Categorias

Entenda por que os Fundos Multimercados ganharam destaque nos últimos meses

Os Fundos Multimercados não têm esse nome por acaso. A possibilidade de aplicar o dinheiro do cotista em diversos segmentos simultaneamente dá aos Fundos Multimercados duas importantes características:

  1. A diversificação, já que pode investir tanto em renda fixa (títulos públicos do Tesouro Direto, por exemplo), quanto em renda variável (ações), além de moedas (como dólar) e investimento no exterior.
  2. A complexidade, pois o gestor (responsável por administrar os recursos aplicados no fundo) tem a liberdade de montar diversas estratégias, conforme o cenário econômico ou mudanças no mercado financeiro.

O Banco Daycoval possui dois Fundos Multimercados: Daycoval Multifunds FIC FI Multimercado e o Daycoval Multiestratégia F.I.M, que encerraram dezembro de 2019 com retorno acima do CDI.

Daycoval Multifunds é atrativo para o momento

Com a queda progressiva da taxa básica de juros (Selic) desde outubro de 2016, as aplicações financeiras conservadoras deixam de ser atrativas. Por isso, o investidor que quiser ter um ganho maior nos investimentos precisa buscar opções mais arriscadas, como fundos multimercados. Isso explica por que no cenário de juros baixo esses fundos acabam sendo a bola da vez.

A estratégia do Daycoval Multifunds é alocar seus recursos em uma carteira diversificada de Fundos Multimercados e de ações, apostando em renomados gestores selecionados a dedo pela expertise e consistência de retornos.

Em dezembro de 2019, o Daycoval Multifunds estava investido em 23 fundos de terceiros. Desse total, 20 fundos tiveram retorno positivo, sendo 18 fundos com retorno acima de 100% do CDI. Vale destacar os seguintes fundos:

– Oceana Long Bias FIC FIA de 1.805,99% do CDI ou 6,77% no mês.

– Vinland Macro FIC FIM de 848,16% do CDI ou 3,18 % no mês.

– Occam Long & Short PLUS FIC FIM de 714,81% do CDI ou 2,68% no mês.

Diversificação é a graça dos Fundos Multimercados e resultou na boa performance do Daycoval Multifunds

Revelados os principais fundos que contribuíram com retorno positivo em dezembro, vem a pergunta que não quer calar: por que o resultado foi tão bom? A resposta não é simples, mas é certo que se chegou a este resultado com um combo de diversificação. Como em time que está ganhando não se mexe, as principais estratégias dos fundos se mantêm:

– Mercado local: não poderíamos fechar os olhos para as alocações nos mercados de juros, moedas e renda variável.

– Mercado internacional: também ficamos de olho na taxa de juros global; na compra de Dólar Americano frente a uma cesta de moedas, inclusive o Real e, claro, estratégias de eventos corporativos de empresas americanas e europeias.

Desempenho do Daycoval Multiestratégia

Os cotistas que apostaram no Fundo Multimercado Daycoval Multiestratégia apagaram as luzes de 2019 em grande estilo, já que o ativo rendeu 109,82% do CDI no mês. O resultado positivo foi devido ao posicionamento aplicado nos juros pré-fixados e comprado na bolsa.

A boa notícia em 2020 para o investidor deste tipo de produto é que os juros pré-fixados podem começar a mostrar uma pressão menos constante na alta dos preços, com uma acomodação na precificação dos alimentos e na inflação. Por isso, a estratégia é o aumento da posição aplicada em juros.

Expectativa de performance para janeiro de 2020

“Em janeiro, mantivemos a posição comprada em bolsa local, mas conjugado com algumas proteções na forma de opções de Ibovespa e comprados no Dólar x Real como forma de proteção à posição aplicada dos juros prefixados”, explica Anand Kishore, gestor de fundos da Daycoval Asset Management.

Mas não para por aí. “Na estratégia long&short, estamos comprados no par ON/PN de Petrobras, no par de Metalúrgica Gerdau contra Gerdau, em um par no setor de seguros e mineração. Por fim, temos um par no setor de varejo”, conclui Anand.

Dito isso, pensou em investir nos Fundos Multimercados? Acesse a plataforma do Daycoval e confira nossas oportunidades.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!