Como calcular rendimento CDB? Veja como funciona no guia completo

Tempo de leitura: 5 minutos
Executivo usando o notebook para calcular rendimento cdb

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma das modalidades de investimento mais populares no mercado financeiro. Por ser um investimento atrativo, calcular o rendimento do CDB é fundamental para quem planeja investir nele.

O baixo risco e a possibilidade de alta liquidez atraem muitos investidores, especialmente os de perfil mais conservador ou os iniciantes, e até mesmo investidores mais experientes que desejam investir uma parcela da carteira em renda fixa.

Já que esse ativo é muito vantajoso e está cada vez mais conquistando um público de investidores, preparamos este guia especial para ensinar como calcular a rentabilidade do CDB.

Se quer saber mais sobre o assunto, continue lendo e confira a seguir!

Como funciona o rendimento de um CDB?

O CDB é um investimento de renda fixa e por isso, ele funciona como um empréstimo que você faz para um banco por um prazo combinado no momento da aquisição do papel.

Ao final desse período estipulado, a instituição financeira devolve a quantia investida acrescida de juros. A vantagem do CDB é que ele é um bom produto para a carteira de investimentos, oferecendo baixo risco e rentabilidade.

O rendimento de um CDB pode ser atrelado ao CDI ou ao IPCA, dependendo do tipo de título escolhido. O CDI representa a taxa média dos empréstimos entre bancos de um dia para o outro. Ele costuma acompanhar de perto a taxa Selic e seu valor é atualizado diariamente pela B3. 

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mede a inflação. Quando está elevado, pode impactar positivamente a rentabilidade de investimentos atrelados a ele. 

Nesse cenário, é interessante avaliar qual é a melhor escolha para o curto, médio e o longo prazo. Qual a diferença entre o CDB atrelado ao CDI e o atrelado ao IPCA?

A diferença entre eles está no indicador ao qual a rentabilidade do produto estará atrelada.

Se você optar pela taxa CDI, que costuma andar bem próxima à Selic, será comum ouvir investidores aconselharem que essa é a melhor opção, se a taxa Selic estiver alta.

Por outro lado, o IPCA, que mede a inflação, também pode estar alto e trazer bons retornos, além de proteger o seu poder de compra ao longo do tempo. Com isso, é importante sempre se perguntar qual a melhor opção que se encaixa no seu objetivo no curto e no longo prazo.

Como calcular o rendimento do CDB atrelado ao CDI?

Executiva usando o computador para calcular rendimento cdb

Para calcular o rendimento do CDB atrelado ao CDI, primeiro você precisa fazer o cálculo do rendimento do CDI.

Ele pode ser calculado por meio de uma multiplicação da taxa pela rentabilidade do ativo no qual você está investindo.

Por exemplo, se na sua carteira o CDI é de 102,5%, você precisaria multiplicar pela porcentagem do valor da taxa (levando em consideração, o valor atual dela).

Com isso, você poderá obter o rendimento de um CDB atrelado ao CDI.

Para isso, é necessário conhecer a taxa percentual do CDI que o CDB irá render. Por exemplo, se um CDB oferecer 95% do CDI e o CDI estiver em 10% ao ano, a conta é: 0,95 (95%) x 10% = 9,5% ao ano.

Sendo assim, o rendimento acumulado será: valor Final = valor Inicial x (1 + (taxa do CDI x percentual do CDB))^n

O n é usado para indicar o número de anos do investimento.

Como calcular o rendimento do CDB atrelado ao IPCA?

Para calcular o rendimento de um CDB atrelado ao IPCA, soma-se a taxa fixa contratada ao IPCA acumulado no período. Além disso, para investimentos superiores a um ano, é necessário considerar o efeito dos juros compostos.

Por exemplo, se o CDB rende IPCA +5% ao ano e o IPCA for de 4%, o rendimento será de 9% para aquele ano. Além disso, é importante considerar o efeito composto para períodos maiores que um ano.

CDI ou IPCA: qual é o rendimento mais vantajoso?

Para saber se o CDI é mais vantajoso que o IPCA ou vice-versa, irá depender primeiro do cenário econômico do Brasil.

Em tempos de inflação alta, um CDB atrelado ao IPCA, pode proteger melhor o poder de compra. Por outro lado, em cenários de juros mais altos, o CDB atrelado ao CDI pode oferecer retornos superiores.

Levando em consideração o prazo, em períodos mais curtos, as duas opções são bem similares, já que o mercado sempre precifica de modo a deixar as rentabilidades próximas com base nas expectativas de juros e inflação.

Já a longo prazo, como 5 anos, por exemplo, a análise irá depender das previsões econômicas.

A escolha entre CDI e IPCA depende do cenário econômico. Se a inflação for alta e a taxa Selic estiver baixa, o CDB atrelado ao IPCA pode ser mais vantajoso. 

Se a Selic estiver elevada, o CDI pode oferecer retornos mais atrativos. Como escolher entre o CDB atrelado ao CDI e ao IPCA?

Executivo analisando documentos para calcular rendimento cdb

O primeiro passo para fazer uma escolha sábia, é considerar os seus objetivos de investimento e contexto econômico.

Se a inflação estiver em alta, pode ser mais vantajoso optar por um CDB atrelado ao IPCA. E para um investimento a longo prazo, essa pode ser uma proteção importante.

Em contrapartida a esse aspecto, para quem deseja aproveitar um período de juros altos, o CDB atrelado ao CDI pode ser mais atrativo.

Como investir em CDB?

Investir em CDB é simples e geralmente pode ser realizado pelo seu banco, por meio de aplicativo ou site.

Antes de começar a investir, é importante priorizar a pesquisa de opções, verificar a credibilidade da instituição e outros fatores, como a rentabilidade, liquidez e prazo do investimento.

Se precisar de profissionais para te auxiliar na escolha do investimento, conte com o Daycoval!

O Banco Daycoval está no mercado há mais de 55 anos e já auxiliou muitos investidores na jornada de investimentos em renda fixa e renda variável, apresentando resultados consistentes de investimentos.

Com o Daycoval, você investe com uma instituição sólida e com o direcionamento de uma equipe preparada para te conduzir de acordo com o seu perfil de investidor.

Comece a sua jornada com investimentos em CDB com a ajuda do Daycoval! Confira aqui!

Conclusão

O rendimento de um CDB pode variar conforme a sua indexação (CDI ou IPCA) e outros fatores econômicos.

Compreender como cada fator impacta o retorno do seu investimento é fundamental para tomar decisões informadas e adequadas aos seus objetivos financeiros.

Por isso, avalie seu perfil de risco, seus objetivos e fique sempre de olho na economia para escolher o melhor CDB para a sua carteira. Bons investimentos!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

    Ei, tá curtindo o nosso Blog?

    Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


    Obrigado por se inscrever!