores! Para nós, investidores, a palavra de ordem é atenção e estratégia diversificada. É fundamental estar bem informado.
Se você ainda não é cliente do Banco Daycoval, abra sua conta e comece a investir.
