Pronampe 2023: prazo de pagamento é prorrogado. Veja o que muda

Pronampe 2023
Pronampe 2023 amplia prazo de pagamento para micro e pequenas empresas

Você é empreendedor e fez ou pretende fazer um empréstimo por meio do Pronampe, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte? Então, tem novidade boa para você: o prazo de pagamento das parcelas do Pronampe 2023 aumentou.

Com a nova lei sancionada recentemente (Lei 14.554/2023), as micro e pequenas empresas terão mais dois anos para quitar os empréstimos. O tempo para o acerto de contas passou de quatro para seis anos.

O que muda além do prazo de pagamento do Pronampe 2023?

Além da prorrogação das parcelas, a nova lei estipula o teto de juros mensais em 6% mais a taxa Selic, que atualmente está em 13,75%, e um limite mínimo de carência de 12 meses.

A lei diz também que contratos firmados a partir de 2021 podem ser renegociados pelas novas regras, contanto que a renegociação siga as condições estabelecidas pelo Governo Federal.

Qual é o objetivo da prorrogação do pagamento das parcelas?

A principal finalidade das alterações propostas para as regras do Pronampe 2023 é facilitar o acesso a empréstimos para essa parcela importante das empresas que geram empregos e movimentam a economia.

O crédito acessível tem papel primordial na recuperação e no crescimento desses negócios que foram tão afetados durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as MPEs representam 99% das 20 milhões de empresas brasileiras, e são responsáveis por 62% da mão de obra empregada e por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Relembre como funciona o Pronampe 2023

O Pronampe é uma linha de crédito para pessoa jurídica (PJ) criada em 2020 pelo Governo Federal. A proposta era apoiar pequenos empreendedores em meio a pandemia de Covid-19.

O programa permite que pequenas e médias empresas realizem operações de crédito no limite de 30% de seu faturamento anual. O valor pode ser usado para reformas, despesas operacionais, compra de equipamentos e de mercadorias.

Os praticados são bem abaixo da média do mercado e a contratação é mais rápida, já que eventuais inadimplências contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Operações (FGO).

Conclusão

Com ainda mais tempo para a quitação do empréstimo, o Pronampe 2023 é uma boa alternativa para micro e pequenas empresas que desejam injetar um capital extra em suas operações.

Entretanto, existem outras opções de crédito no mercado que proporcionam taxas competitivas e uma contratação rápida e intuitiva.

É o caso do Crédito Digital Daycoval, o empréstimo do Banco Daycoval para pequenas e médias empresas crescerem com menos burocracia e mais agilidade.

Assista ao vídeo sobre como contratar o Crédito Digital Daycoval:

Você pode solicitar crédito de até R$ 400 mil e pagar em 60 meses e a simulação e contratação são 100% digitais. É a solução que você estava esperando para alavancar o seu negócio!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!