Categorias

Por que ter uma conta conjunta de investimentos? Será que vale a pena?

O planejamento financeiro familiar é essencial para qualquer casal que queira investir com sucesso. Uma análise detalhada de todos os gastos, receitas, empréstimos e prestações em curto, médio e longo prazo deve ser feita para entender para onde vai o dinheiro da família e fazer um planejamento a longo prazo.

Essa é a parte fácil. Tomar decisões de investimentos, no entanto, pode ser um pouco mais complicado, especialmente se os dois tiverem perfis de investimento diferentes. Mas vamos a algumas dicas a seguir.

Como investir em conjunto e obter o melhor dos dois perfis

Para casais que querem aproveitar ao máximo a conta conjunta de investimentos, investir juntos pode ser uma estratégia inteligente.

Mas se ambos os parceiros não concordarem com os mesmos objetivos e métodos de investimento, agrupar seu dinheiro pode ser uma receita para um desastre financeiro e de relacionamento. Por isso, é essencial seguir alguns passos:

1. Estejam na mesma página

Você e seu parceiro(a) têm uma ideia clara de onde querem ir e o que gostariam de realizar nos próximos cinco a dez anos? Entrar na mesma página é entender os objetivos comuns, como comprar uma casa, um apartamento na praia ou ficar livre de dívidas.

Esta é a parte divertida do planejamento financeiro — sonhando com o futuro e criando estratégias práticas para fazer tudo acontecer.

2. Quebre suas emoções e organize suas contas

Não há espaço para apontar com os dedos ou ficar revirando o passado quando se trata de gerenciamento de dinheiro. Analisem suas mochilas financeiras para formar uma lista combinada de seus ativos e passivos, checar o total de todos eles e determinar seu patrimônio líquido em conjunto.

O patrimônio líquido é no que vocês dois precisam focar para garantir que seus sonhos (os do primeiro passo) se tornem realidade. A transparência financeira é fundamental nesta etapa – mesmo que seja dolorosa – para criar confiança.

3. Limite de gastos excessivos

O overspending é um termo em inglês para especificar quando alguém gasta demais em determinada área do planejamento. Ele leva a dívidas e é frequentemente a raiz de discussões acaloradas entre casais — especialmente quando um dos parceiros é o principal culpado.

Muitas vezes, um dos dois é culpado por ser o \”gastador\”, enquanto o outro tem um perfil mais controlado com gastos.

Esses dois podem, de fato, viver em harmonia, mas somente se tiverem um plano para gastar dentro de suas possibilidades. Isso envolve usar e manter um orçamento e incluir todos os gastos dentro dele.

4. Se livre das dívidas

A dívida é uma bola de ferro com uma corrente ao redor dos tornozelos de um casal. É estressante e não permite flexibilidade para perseguir o que é mais importante: seus sonhos para o futuro.

Forme um plano para se livrar de qualquer dívida primeiro (por exemplo, saldos de cartão de crédito e empréstimos de carro, financiamentos etc.).

Frequentemente, novos casais se perguntam se as dívidas anteriores de um dos parceiros (incorridas antes do casamento) devem ser de total responsabilidade do parceiro ou se ambos devem ser responsáveis ​​por pagá-la. É completamente com o casal.

Se você quiser sair da dívida mais rápido, para poder acumular economias e atingir suas metas mais cedo, ambos os parceiros devem contribuir.

5. Invistam como profissionais

Você provavelmente já ouviu falar que deve investir 10% do seu rendimento bruto (antes dos impostos). Acontece que os casais de sucesso investem de 15% a 20%. É o que permite que eles se aposentem cedo (ou no tempo que quiserem) e garantam que estejam preparados para uma aposentadoria prolongada.

A melhor estratégia para investir é diversificar o seu portfólio, escolher investimentos de alta qualidade e que ofereçam uma rentabilidade diferenciada no médio e longo prazo, outro ponto importante é obter bons conselhos com antecedência e frequência sobre novos produtos.

6. Planeje, planeje e planeje

O velho ditado ainda é válido \”se você não planejar, você planeja falhar\”. Puxe seus sonhos e estratégias financeiras juntos em um plano financeiro abrangente.

Claro, a vida mudará e você precisará atualizá-lo, ajustes fazem parte de qualquer ação. Mas, o seu plano de investimentos será uma bússola que orienta suas finanças para que seus sonhos realmente aconteçam. Então mãos à obra e construa o seu plano!

Para alcançar todo o seu potencial financeiro como casal, vocês precisam se concentrar no equilíbrio entre os seus objetivos financeiros, pessoais e profissionais, pois juntos eles farão você e seu parceiro(a) felizes e ricos, uma vida juntos com a tão sonhada independência financeira.

Sobre a conta conjunta de investimentos

Abrir uma conta conjunta de investimentos é possível por meio de uma plataforma on-line de investimentos, como o Daycoval Investe. Basta baixar o aplicativo, enviar os documentos solicitados e começar a investir. O processo é todo on-line e sem tarifa!

Caso precisem de apoio nessa hora, contar com uma instituição experiente, como o Banco Daycoval, é um diferencial para suportar o processo e garantir que vocês tomem as melhores decisões.

Entre em contato conosco e conheça o Daycoval agora mesmo!

Recomendar Conteúdo:
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Quem leu essa matéria também gostou

Matérias mais lidas

Gostaria de receber novidades?

    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    WhatsApp
    LinkedIn
    Twitter
    Facebook

      Ei, tá curtindo o nosso Blog?

      Inscreva-se para receber as nossas novidades dicas financeiras exclusivas e conteúdo especial na sua caixa de entrada.




      Obrigado por se inscrever!