A cada dia, os golpes financeiros contra idosos são aperfeiçoados e ficam mais ousados. Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mostrou que desde o início da pandemia do novo coronavírus até setembro de 2020, as tentativas de golpes financeiros contra idosos aumentaram cerca de 60%. Pedidos de dados pessoais e senhas estão entre os mais comuns. Para ajudar estes consumidores, preparamos aqui algumas informações sobre os golpes mais comuns e orientações aos idosos para se protegerem da ação dos criminosos.
Sumário
ToggleGolpe do falso motoboy
Neste caso, as vítimas recebem uma ligação dos criminosos se identificando como funcionários do banco para informar transações suspeitas com o cartão de crédito do cliente. Com uma abordagem bastante refinada, os criminosos conseguem que os clientes forneçam dados pessoais e dizem que um motoboy será enviado até o endereço para a coleta do cartão supostamente clonado para análise e cancelamento dos débitos indevidos. Eles orientam os idosos a cortar o cartão ao meio, porém o chip permanece sem danos e pode ser usado normalmente. Ações como essa tiveram um aumento de 65% durante a quarentena.
E-mails falsos e phishing
A pessoa recebe um e-mail sobre os mais diversos assuntos (cobranças, informações em geral ou mesmo correntes de ajuda – principalmente com fotos de crianças desaparecidas), geralmente enviados em nome de uma empresa. Essas mensagens carregam vírus ou links que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos. Dessa forma, os criminosos acessam os dados do cliente.
Esse tipo de ação também pode vir por meio de mensagens de celular ou WhatsApp, portanto, cuidado com SMS e não abra e-mails desconhecidos.
Ações solidárias
Tome cuidado ao participar de ações solidárias transmitidas pelas redes sociais, mesmo que recebidas de pessoas conhecidas. Alguns sites e mensagens para captura de dados pessoais induzem pessoas a compartilharem o phishing para ganharem produtos/serviços gratuitamente.
Golpes do depósito bancário
Nesta situação, o criminoso faz um depósito na conta do idoso e depois entra em contato com a vítima e diz que se trata de um erro por parte do banco e convence a vítima a ficar com parte do valor. A vítima acaba realizando uma movimentação bancária validando o referido golpe. No mês seguinte, a vítima verifica que, com a movimentação bancária feita anteriormente, validou um empréstimo bancário em seu nome.
Fique atento a essas dicas:
- Bancos nunca ligam para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento;
- Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para esclarecer a informação;
- Jamais compartilhe sua senha com ninguém;
- Troque todas as suas senhas periodicamente;
- Não compartilhe senhas e não utilize a mesma senha para mais de um serviço;
- Não salve senhas em cadernos, arquivos, no celular ou navegador;
- Crie senhas complexas, com letras, números e caracteres especiais. Escolha senhas difíceis de serem adivinhadas. Evite palavras óbvias, datas comemorativas e números com sequências simples, como 123456;
- Use sempre a autenticação de dois fatores (ou verificação em duas etapas);
- Configure uma senha para acessar seu smartphone. Não use PIN ou padrão de desenho. Se o seu dispositivo permite biometria ou reconhecimento facial, melhor ainda.