A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Podemos ter diferentes pontos de vista sobre esta questão, mas a verdade é que a arte muitas é uma ótima fonte de inspiração, inclusive para o empreendedorismo.
Assistir filmes é uma forma divertida de assimilar novos conceitos e aprender com as experiências de outras pessoas.
Se você está pensando em empreender ou já tem a sua própria empresa, vale a pena aumentar o seu repertório de conhecimento com algumas histórias emblemáticas que envolvem criatividade, coragem e determinação para o sucesso de um negócio.
Confira abaixo a lista com 7 filmes imperdíveis para quem quer saber mais sobre empreendedorismo:
Seu negócio está precisando de uma forcinha? Conheça o Crédito Digital Daycoval para pequenas e médias empresas.
Melhores filmes de empreendedorismo
À Procura Da Felicidade (2006)
A história da vida do empresário norte-americano Chris Gardner é realmente emocionante.
Interpretado por Will Smith, Gardner passa por diversas situações desafiadoras, como o abandono da esposa, meses de trabalho sem remuneração como estagiário e o fato de ser despejado de casa, obrigando-o a morar nas ruas junto com seu filho de apenas 5 anos.
Este filme destaca a importância da persistência e da autoconfiança para atingir um objetivo, pois Gardner não desiste de uma oportunidade promissora, mesmo diante das dificuldades mais graves.
Coco antes de Chanel (2008)
Coco Chanel é uma figura mundialmente conhecida e sua história é um dos maiores exemplos de empreendedorismo feminino.
O filme conta a trajetória de Gabrielle “Coco” Chanel, desde sua origem humilde até se tornar uma grande empreendedora do século 20, cujo império continua a impactar a moda atual.
A obra apresenta lições importantes sobre coragem, inovação, determinação e perseverança na manutenção de seus princípios e na busca por seus sonhos.
A Rede Social (2010)
Este longa revela os fatos controversos que levaram à criação do Facebook, mostrando aspectos interessantes sobre Mark Zuckerberg e seus colegas.
O Facebook, uma das maiores redes sociais da história, teve sua inspiração em uma ideia questionável que comparava a aparência de estudantes mulheres da Universidade de Harvard, nos EUA.
Logo depois, seus criadores perceberam que a plataforma poderia ser usada para interações sociais entre estudantes, rapidamente se expandindo para outras universidades. Seis anos depois, Zuckerberg foi reconhecido como o bilionário mais jovem do mundo.
A obra discute a importância de investir em ideias criativas e como torná-las rentáveis, além de destacar a importância de escolher parceiros confiáveis e manter a ética nos negócios.
O Menino Que Descobriu o Vento (2020)
Você sabia que um adolescente de apenas 14 anos conseguiu criar um moinho para extrair água de um poço, utilizando apenas uma bicicleta velha e materiais encontrados no lixão?
Essa é a incrível história de William KamKwamba, um engenheiro africano nascido em Malawi. Apesar de ser autodidata e muito pobre, William tinha uma sede de conhecimento inabalável e uma mente brilhante.
Sua invenção foi desenvolvida com o objetivo de contribuir com a agricultura local, levando água para as plantações e permitindo que houvesse colheitas mesmo nos períodos mais secos do ano, quando a fome e a miséria eram mais intensas.
“O Menino que Descobriu o Vento” nos ensina que, com propósito, em qualquer situação, você é capaz de transformar a sua sociedade e a sua empresa.
De Porta Em Porta (2002)
Emocionante e baseado em fatos reais, o filme narra a jornada de Bill Porter, um homem que sofre de paralisia cerebral e batalha por um trabalho como vendedor ambulante.
Apesar de suas limitações, sua determinação e o suporte de sua mãe o levam a conquistar o emprego, mas inicialmente ele não alcança as metas de vendas.
Sem desanimar, Porter pede uma segunda chance e descobre que deve apostar em uma nova estratégia de venda: tratar clientes como amigos e focar em suas necessidades.
Além do método eficaz, “De Porta em Porta” enfatiza a importância de desafiar os limites impostos pela sociedade ou pela baixa autoestima para alcançar resultados duradouros.
Fome De Poder (2016)
O filme conta a história da rede de fast-food mais renomada do mundo: o McDonald’s. Fundado na década de 1940 na Califórnia, o restaurante oferecia hambúrgueres e milk shakes com preços competitivos e eficiência.
Em 1954, os irmãos McDonald chamaram a atenção de Ray Kroc, um vendedor de liquidificadores para milk shake.
Ao conhecer o modelo de negócio revolucionário do McDonald’s, Kroc viu imediatamente o potencial de crescimento e trabalhou para ser o representante da marca. Por fim, ele se tornou dono da rede, expandindo suas filiais para diversos países.
“Fome de Poder” enfatiza a importância de cuidar das negociações e construir uma marca com boa reputação.
Walt Antes Do Mickey (2015)
O filme aborda a história de Walt Disney nos anos que antecederam a criação de seu personagem mais famoso, o Mickey Mouse.
Apesar das adversidades e falhas, a trama revela várias características empreendedoras do animador, roteirista e cineasta, que aprendeu desde cedo a correr atrás de seus sonhos.
Além de criativo, Disney era determinado e buscava reunir as melhores equipes, confiando em sua intuição – o que levou seus projetos a se tornarem um enorme império.
Aliás, essa é uma das principais lições do filme: a importância de confiar na intuição para criar produtos e serviços que emocionem o público e resultem em uma cultura de encantamento do cliente.
Potencialize as suas habilidades empreendedoras
Os filmes acima trazem uma série de aprendizados essenciais para o sucesso do seu negócio, como foco, criatividade, determinação e até mesmo intuição.
Todas essas habilidades são indispensáveis para quem está à frente de uma empresa. Contudo, às vezes também é necessário um impulso financeiro para que o negócio alce voos mais altos.
Nesses casos, lembre-se que você pode contar com o Crédito Digital Daycoval para pequenas e médias empresas.