Fator de risco e de lucro: qual a importância?

Um investidor deve entender alguns conceitos do mercado financeiro para poder ter maior confiança e conhecimento ao avaliar e definir seus investimentos.  Neste artigo, vamos abordar conceitos e funcionamento de dois aspectos importantes para uma boa análise de aplicações, que são: fator de risco e de lucro.

Ao entender esses termos e sua relevância para uma avaliação de investimento, é possível realizá-lo com mais segurança, reduzindo fatores que podem ser determinantes na decisão de um investidor e que, muitas vezes, são desconhecidos – e, por isso, negligenciados.

Fator de risco e de lucro: qual a importância?

Normalmente, um analista de investimentos indica as possibilidades de lucros em determinadas aplicações. Porém, não focam com profundidade os riscos existentes.

Esse aspecto é informado, normalmente, de maneira mais superficial, gerando uma expectativa naquele que efetua uma aplicação que, muitas vezes, é frustrada – e muito mais arriscada que aquele determinado perfil de investidor poderia desejar.

Para isso, é fundamental que se entenda o fator de risco e de lucro para uma operação de investimento.

Essa relação define o risco que se assume em cada operação e como pode impactar os ganhos previstos, sendo fundamental para que sejam definidas as estratégias adequadas por cada investidor.

Fator de lucro

O fator de lucro é um índice que aponta o resultado percentual de operações com lucro em relação a seus riscos, indicando qual o valor recebido para cada real aplicado.

Fator de risco

Caso esse índice seja menor que 1, a aplicação não compensará e aí estará caracterizado o fator de risco inerente a aplicação.

O que é risco e retorno?

Quando se aborda Fator de risco e de lucro, é importante entender mais sobre os riscos e sua influência para os retornos esperados.

Riscos sempre existem; porém, podem ser gerenciados e minimizados quanto aos impactos, reduzindo-os para que possam não ser tão prejudiciais ao investidor, a ponto de gerar perdas a suas aplicações.

Um dos principais mecanismos para minimizar riscos em investimentos é trabalhar com conceitos de diversificação de aplicações, que contemplem a tolerância aos riscos por parte do investidor.

Assim, ocorrerá uma distribuição de riscos entre aplicações mais seguras e mais arriscadas, que compensarão eventuais perdas em determinadas opções de aplicações. E, dessa forma, minimizarão ou até eliminarão a perda em resultados auferidos ao final dos investimentos.

O que é risco de um ativo?

Risco é a probabilidade de que os valores investidos possuam retornos menores que aqueles esperados (inclusive negativos), baseados em dados históricos do tipo de investimento em que se optou.

Fator de risco e de lucro são complementares e se inter-relacionam para atingir retornos melhores ou piores que o estimado. E isso dependerá de avaliações e definições de aplicações que se possam fazer.

Quantificar riscos é mais complexo que os retornos de investimento, pois normalmente estão relacionados a fatores externos, inclusive de politicas governamentais, que podem afetar os investimentos.

Qual é a relação entre risco e retorno?

Ao se abordar fator de risco e de lucro, é importante considerar que sempre se busca o melhor resultado para as aplicações realizadas.

Nesse ponto é que entra a relação entre risco e retorno, pois há uma condição presente nesta relação que estabelece que, para maiores retornos, o risco sempre é maior.

Nesse caso, um investidor que arrisque menos obterá retornos menores que aqueles mais arrojados. Porém, os últimos se expõem a maiores riscos.

Essa é uma relação que estabelece que o risco sempre está associado ao grau de incerteza, quanto ao retorno esperado no futuro. Então, quanto maior esse grau, maior será a possibilidade de retorno, ocorrendo o inverso para os casos de menores riscos.

Porém, como é uma possibilidade, pode não se concretizar e o investimento trazer prejuízos a quem aplica considerando maiores riscos.

O que é uma carteira de ativos?

Uma carteira de ativos é onde estão alocados todos os investimentos de uma pessoa. Contempla seus recursos por diversas opções que levam em consideração uma avaliação detalhada de fator de risco e de lucro em cada uma das alternativas adotadas de alocação dos recursos.

Seu objetivo é diluir riscos e aumentar retornos nesse conjunto de aplicações realizado pelo investidor.

Quais são os produtos de investimentos mais seguros?

Quando se avalia fator de risco e de lucro, é importante definir o perfil de investidor e estabelecer o quanto está disposto a correr riscos com seus investimentos.

Entretanto, existem aplicações que garantem os valores principais investidos, assim como um retorno previamente definido independente do que ocorrer com a economia ou fatores externos.

É o caso de aplicações em LCI / LCA, CDB, letra de câmbio (LC), letra financeira (LF) e fundos DI e de renda Fixa.

Considerações finais sobre fator de risco e de lucro

Fator de risco e de lucro são bastante importantes e devem ser bem avaliados por investidores.

Manter uma carteira diversificada de investimentos e com baixa exposição ao risco é uma excelente opção para pessoas que desejam correr menos riscos com suas aplicações.

O Banco Daycoval está preparado para ser seu parceiro na busca da melhor alternativa de investimento dentro de seu perfil.  Acesse nossa página e confira as opções disponíveis.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


      Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


      Obrigado por se inscrever!

        Ei! Espera um minutinho, por favor!

        Inscreva-se no Blog Daycoval para receber as nossas novidades, dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.


        Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


        Obrigado por se inscrever!