Categorias

Como funciona o Pix? Saiba como aderir ao novo meio de pagamento

A partir do dia 16 de novembro, empresas e pessoas físicas de todo o país terão uma nova opção de fazer e receber pagamentos e transferências – e de maneira instantânea, 24 horas por dia, sete dias por semana. Essa será a data de estreia do Pix, meio de pagamento desenvolvido pelo Banco Central para agilizar e baratear essas operações.

Hoje, na hora de transferir dinheiro por canais como caixas eletrônicos ou internet banking, é possível escolher entre DOC e TED, por exemplo. O Pix será uma alternativa adicional, mas com vantagens importantes.

Uma de suas principais diferenças em relação aos meios tradicionais será sua rapidez: a operação será concluída em menos de dez segundos. Nesse prazo, os recursos já estarão disponíveis na conta do recebedor. A operação será imediata mesmo se for realizada em finais de semana e feriados ou em horários em que as agências bancárias estiverem fechadas.

No novo sistema, os clientes dos bancos poderão se identificar com uma “chave”, que nada mais é do que um dado como CNPJ, e-mail ou telefone celular associado à conta. A fase de cadastramento das chaves começa no dia 5 de outubro.

O sistema estará disponível a todos os brasileiros. Para as empresas – universo que compõe parte importante da base de clientes do Banco Daycoval –, ele pode ser considerado uma ferramenta adicional de ganho de eficiência e de melhoria do fluxo de caixa.

Veja a seguir algumas das principais informações sobre o Pix:

O que é o Pix?

O Pix é um meio de pagamento, assim como boletos bancários, TED, DOC e cartões de débito, crédito e pré-pagos. Ele foi desenvolvido pelo Banco Central ao longo de mais de dois anos e entrou em fase de testes no início de 2020.

É preciso “baixar” ou “instalar” o Pix?

Não, o Pix não é um aplicativo, um programa de computador, um banco nem uma nova instituição financeira na qual seja preciso “abrir uma conta”. Ele é um novo sistema para fazer ou receber pagamentos e transferências.

Qualquer empresa pode usar o Pix?

Micro, pequenas, médias e grandes empresas e também microempreendedores individuais: todos podem optar pelo uso do Pix. O sistema estará disponível para clientes de praticamente todos os bancos, além dos de algumas fintechs e de outras financeiras credenciadas pelo Banco Central. Para usá-lo, é preciso ter uma “conta transacional”, como define o BC: conta corrente, conta poupança ou uma conta de pagamento pré-paga.

Quando o Pix começa a valer?

O sistema estará à disposição do público geral – empresas e também pessoas físicas – no dia 16 de novembro. Antes, no dia 3 de novembro, no entanto, ele entrará em operação restrita, segundo o cronograma divulgado pelo Banco Central. No futuro, será possível também fazer saques usando o Pix, mas essa opção só deve estar disponível em 2021.

O que são as “chaves” do Pix?

As \”chaves\” são dados simples – como CNPJ, CPF ou e-mail – que serão usados para identificar as empresas e pessoas que quiserem fazer transações usando o Pix. As transações pelo Pix também poderão ser feitas por meio de QR Code ou links gerados no smartphone, o que substitui, por exemplo, os dados bancários de quem vai receber.

Como faço meu cadastro para usar o Pix no Daycoval?

O pré cadastro da chave de acesso já está disponível para os clientes do Daycoval pelo Dayconnect Web,  pelo site ou aplicativo Dayconnect . A partir de 05/10 os cadastros serão efetivados e a partir de 16 de novembro, já será possível realizar transferências via PIX.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!