Cenário macroeconômico no Brasil e no Mundo em julho de 2024

O mês de junho trouxe novidades importantes para a economia norte-americana. Nos últimos meses, comentamos que a inflação nos EUA havia acelerado, especialmente a inflação de serviços. Em junho, os dados referentes a maio trouxeram algum alívio: a inflação de serviços, excluindo habitação, desacelerou sensivelmente. Ainda é cedo para afirmar uma inversão de tendência, mas há uma melhora em comparação com o início do ano.

Por outro lado, a criação de vagas de emprego continua forte, acelerando em relação ao final de 2023. A força do mercado de trabalho nos leva a questionar a sustentabilidade da queda da inflação rumo às metas. Acreditamos que um arrefecimento mais intenso do mercado de trabalho será necessário.

Em junho, o banco central norte-americano manteve a taxa de juros estável, como esperado. A informação mais relevante veio do gráfico de pontos, onde as projeções dos diretores do FED indicam apenas uma queda da taxa de juros este ano, em linha com nosso cenário. Após o susto com a inflação no início do ano, o FED deve optar por ser mais conservador, aguardando uma série de dados de inflação benigna antes de iniciar o ciclo de cortes de juros, especialmente considerando o saudável mercado de trabalho.

No Brasil, destaque para a manutenção da taxa SELIC em 10,5% após uma piora na percepção de risco, refletida nas expectativas de inflação para 2026. O Banco Central sinalizou a manutenção desse patamar nas próximas reuniões. A alta das expectativas de inflação tem causas variadas, como a postergação da queda dos juros nos EUA, a depreciação do câmbio, maior incerteza fiscal e a votação dividida no COPOM de maio.

A manutenção da taxa SELIC visa reancorar as expectativas de inflação. No entanto, com a redução dos juros nos EUA a partir do final deste ano e o sucesso na reancoração, esperamos uma queda da taxa SELIC em meados de 2025, em torno de 1%. Esse cenário também depende da melhora na percepção das metas fiscais.

Esta foi uma rápida atualização dos principais pontos do cenário macroeconômico e nossas perspectivas para o futuro. Para mais detalhes, acesse nossa apresentação em PDF, clicando aqui!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


      Obrigado por se inscrever!

        Ei! Espera um minutinho, por favor!

        Inscreva-se no Blog Daycoval para receber as nossas novidades, dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


        Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


        Obrigado por se inscrever!