Filmes sobre empreendedorismo: 7 produções que vale a pena assistir

A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Podemos ter diferentes pontos de vista sobre esta questão, mas a verdade é que a arte muitas é uma ótima fonte de inspiração, inclusive para o empreendedorismo.

Assistir filmes é uma forma divertida de assimilar novos conceitos e aprender com as experiências de outras pessoas.

Se você está pensando em empreender ou já tem a sua própria empresa, vale a pena aumentar o seu repertório de conhecimento com algumas histórias emblemáticas que envolvem criatividade, coragem e determinação para o sucesso de um negócio.

Confira abaixo a lista com 7 filmes imperdíveis para quem quer saber mais sobre empreendedorismo:

Seu negócio está precisando de uma forcinha? Conheça o Crédito Digital Daycoval para pequenas e médias empresas.

Melhores filmes de empreendedorismo

À Procura Da Felicidade (2006)

A história da vida do empresário norte-americano Chris Gardner é realmente emocionante.

Interpretado por Will Smith, Gardner passa por diversas situações desafiadoras, como o abandono da esposa, meses de trabalho sem remuneração como estagiário e o fato de ser despejado de casa, obrigando-o a morar nas ruas junto com seu filho de apenas 5 anos.

Este filme destaca a importância da persistência e da autoconfiança para atingir um objetivo, pois Gardner não desiste de uma oportunidade promissora, mesmo diante das dificuldades mais graves.

Coco antes de Chanel (2008)

Coco Chanel é uma figura mundialmente conhecida e sua história é um dos maiores exemplos de empreendedorismo feminino.

 O filme conta a trajetória de Gabrielle “Coco” Chanel, desde sua origem humilde até se tornar uma grande empreendedora do século 20, cujo império continua a impactar a moda atual.

A obra apresenta lições importantes sobre coragem, inovação, determinação e perseverança na manutenção de seus princípios e na busca por seus sonhos.

A Rede Social (2010)

Este longa revela os fatos controversos que levaram à criação do Facebook, mostrando aspectos interessantes sobre Mark Zuckerberg e seus colegas.

O Facebook, uma das maiores redes sociais da história, teve sua inspiração em uma ideia questionável que comparava a aparência de estudantes mulheres da Universidade de Harvard, nos EUA.

Logo depois, seus criadores perceberam que a plataforma poderia ser usada para interações sociais entre estudantes, rapidamente se expandindo para outras universidades. Seis anos depois, Zuckerberg foi reconhecido como o bilionário mais jovem do mundo.

A obra discute a importância de investir em ideias criativas e como torná-las rentáveis, além de destacar a importância de escolher parceiros confiáveis e manter a ética nos negócios.

O Menino Que Descobriu o Vento (2020)

Você sabia que um adolescente de apenas 14 anos conseguiu criar um moinho para extrair água de um poço, utilizando apenas uma bicicleta velha e materiais encontrados no lixão?

Essa é a incrível história de William KamKwamba, um engenheiro africano nascido em Malawi. Apesar de ser autodidata e muito pobre, William tinha uma sede de conhecimento inabalável e uma mente brilhante.

Sua invenção foi desenvolvida com o objetivo de contribuir com a agricultura local, levando água para as plantações e permitindo que houvesse colheitas mesmo nos períodos mais secos do ano, quando a fome e a miséria eram mais intensas.

 “O Menino que Descobriu o Vento” nos ensina que, com propósito, em qualquer situação, você é capaz de transformar a sua sociedade e a sua empresa.

De Porta Em Porta (2002)

Emocionante e baseado em fatos reais, o filme narra a jornada de Bill Porter, um homem que sofre de paralisia cerebral e batalha por um trabalho como vendedor ambulante.

Apesar de suas limitações, sua determinação e o suporte de sua mãe o levam a conquistar o emprego, mas inicialmente ele não alcança as metas de vendas.

Sem desanimar, Porter pede uma segunda chance e descobre que deve apostar em uma nova estratégia de venda: tratar clientes como amigos e focar em suas necessidades.

Além do método eficaz, “De Porta em Porta” enfatiza a importância de desafiar os limites impostos pela sociedade ou pela baixa autoestima para alcançar resultados duradouros.

Fome De Poder (2016)

O filme conta a história da rede de fast-food mais renomada do mundo: o McDonald’s. Fundado na década de 1940 na Califórnia, o restaurante oferecia hambúrgueres e milk shakes com preços competitivos e eficiência.

Em 1954, os irmãos McDonald chamaram a atenção de Ray Kroc, um vendedor de liquidificadores para milk shake.

Ao conhecer o modelo de negócio revolucionário do McDonald’s, Kroc viu imediatamente o potencial de crescimento e trabalhou para ser o representante da marca. Por fim, ele se tornou dono da rede, expandindo suas filiais para diversos países.

“Fome de Poder” enfatiza a importância de cuidar das negociações e construir uma marca com boa reputação.

Walt Antes Do Mickey (2015)

O filme aborda a história de Walt Disney nos anos que antecederam a criação de seu personagem mais famoso, o Mickey Mouse.

Apesar das adversidades e falhas, a trama revela várias características empreendedoras do animador, roteirista e cineasta, que aprendeu desde cedo a correr atrás de seus sonhos.

Além de criativo, Disney era determinado e buscava reunir as melhores equipes, confiando em sua intuição – o que levou seus projetos a se tornarem um enorme império.

Aliás, essa é uma das principais lições do filme: a importância de confiar na intuição para criar produtos e serviços que emocionem o público e resultem em uma cultura de encantamento do cliente.

Potencialize as suas habilidades empreendedoras

Os filmes acima trazem uma série de aprendizados essenciais para o sucesso do seu negócio, como foco, criatividade, determinação e até mesmo intuição.

Todas essas habilidades são indispensáveis para quem está à frente de uma empresa. Contudo, às vezes também é necessário um impulso financeiro para que o negócio alce voos mais altos.

Nesses casos, lembre-se que você pode contar com o Crédito Digital Daycoval para pequenas e médias empresas.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


      Obrigado por se inscrever!

        Ei! Espera um minutinho, por favor!

        Inscreva-se no Blog Daycoval para receber as nossas novidades, dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


        Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


        Obrigado por se inscrever!