Notas de Dólar e Euro falsas? Aprenda a identificar.

Com a retomada do turismo internacional, os viajantes precisam estar atentos a uma série de questões para evitar dores de cabeça. Tão importante quanto monitorar a cotação das moedas estrangeiras para garantir um câmbio vantajoso, caso você opte pelo uso de moeda em espécie, é saber identificá-la para não cair em golpes e receber notas falsas.

Mesmo para notas que não estamos acostumados a manusear no dia a dia é possível evitar problemas e reconhecer as cédulas. O dinheiro em espécie, de qualquer país ou região do mundo, possui algumas linhas de identificação que ajudam na hora de reconhecer uma moeda falsificada.

Para te ajudar nesse processo, preparamos algumas dicas sobre as moedas mais procuradas por brasileiros para suas viagens ao exterior: Dólar e Euro. Boa leitura!

Você sabe como identificar notas falsas de Dólar ou Euro?

As moedas de maior circulação em todo o mundo são Dólar e Euro. Elas também são as mais procuradas pelos brasileiros que escolhem os países europeus e os Estados Unidos como destino no exterior. Além disso, são utilizadas para câmbio em outros países com moedas diferentes.

Algumas dicas sobre o Dólar

As verdinhas, como são popularmente conhecidas as notas de dólar, apresentam uma textura mais áspera e alguns pontos em relevo. Esses são aspectos que as pessoas que estão com o dinheiro em mãos podem observar.

Outra dica para verificar se é dinheiro falso é analisar o número de série. Os dólares verdadeiros trazem numeração simétrica.

Nas notas da moeda dos Estados Unidos, também devemos observar a presença de dois selos: do Tesouro norte-americano e do Federal Reserve.

As notas de dólar em espécie possuem algumas linhas de identificação que ajudam na hora de reconhecer uma moeda falsa. No caso das notas de 100 dólares, há uma linha em 3D que muda de cor ao ser exposta à luz, além de ser mais grossa. Nas outras notas, há uma linha mais fina.

Algumas dicas sobre o Euro

Outra moeda de alta procura pelos brasileiros é o Euro. A moeda que circula pelos países da Europa também apresenta características específicas que garantem o reconhecimento de cédulas falsificadas na hora da compra.

Todas as notas de Euro são impressas em fibra pura de algodão e não papel, dando a essas cédulas um toque mais macio.

Quando comprar ou receber Euros, lembre-se que existem notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500. E, atenção, as cédulas de 200 e 500 euros costumam ser bastante utilizadas em golpes de falsificação em países europeus. Por isso, cuidado ao receber essas cédulas no exterior.

As notas de Euro têm tamanhos diferentes de acordo com o valor, sendo a de 5 Euros a menor e que vai aumentando as dimensões de acordo com o valor, finalizando com a de 500 Euros sendo a maior entre as cédulas.

Além disso, cada valor tem cores diferentes. Veja o quadro abaixo com as dimensões e características específicas.

Valor                Dimensões               Cores

5                    120 x 62 mm            Acinzentada

10                 127 x 67 mm            Vermelha

20                  133 x 72 mm            Azul

50                  140 x 77 mm           Laranja

100                147 x 82 mm           Verde

200                153 x 82 mm           Amarela mais escura

500                160 x 82 mm           Púrpura

Além dos aspectos visuais diferentes, as notas de Euro também contam com elementos de segurança para conferir autenticidade às cédulas.

Assim como o Dólar, as notas verdadeiras de Euro também possuem uma marca d’água que é identificada quando a nota é colocada contra a luz.

As notas do Euro têm um filete de segurança em cor escura e caracteres brancos que formam a palavra euro e os algarismos que representam o valor da nota. Informações visíveis em ambos os lados da cédula.

Outro aspecto específico da moeda europeia são os números transparentes, presentes no lado superior esquerdo e parecem meio apagados.

Ah, lembre-se de verificar se a nota de Euro em suas mãos possui um holograma no lado direito, neste caso na parte da frente. 

No Daycoval, você conta com uma equipe especializada que pode te dar todo o suporte na hora da compra de moedas estrangeiras. São mais de 20 opções de moedas de diferentes países.  O DayCâmbio é o maior correspondente cambial do Brasil. São mais de 80 casas de câmbio em todo o país. Entre em contato por telefone, WhatsApp ou presencialmente. Saiba mais em daycambio.com.br

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!