Melhores investimentos para iniciantes: 4 opções mais indicadas

Investir é uma ótima forma de fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Porém,  pode parecer uma tarefa difícil descobrir quais são os melhores investimentos para iniciantes. Se você está com essa dúvida, este artigo é para você!

Nem tudo é tão complicado quanto parece quando o assunto é entrar no mundo dos investimentos. Com algumas dicas e sugestões de produtos, você vai se sair muito bem.

Neste artigo, vamos falar sobre quais são as opções mais indicadas de investimentos para iniciantes, além de dar diversos direcionamentos sobre como se organizar para começar a investir. Boa leitura!  

Como se organizar para começar a investir?

 

Antes de pensar em escolher qualquer investimento, existe uma série de ações que devem ser colocadas em prática em primeiro lugar. Veja a seguir:

Organize o seu orçamento 

 

O primeiro passo é realizar um bom planejamento financeiro. Organize seu orçamento anotando todas as receitas e despesas. Só assim você poderá saber quanto dinheiro você tem disponível para investir e traçar um plano real de investimento.

Essa é uma ótima oportunidade para avaliar seus gastos superficiais e com inutilidades.

Dica: mais importante do que o valor da sua renda é o valor dos seus gastos!

Faça uma reserva de emergência

 

Muita gente confunde reserva de emergência com carteira de investimentos e vale esclarecer que não se trata da mesma coisa.

A reserva financeira, como o próprio nome diz, é aquela quantia que você precisa ter guardada para usar em casos emergenciais. Por isso, o valor precisa estar aplicado em algum tipo de investimento que você possa utilizar a qualquer momento.

O ideal é que você tenha guardado pelo menos a soma de seis meses das suas despesas médias antes de se preocupar em montar uma carteira visando rentabilidade.

Crie metas e defina seus projetos 

 

É muito importante ter clareza sobre o que você deseja fazer com o dinheiro investido, qual quantia pretende alcançar e em quanto tempo.

Além de ajudar na motivação, a definição desses pontos é fundamental para que você escolha os investimentos ideais e tenha uma meta eficiente para alcançar seus objetivos e realizar seus projetos.

Pense no seu planejamento futuro 

Você não precisa começar com vários produtos ou cumprindo todos os passos. O importante é começar. E quanto antes melhor.

Deixe no radar a contratação de um plano de previdência privada na composição da sua carteira.

Se quiser saber mais sobre o tema, nosso blog tem artigos que vão te ajudar bastante.

Conheça o seu perfil de investidor 

  No momento em que você abre a sua conta de investimentos, você responderá um formulário com perguntas sobre suas finanças, seus objetivos e seu conhecimento do mercado financeiro. Com base nas respostas, você descobrirá o seu perfil de investidor, que pode ser conservador, moderado e arrojado, de acordo com a sua tolerância ao risco. Recapitulando o que vimos, quando falamos de investimentos, é importante pensar sempre em uma carteira com 3 fatias diferentes: reserva de emergência, projetos e planejamento futuro.  

Melhores investimentos para iniciantes 

 

Apesar de existirem opções mais indicadas para iniciantes, especialmente por apresentarem baixo risco e pouca complexidade, lembre-se que ao montar sua carteira, você deve sempre respeitar o seu perfil de investidor, considerar os seus objetivos e pensar na diversificação. Vamos as dicas de investimentos:

CDB 

 

CDB é um investimento de renda fixa emitido por bancos. Na prática, ao investir em um CDB, você empresta dinheiro para o banco e recebe juros por isso.

A segurança é uma das principais vantagens desse tipo de investimento, já que ele conta com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos, o FGC. Esta entidade protege até o limite de R$ 250 mil por CPF investidos em CDB em cada instituição financeira.

LCI e LCA 

 

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)  também são títulos de renda fixa emitidos por bancos e instituições financeiras. A dinâmica do produto é muito parecida com a do CDB: quem compra esses papéis empresta dinheiro para a instituição financeira emissora e recebe juros por isso. A diferença está no lastro. Como o nome sugere, as Letras de Crédito Imobiliário são lastreadas na carteira de empréstimos ligada ao setor imobiliário. Já as LCAs captam recursos para financiar à cadeia do Agronegócio. Ambas contam com garantia do FGC.

É importante dizer que diferentemente do CDB que pode ter liquidez diária, a LCI e LCA sempre é contratada por um prazo determinado.

Tesouro Direto 


Tesouro Direto também é um título de renda fixa. Entretanto, ele é um título público, ou seja, seu emissor é o próprio Governo Federal.

A mecânica é a mesma: você empresta o seu dinheiro para o Governo e recebe juros em troca.

Garantidos pelo Tesouro Nacional, esses papéis oferecem baixo risco ao investidor e é possível começar a investir com apenas R$ 30,00.

Fundos de investimento de renda fixa

Fundos de investimentos funcionam como um grande grupo de cotistas que investem em diversos ativos ao mesmo tempo.

Os fundos de renda fixa são administrados por uma instituição financeira e têm um gestor que é responsável pela estratégia de investimentos do fundo.

Isso é uma grande vantagem. Afinal, ao aplicar em um fundo, você conta com ajuda profissional para a gestão desses recursos e com um único produto já consegue investir de forma diversificada.

Essa diversificação ajuda a reduzir os riscos, pois a desvalorização de uma aplicação é compensada por outra que esteja valorizando. Por isso, pode ser uma boa opção para você que está começando!

Conclusão 

Com as opções de investimentos para iniciantes que citamos acima, você pode começar a investir com segurança e praticidade.  

Lembre-se que a educação financeira será sua grande aliada na sua jornada de investidor que está apenas começando. Por isso, fique sempre ligado aqui no nosso blog que tem muita informação para você investir cada vez melhor.

Agora, chega de teoria e vamos para a prática! Abra a sua conta e comece a investir com o Daycoval Investe.

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!