Categorias

O que é educação financeira e como ela pode mudar a sua vida

A educação financeira é uma das principais lacunas na formação do brasileiro.

É um dos assuntos que todo mundo deveria estudar, pois pode ser decisivo na forma como você lida com o dinheiro.

Aprender como organizar os gastos, poupar e entender como investir o seu dinheiro de forma adequada pode contribuir para melhorar a gestão de suas finanças pessoais, tornando sua vida mais equilibrada sob o ponto de vista financeiro.

Saiba que não existe idade mínima ou máxima para começar a entender do assunto. O importante é tomar iniciativa.  Pensando nisso, vamos entender a importância da educação financeira. 

Ficou interessado? Continue lendo e saiba mais.

O que é educação financeira?

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico  OCDE, educação financeira é o processo pelo qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros. Trata-se de uma ferramenta fundamental para a tomada de decisão, ensinando como atingir objetivos por meio do controle dos gastos e da alocação de recursos.

Importância da Educação Financeira

A educação financeira muda a forma como você se comporta em relação às suas finanças, pois passa a ter conhecimento para tomar melhores decisões com seu dinheiro, evitando ficar endividado. Além de proporcionar uma segurança material, por saber a importância de investir o dinheiro e planejar um futuro com melhor qualidade de vida.

Veja algumas dicas para você se organizar financeiramente.

1- Conheça os seus gastos e tenha em mente o quanto ganha

É importante saber o quanto você pode gastar para não ficar no vermelho.

Organize seu orçamento mensal, anote em uma planilha sua renda mensal e todos os seus gastos (aluguel, luz, água, internet, supermercado, entre outros). 

Lembre-se, para que o seu controle seja realmente eficiente, é importante anotar todos os seus gastos para verificar quanto sobra no fim do mês e quanto poderá investir.

2- Estabeleça prioridades

Após organizar o seu orçamento, fica mais fácil identificar para onde está indo o seu dinheiro, se está gastando de maneira consciente. Feito isso, comece então a fazer planos com o seu dinheiro, definindo objetivos de curto, médio e longo prazo de maneira realista.  Com esse planejamento e controle financeiro fica mais fácil evitar o desperdício, ajudando a gastar com consciência evitando o endividamento. Afinal não é isso que você quer, não é mesmo?

3- Pague suas dívidas

Negocie e quite suas dívidas, evitando restrições de crédito em seu nome.

Estabeleça um limite de quanto pode pagar, de acordo com sua realidade financeira. Corte gastos desnecessários e volte a ter controle da sua saúde financeira.

4- Invista o seu dinheiro

Garanta uma reserva financeira investindo o seu dinheiro, pois imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Investir proporciona diversos benefícios para você e sua família, como qualidade de vida e ganhos financeiros. Existem opções para diferentes perfis de investidor, inclusive com pouco dinheiro.  O mercado oferece alternativas que rendem mais do que a poupança e com segurança.

Conheça as opções de investimento do Banco Daycoval e comece a investir agora, saiba mais!

Conclusão

E então, gostou das dicas? Esperamos que essas informações ajudem você a adquirir novos hábitos e a tomar decisões mais conscientes com seu dinheiro para ter uma vida financeira mais tranquila.

Continue a acompanhar o nosso blog para receber mais dicas.  Até a próxima!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!