Categorias

Crédito para empresas: como escolher a modalidade ideal?

O crédito para empresas pode ser um grande aliado na hora de atravessar um momento difícil, para garantir fluxo de caixa ou para expandir os negócios. Mas saiba que antes da contratação, é importante avaliar por qual momento sua empresa está passando e conhecer muito bem o seu fluxo de caixa para evitar surpresas e garantir que o crédito contratado não comprometa a saúde financeira do negócio. Contar com a ajuda de profissionais, seja de instituições bancárias ou autônomas, é fundamental para analisar qual a melhor modalidade a ser tomada.

Atualmente, quando muitos negócios enfrentam problemas de pouca liquidez ocasionados pelos efeitos da pandemia, a dica é contar com um bom planejamento estrutural, financeiro e buscar linhas de crédito para facilitar a transição para o pós-pandemia. Segundo um levantamento da Capital Empreendedor, a busca por crédito este ano para micro, pequenas e médias empresas aumentou em mais de 400%.

Mas afinal, como funciona o crédito para empresas?

Antes de se lançar na busca por um empréstimo, é preciso saber exatamente qual será a finalidade do recurso contratado, pois muitas linhas têm destinação específica. Há diversas modalidades de crédito para empresas, sejam elas de uso livre — investimentos ou manutenção do negócio –, além de antecipação de recebíveis e crédito para folha de pagamento. Algumas oferecem taxas de juros mais competitivas. Para conseguir a linha crédito mais adequada, é importante ter bem definido o objetivo  principal do negócio para o momento.

Crédito Digital – Daycoval

Para apoiar os negócios dos brasileiros, o Daycoval oferece aos clientes o Crédito Digital com a garantia do FGI BNDES. Sem burocracia e com maior agilidade na liberação, esse empréstimo é destinado a pequenas e médias empresas.  Com crédito de até R$ 400 mil, as empresas precisam ter três anos de fundação e um faturamento mínimo de R$ 300 mil, além de estarem com todas as obrigações tributárias e previdenciárias em dia.

Sabia que no Daycoval você pode simular e contratar crédito para a sua empresa de forma totalmente digital? É muito fácil e prático! Clique aqui e simule!

Capital de giro

O capital de giro costuma ser uma das modalidades mais procuradas por empresários, pois atende a diversas necessidades do fluxo de caixa das empresas e os bancos trabalham com taxas e prazos variáveis conforme o setor. Esse tipo de crédito para empresas ajuda no equilíbrio operacional de recebimentos, compra de matérias-primas, mercadorias, pagamento a fornecedores, salários, encargos com pessoal e tributos. O capital de giro é indicado para demandas de curto prazo e pode ser contratado na instituição financeira na qual a empresa possui conta ou em empresas especializadas em crédito empresarial. Com o Capital de Giro Daycoval, sua empresa pode ter acesso a crédito com prazos de pagamento adaptados às suas necessidades.

Antecipação de recebíveis

Para quem tem empresa, ter fluxo de caixa é muito importante. Por isso, a antecipação de recebíveis é um tipo de serviço de crédito que, de forma simples, garante transformar em recursos líquidos e imediatos as vendas a prazo.

O processo costuma ser menos burocrático e é utilizado por empresários que ainda não têm capital de giro. Os próprios pagamentos funcionam como uma garantia, com juros mais baixos. Desde maio deste ano, criou-se a registradora de recebíveis. Com isso, diferentes agentes do sistema financeiro conseguem avaliar seu fluxo de entrada, o que trouxe maior competitividade e tornou essa modalidade ainda mais interessante para as empresas.

No entanto, essa é uma alternativa indicada para cobrir despesas mais urgentes e não serve para quem precisa investir para expandir o seu negócio. A modalidade é uma espécie de crédito sem contratação de dívida, pois ela antecipa apenas o que o empreendedor tem a receber.

O Daycoval oferece um serviço ágil de antecipação de recebíveis como cheques e duplicatas. Com isso você consegue transformar em dinheiro, em curto prazo, os cheques recebidos pela sua empresa. O produto é indicado para empresas que recebem duplicatas a vencer como forma de pagamento de seus clientes e utilizam o serviço de cobrança do Banco.  Além disso, o banco tem o crédito parceiro, quando os empresários podem ter acesso a uma linha rápida para dar um fôlego ao negócio.

Crédito para empresas para expansão de negócios

Os empreendedores que desejam ampliar seus negócios devem procurar opções de crédito para empresas de longo prazo, como o crédito para empresas do BNDES, operados por instituições financeiras parceiras do banco estatal. Com ele, é possível comprar máquinas, equipamentos novos, veículos e outros bens de produção ou desenvolver projetos de investimentos. Caso do BNDES Daycoval, um financiamento de longo prazo que pode ser utilizado para investimentos nos negócios com agilidade e segurança e com taxas de juros competitivas. É indicado para aquisição de máquinas e equipamentos novos, projetos de investimentos, exportação e linhas de Capital de Giro para determinados setores.

Crédito para Agronegócios

O Banco Daycoval conta também com uma linha de crédito especialmente desenhada para o Agronegócio. Independentemente de qual atividade sua empresa realize, o Daycoval possui opções capazes de proporcionar a condição ideal de pagamento, desde a produção e apoio à comercialização até opções para auxiliar na compra de máquinas e equipamentos agrícolas.

Leasing

Com os produtos Daycoval Leasing, você pode comprar o bem que necessita para a sua empresa de forma rápida, fácil, segura e sem comprometer seu fluxo de caixa. Todos os produtos e serviços do Daycoval Leasing contam com a experiência, solidez, seriedade e competência do Banco Daycoval.

Parceria nos negócios

O Banco Daycoval aposta na parceria com os empresários e no suporte ao setor produtivo do Brasil, por isso oferece uma ampla gama de serviços para os empresários. A instituição conta com o Floor Plan, uma linha voltada para concessionárias de automóveis para a aquisição de estoques, além do Cash Express, um cheque especial empresarial. Além dessas modalidades, há a Carta Fiança, que garante as responsabilidades assumidas pela sua empresa, mediante a concessão desta carta. Outro produto é Compror – Vendor, para aquisição de matérias primas e aquisição de bens duráveis. Ou seja, muitas opções e cada uma delas pensada para cada segmento específico.

Planeje antes de contratar

A dica para quem quer contratar crédito para a empresa, antecipar recebíveis ou expandir o negócio é ter um bom planejamento. Qualquer decisão que envolva a saúde financeira de uma empresa deve levar em conta as variáveis sazonais, o cenário econômico da região onde o negócio está instalado e também o setor de atuação da empresa. É preciso saber o quanto a parcela vai pesar no caixa. O empréstimo é um potencializador para o seu negócio, por isso, a organização de suas finanças e separação do fluxo de caixa é tão importante.

Com o planejamento em mãos, conte com todas as vantagens com os produtos de crédito empresarial do Banco Daycoval. Saiba mais no nosso site.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!