Como controlar os gastos no cartão de crédito: 9 dicas que todo mundo deveria seguir

Rápido, fácil e seguro. Esses são alguns atributos para o uso do cartão de crédito no dia a dia. Além de ser um facilitador para a realização de uma compra imediatamente, mas com pagamento até 40 dias depois ou parcelado, no caso de bem de maior valor, ele também pode servir como um mecanismo de controle financeiro.

Ao concentrar todas as despesas no cartão, você consegue controlar o fluxo das suas compras e até identificar se não está consumindo sem necessidade. Mas, nem sempre a história é essa: muitas pessoas usam os limites disponibilizados pelas operadoras sem um planejamento e acabam se endividando.

Por isso, cuidado! O que surgiu para facilitar a sua vida pode ser uma armadilha se o consumo não for consciente e responsável. Saber como usar um cartão de crédito é essencial para garantir a eficiência do seu planejamento financeiro pessoal, evitando entrar no rotativo do cartão – uma das maiores taxas de juros do mercado –, e comprometer a sua renda com dívidas além do seu orçamento.

Para te ajudar, o Banco Daycoval preparou aqui algumas recomendações para que você continue usando o seu cartão de crédito e aproveite ao máximo todas as vantagens que esse meio de pagamento oferece.

Planeje suas contas e suas compras

Não existe mágica! Para fugir do endividamento, nossa recomendação é que você faça uma planilha com todos os seus custos fixos mensais, sua renda e veja qual é o percentual de comprometimento desses rendimentos com as despesas do dia a dia. A partir disso, faça uma programação de qual é o montante mensal disponível para compras fora dos custos fixos, com isso você deverá estabelecer um “teto de gastos”, para não se descontrolar e gastar demais.

Lembre-se: o limite disponibilizado pelas operadoras pode ser maior que a sua capacidade de pagamento mensal, por isso a recomendação é fazer bem as contas dos seus rendimentos e determinar uma quantia máxima para gastar mensalmente.

Limite do cartão não é renda!

Não use o limite do cartão como se fosse renda. Coloque as suas contas no papel e entenda se você está no positivo ou no negativo.  Contando tudo o que entra e tudo o que sai no mês, o valor dos gastos deve ser inferior ao dos ganhos. Gastar mais do que ganha contando com o limite do cartão pode levar rapidamente ao descontrole e ao endividamento.

Controle de compras

Atualmente há uma série de aplicativos disponíveis para o registro de gastos diários que te auxiliam a controlar melhor o seu orçamento. Para não se perder nas compras, anote tudo o que comprou no cartão para ter um registro sobre os gastos. Não se esqueça que pequenas despesas podem formar uma grande fatura. Isso vale para as assinaturas de serviços de streaming, o pão de queijo e o cafezinho na padaria. Ou seja, tudo! Compras de baixo valor podem enganar e no final das contas a fatura pode superar a previsão mensal de gastos com cartão.

Cuidados com as compras parceladas

Conforme descrevemos acima, as compras de pequeno valor induzem ao pensamento de que são gastos pequenos, mas no final das contas isso pode complicar o orçamento. Antes de parcelar uma compra no cartão de crédito, veja se vale a pena. Consulte o valor do produto à vista e compare o que compensa. Caso faça a compra parcela, lembre-se de computar isso no seu orçamento mensal para não perder o controle dos gastos.

Pague a fatura em dia!

Entender como funciona o seu cartão e quais são as taxas de juros vão te ajudar a controlar os gastos. As taxas cobradas pelos cartões de crédito são as mais elevadas do mercado. Por isso, evite gastar acima daquilo que dispõe para pagamento da fatura à vista. Fuja do rotativo! Caso não consiga  pagar integralmente a fatura do mês, sua dívida ficará cada vez maior, pois os juros são altos e a cobrança acaba sendo “juros sobre juros”.

Não tenha vários cartões

Quanto maior a oferta de crédito, maior é a chance de você se enrolar com os limites oferecidos pelas operadoras. Os cartões são uma facilidade essencial no mundo de hoje, principalmente em um cenário de compras online e que esse meio de pagamento é um dos mais utilizados. Por isso, escolha um cartão a partir das vantagens, como limites, taxas cobras e valores de anuidade. Cuidado com a tentação para não tirar suas finanças dos trilhos.

Não empreste seu cartão

Emprestar o cartão de crédito faz com que não tenha domínio total sobre o que está sendo comprado em seu nome, e isso pode ser uma grande armadilha. Evite emprestar o cartão para amigos e parentes.

Evite saques com seu cartão de crédito

Todo saque feito no cartão de crédito tem juros e paga uma alta taxa pelo serviço. Fique muito atento para não estourar o limite ou fazer saques demais.

Compre em sites seguros

As compras online caíram no gosto dos brasileiros, seja pela facilidade e comodidade, como também pela oferta de preços mais competitivos. Mas além da atenção para não exagerar nos gastos, você deve ficar atento quanto à segurança dos sites de comércio eletrônico. Alguns sites podem “roubar seus dados” e usar seu cartão para a aprovação de compras que não foram feitas por você. Uma dica para fugir dos golpes é usar o cartão virtual. Ele é como uma cópia digital do cartão, porém, aquele código de segurança (chamado de CVV) muda a cada 24 horas. Caso os dados do cartão caiam em mãos erradas, não será possível finalizar qualquer compra ou transação.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso blog

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


      Obrigado por se inscrever!

        Ei! Espera um minutinho, por favor!

        Inscreva-se no Blog Daycoval para receber as nossas novidades, dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


        Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


        Obrigado por se inscrever!