Sumário
Estamos com você em todas as etapas da sua jornada de investidor
Investimentos

A gente sabe que fazer o seu dinheiro render é assunto sério. Entender o mundo dos investimentos e conseguir reconhecer as melhores oportunidades muitas vezes pode ser desafiador, principalmente para os iniciantes, mas até mesmo para os mais experientes.

Por isso, além de disponibilizar as melhores soluções em investimentos, a gente traz para você muito conteúdo sobre o funcionamento de cada produto, dicas para tomar as melhores decisões, como se organizar para começar a investir e muitas outras coisas que vão te ajudar a evoluir cada vez mais na sua jornada de investidor. Olha o que você encontra por aqui:

Renda Fixa

Estabilidade e segurança são características muito valorizadas entre os investidores que optam pela renda fixa.

Com relativo baixo grau de risco e complexidade, é uma ótima opção para quem vai começar a investir ou está montando a reserva de emergência.

Além disso, no atual cenário de alta dos juros, esse tipo de investimento se apresenta como a bola da vez até mesmo para investidores mais experientes, pois a relação entre risco e rentabilidade se torna muito atrativa na maioria dos produtos de renda fixa.

Aliás, o nome “renda fixa” está relacionado à rentabilidade deste tipo de investimento, que é previsível, pois tem uma taxa prefixada ou acompanha um indicador determinado, como a Selic, o IPCA ou o CDI.

Contudo, apesar de se tratar de um tipo de investimento indicado para quem está começando, esta categoria também tem suas peculiaridades. Ela conta com ativos com diferentes prazos e perfis de risco e precisa ser estudada.

Por isso, para investir em renda fixa, é fundamental que você compreenda os principais conceitos desse tipo de investimento, conheça a variedade de títulos disponíveis e suas características.

Alguns produtos de renda fixa:

  • CDB

O Certificado de Depósito Bancário, chamado também de CDB, é um investimento de renda fixa muito conhecido por sua segurança, praticidade e rentabilidade. Até por isso, por vezes, é uma das primeiras opções de quem está começando a investir e uma excelente alternativa para diversificar a carteira.

O CDB é um título emitido por bancos com o objetivo de captar recursos. De forma prática, ao comprar o título, você empresta dinheiro para o banco e recebe juros, que é a rentabilidade do seu investimento. Quero saber mais.

  • LCI e LCA

Quando falamos em LCI e LCA, uma informação salta aos olhos dos investidores: isenção de Imposto de Renda. Mas esses títulos não se resumem a apenas isso. Existem diversas peculiaridades que os diferenciam de outros papéis e que você deve se atentar na hora de investir.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são títulos de renda fixa emitidos por bancos e instituições financeiras. Quem compra esses papéis empresta dinheiro para a instituição financeira emissora e recebe juros por isso.

A diferença entre ambos está no lastro. Como o nome sugere, as Letras de Crédito Imobiliário são lastreadas na carteira de empréstimos ligada ao setor imobiliário. Já as LCAs captam recursos para financiar à cadeia do Agronegócio. Quero saber mais.

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Renda Variável

    Renda variável é uma classe de investimentos na qual não é possível saber exatamente quanto seu dinheiro irá render.  Afinal, o rendimento depende da oscilação do preço de compra e venda dos ativos, que é influenciado por diversos fatores.

    Sendo assim, aplicações de renda variável costumam apresentar maior risco, mas também podem gerar um lucro mais acentuado.

    Alguns ativos de renda variável:

    • Ações

    As ações são papéis que representam pequenas partes do capital de uma empresa. Ao comprar ações na Bolsa de Valores, você se torna sócio da companhia que as emitiu. Isso quer dizer que você terá participação nos resultados dessa organização.

    Também chamadas de papéis, as ações são identificadas por um código de quatro letras, que representam a empresa, e um número que indica o tipo de ação, como PETR4 (Petrobras), GOLL4 (Gol), ABEV3 (Ambev) e ABEV3 (Ambev).

    • ETF

    ETF é a sigla para Exchange Traded Fund. Trata-se de um tipo de fundo que aplica recursos de investidores em carteiras que seguem um índice de referência, como o Ibovespa, o Small – de Small Caps, ou o S&P 500 – índice do mercado americano de ações.

    Populares no exterior, os ETFs, também chamados de fundos de índices, estão ganhando cada vez mais relevância no Brasil.

    Esse tipo de investimento atrai a atenção de investidores que desejam ingressar na renda variável e de quem busca diversificação.

    • Fundos Imobiliários

    Investir em imóveis é algo que já faz parte da cultura do brasileiro. O que muita gente não sabe é que existe uma alternativa bem interessante para lucrar com o mercado imobiliário sem precisar comprar um imóvel.

    Trata-se de um investimento que tem crescido de forma exponencial no país. Ao optar por esse tipo de aplicação, você aproveita as oportunidades do mercado imobiliário sem precisar se envolver nos processos caros e burocráticos para a aquisição de um imóvel.

    Como começar a investir

    Começar a investir é essencial para o seu futuro e é mais fácil do que parece. É possível iniciar aos poucos, de forma segura e com pouco dinheiro.

    Existem opções para todos os perfis e para os mais diversos objetivos. O importante é estar disposto a aprender e dar o primeiro passo. Quero saber mais.

    Principais indicadores

    O sobe e desce dos principais indicadores econômicos como inflação, Selic e PIB tem impacto direto na sua carteira de investimentos. Por isso, acompanhar as notícias do mercado precisa fazer parte da rotina de todo investido.

    Aqui no nosso blog, você encontra as principais análises sobre os reflexos do cenário econômico nos seus investimentos. Fique por dentro!

    Veja mais dicas para você dominar seus investimentos

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


      Obrigado por se inscrever!

        Ei! Espera um minutinho, por favor!

        Inscreva-se no Blog Daycoval para receber as nossas novidades, dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


        Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


        Obrigado por se inscrever!